A landing page é um recurso muito indicado para turbinar o inbound marketing de uma empresa. A Cryah agência digital sp explica o que é uma landing page e para que ela serve.
Para entrar em contato com alguém é necessário ter acesso a alguma forma de localizá-la. Se é preciso enviar uma encomenda, é necessário ter o endereço do destinatário. Se a mensagem deve ser entregue por email, deve-se ter o endereço eletrônico do receptor; para uma mensagem no WhatsApp, a necessidade é de um número telefônico. Mas, antes de ter acesso a tais contatos é necessário obtê-los de forma legal e é para suprir esta necessidade que usa-se a landing page (ou lp) nas estratégias gerenciadas por agências digitais.
O que é uma landing page?
Uma landing page é uma página especial montada para capturar informações de potenciais clientes ou interessados em uma marca. A landing page é produzida como um local de “troca” com o quem está acessando a página, pois, geralmente, quem acessou uma landing page foi levado até aquele link através de uma oferta, que também é conhecida como isca digital.
Este tipo de estratégia é muito utilizada na divulgação de materiais digitais privados que são distribuídos por empresas mediante algumas informações, como eBooks, relatórios, planilhas, eventos on-line (como webinars).
Para que serve uma landing page?
A landing page serve para que usuários que chegam até a landing page passem a fazer parte da base de leads de uma empresa. Uma vez que o visitante chega até a página de captura (ou landing page) e fornece seus dados, ele passa a ser um lead para a empresa, se tornando um potencial cliente daquela marca.
Algumas das informações fornecidas pelo usuário dentro da landing page produzida pela agência digital, como nome, cidade e endereço de email, serão usadas posteriormente em campanhas digitais, como as feitas para o inbound marketing. É com base nesses dados que estratégias de inbound marketing como campanhas emails marketing personalizados são criadas.
Como uma agência digital faz uma landing page?
A Cryah, agência digital em São Paulo, sempre faz landing pages que estão atrelados a entrega de algum conteúdo para o visitante. Ou seja, o primeiro passo para fazer uma landing page é preparar o que o seu visitante vai receber quando fornecer os dados na página de captura.
Para criar esta página de captura podem ser usados softwares de automação como a RD Station e LeadLovers, que são bastante conhecidos pelos profissionais de marketing como os da Cryah agência digital sp. Dentro da landing page, é necessário se atentar a dois elementos principais na estrutura da LP:
- Criar uma oferta atraente
Dentro da página de captura é importante deixar claro para o visitante quais serão os benefícios da isca digital que ele receberá ao preencher o formulário. No caso de um eBook, que é uma das iscas digitais mais usadas por agências de marketing, é recomendável destacar o que o visitante vai aprender com o conteúdo e os tópicos abordados, para que ele sinta que será uma boa escolha enviar seus dados em troca do material.
- Colocar um formulário de cadastro
O formulário deve conter basicamente os campos de nome e email. Caso o material que está sendo divulgado seja mais rico ou uma oferta muito poderosa, como o acesso a clube de benefícios exclusivos, por exemplo, mais campos podem ser adicionados ao formulário dependendo do interesse da empresa, como: idade, gênero, telefone e endereço.
Fique atento! A extensão do cadastro deve ser compatível com a qualidade do material entregue ao visitante. Caso a isca seja muito simples e o formulário muito extenso, o potencial lead pode desistir de preencher os dados.
Agora que ficou claro o poder de uma landing page, aproveite entender como os dados dos leads podem ser utilizados da forma correta, em conformidade com a Lei Geral De Proteção de Dados Pessoais, no artigo “Inbound Marketing e LGPD: o que parece pesadelo, pode ser oportunidade”.