Marketing e Metaverso: o que você precisa saber

Os últimos anos foram transformadores para a sociedade em geral, e para o marketing não poderia ser diferente. O setor enfrentou diversas mudanças com a chegada e difusão da internet, com o crescimento de novas redes sociais e atualmente as dificuldades enfrentadas com o surgimento da pandemia, além de outros acontecimentos.

Dentre os muitos avanços vividos na área, um se destaca por deixar todos perplexos e cheios de dúvida: o metaverso. Empresas e profissionais seguem tentando entender sua existência e como se utilizar dele para seguir o ritmo do mercado, não se deixando ficar para trás. 

Neste artigo, a Cryah vai mergulhar de cabeça no que é o metaverso e como o marketing digital pode usá-lo. 

Metaverso: O que é?

O metaverso, que foi primeiro imaginado por Matthew Ball, para ganhar força com Mark Zuckerberg, pode ser definido como “uma rede expansiva de simulações e mundos 3D renderizados em tempo real e persistentes”.

Para simplificar, o metaverso seria uma versão da internet onde existem ambientes virtuais no formato 3D, por meio de computação pessoal. Um exemplo disso seria o jogo Second Life, de realidade virtual. Outros jogos como Roblox e Fortnite representam bem a ideia do que é o metaverso: neles, cada pessoa possui um corpo virtual onde consegue ter interações com outras pessoas, de forma totalmente online.

Consequências para o marketing

Assim como os outros setores, o marketing com certeza terá a sua existência mudada e abalada com a chegada do metaverso. É preciso entender, então, de que formas isso ocorrerá: 

Realidade virtual

A realidade virtual não é uma completa novidade. Já existindo de forma ou outra há algum tempo, nos últimos anos ela vem se aprimorando e deve seguir crescendo nos anos que virão.

Dentro dela, é possível atrair mais clientes, alguns que você não poderia alcançar em uma loja ou empresa presencial, já que essas possuem suas limitações por conta do espaço. E uma população que merece destaque nesse ambiente é a geração Z e Alpha. Crescendo com a internet, essas gerações estão atingindo sua maioridade nos próximos anos e devem investir em compras dentro da realidade virtual, onde se sentem mais a vontade.

Realidade aumentada

Diferente da realidade virtual, que cria um novo ambiente para você, a realidade aumentada é aquela que te permite visitar um lugar físico com algo adicionado a ele. Para ficar mais claro, é só lembrar do jogo Pokemon Go. Nele, personagens virtuais são colocados em espaços que já existem.

Dentro do marketing, tal ferramenta só trás benefícios. Agora, seus clientes podem conhecer seus produtos e visitar sua loja sem sair de casa. A facilidade aumentará o número de compras, já  que não será mais necessário se deslocar até uma loja presencial para visualizar um produto.

Dentro dos estabelecimentos físicos, porém, também haverá melhorias. Você poderá adicionar informações detalhadas de produtos e formas de uso que o cliente poderá ter acesso por essa realidade virtual, garantindo maiores argumentos de venda.

Branding no Metaverso

Uma vez que o metaverso se expande, é também expandido as áreas de atuação do branding e da publicidade. Agora, existirá a possibilidade de enviar mensagens virtuais e outdoors em espaços online.

Além disso, com os avatares virtuais existindo, se abre um novo mercado: a venda de produtos, como vestuário virtual e arte digital, para essas pessoas. Uma nova população de possíveis clientes surge, e o marketing terá mais espaço para atuar.

Pop-ups virtuais

Lojas Pop-ups na vida real trazem benefícios, mas tem seus custos. A busca da localização, além de todo o dinheiro e tempo gasto em locomoção, podem acabar atrapalhando. Mas, quando são colocados em um espaço virtual, as vantagens são grandes.

Partindo dos mesmos princípios de um Pop-up presencial, o que ocorre na realidade virtual também é uma oportunidade de divulgar seus produtos e serviços, alcançando uma maior população interessada na compra. Outro beneficio é que, se no espaço presencial existe uma limitação de espaço, essa dificuldade não é enfrentada no ambiente não-físico.

Treinamento ou aulas virtuais

Aulas e treinamentos virtuais não são mais uma novidade. Já é muito comum, no ambiente corporativo, transmissões ao vivo e vídeos pré-gravados que servem para passar todo tipo de conteúdo. Com a chegada do metaverso, isso não deve acabar, mas sim se expandir.

Um curso de treinamento pode permitir que o seu cliente veja exatamente como você executa uma ação ou utiliza um produto. Tal ferramenta pode beneficiar principalmente o marketing de conteúdo

Realização de eventos 

Com o mundo enfrentando uma grande pandemia de Covid, surgiu a necessidade de transportar encontros presenciais para o ambiente virtual. Dentro do metaverso, esses encontros podem ocorrer a qualquer momento, e todos se sentem mais próximos.

Todos os tipos de eventos podem ser realizados nesse ambiente, ainda mais agora que estes vêm se tornando cada vez mais populares. As gerações Z e Alpha, principalmente, têm participado cada dia mais das solenidades ocorridas virtualmente. Para o marketing, é um grande novo universo que pode ser utilizado como espaço para a realização de eventos.

O metaverso, até existir exatamente como foi imaginado por nomes como Matthew Ball e Mark Zuckerberg, vai percorrer um longo caminho. Não se sabe exatamente em qual velocidade ele deve evoluir, então é necessário que desde já a área do marketing, suas empresas e lojas, se preparem. 

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