Marketing de Conteúdo, vou te contar tudo.

Que o Marketing Digital deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento indispensável na maioria das empresas, você tem conhecimento ? Quem quer continuar crescendo, precisa ter visibilidade online. Você precisa adotar as melhores estratégias para ter novos clientes, como o Marketing de Conteúdo, que é usado e recomendado pelos maiores especialistas do mundo.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.

Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma boa visão positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.

O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.

O Marketing de Conteúdo pode ser dividido em 5 etapas de estratégia, que são: 

  • Planejamento
  • Elaboração da Persona
  • Criação de Conteúdo 
  • Distribuição 
  • Mensuração de Resultados 

Inbound Marketing:

É um conjunto de técnicas que abrange a criação e a participação de materiais específicos para um determinado público que será surpreendido de acordo com o que busca na Internet.

  • Etapas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing passa por quatro etapas: atração, conversão, venda e encantamento.

Atrair: é conseguir o tráfego qualificado para os seus canais digitais. 

Converter: o objetivo de conseguir um grande número de clientes e transformá-los em oportunidades reais de venda.

Vender: avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda;

Encantar: a relação com o cliente não termina depois da compra. Longe disso, depois da compra começa uma nova jornada, encantá-lo a fim de que se torne um comprador fiel da marca e atraia mais clientes para o negócio. 

  • Funil de Vendas

O funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda.

Topo  —  Aprendizado e descoberta: conhecido como a etapa da consciência, pois até aqui a pessoa era indiferente à sua própria necessidade ou problema.

Meio  —  Consideração e intenção: O marco que define a passagem da primeira etapa para a segunda é o reconhecimento do problema (etapa, que geralmente lida com as leads).

Fundo  —  Avaliação e decisão: leads que passaram por todo o processo de educação e que o Marketing classificou como prontas para receberem o contato de um vendedor. 

Benefícios do Marketing de Conteúdo:

Para você ter uma ideia da importância do Marketing de Conteúdo, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia.

Iremos listar alguns benefícios aqui:

  • Aumento de tráfego no seu site;
  • Aumenta o engajamento com a marca;
  • Gera vendas;
  • Impulsiona a geração de leads;
  • Reduz custo de aquisição de clientes;

Planejamento da estratégia de conteúdo:

Marketing de Conteúdo vai muito além de escrever. Na verdade, essa é a menor parte. Antes é necessário definir objetivos, estratégias a utilizar e quais métricas avaliar.

O planejamento é tudo aquilo que vem antes de começar a criar conteúdo de fato: a escolha de temas, de linguagem, de palavras-chave.

O mal planejamento é um tiro no escuro, você pode acertar ou não, por isso se planejar bem te trará bons resultados.

Execução e mensuração da estratégia:

Com o planejamento em mãos, é hora de realmente pôr a mão na massa! Entenda o que é necessário para colocar sua estratégia em prática.

Vai aí uma lista de como você executar bem sua estratégia:

  • Produção de conteúdos
  • Escolha certa da palavras – chaves
  • Tamanho e formato do conteúdo
  • Escaneabilidade
  • Revisão 

Divulgação de Conteúdo:

Uma promoção de conteúdo eficiente influencia diretamente nos resultados da sua estratégia. Portanto, não a deixe em segundo plano e nem poupe esforços em torná-la cada vez melhor!

Esses são alguns lugares que você pode fazer a divulgação.

Ficou curioso para saber mais? Venha para a Cryah melhores estratégias para o impulsionamento da sua empresa.