Que o Marketing Digital deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento indispensável na maioria das empresas, você tem conhecimento ? Quem quer continuar crescendo, precisa ter visibilidade online. Você precisa adotar as melhores estratégias para ter novos clientes, como o Marketing de Conteúdo, que é usado e recomendado pelos maiores especialistas do mundo.
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.
Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma boa visão positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.
O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.
O Marketing de Conteúdo pode ser dividido em 5 etapas de estratégia, que são:
- Planejamento
- Elaboração da Persona
- Criação de Conteúdo
- Distribuição
- Mensuração de Resultados
Inbound Marketing:
É um conjunto de técnicas que abrange a criação e a participação de materiais específicos para um determinado público que será surpreendido de acordo com o que busca na Internet.
- Etapas do Inbound Marketing
O Inbound Marketing passa por quatro etapas: atração, conversão, venda e encantamento.
Atrair: é conseguir o tráfego qualificado para os seus canais digitais.
Converter: o objetivo de conseguir um grande número de clientes e transformá-los em oportunidades reais de venda.
Vender: avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda;
Encantar: a relação com o cliente não termina depois da compra. Longe disso, depois da compra começa uma nova jornada, encantá-lo a fim de que se torne um comprador fiel da marca e atraia mais clientes para o negócio.
- Funil de Vendas
O funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda.
Topo — Aprendizado e descoberta: conhecido como a etapa da consciência, pois até aqui a pessoa era indiferente à sua própria necessidade ou problema.
Meio — Consideração e intenção: O marco que define a passagem da primeira etapa para a segunda é o reconhecimento do problema (etapa, que geralmente lida com as leads).
Fundo — Avaliação e decisão: leads que passaram por todo o processo de educação e que o Marketing classificou como prontas para receberem o contato de um vendedor.
Benefícios do Marketing de Conteúdo:
Para você ter uma ideia da importância do Marketing de Conteúdo, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia.
Iremos listar alguns benefícios aqui:
- Aumento de tráfego no seu site;
- Aumenta o engajamento com a marca;
- Gera vendas;
- Impulsiona a geração de leads;
- Reduz custo de aquisição de clientes;
Planejamento da estratégia de conteúdo:
Marketing de Conteúdo vai muito além de escrever. Na verdade, essa é a menor parte. Antes é necessário definir objetivos, estratégias a utilizar e quais métricas avaliar.
O planejamento é tudo aquilo que vem antes de começar a criar conteúdo de fato: a escolha de temas, de linguagem, de palavras-chave.
O mal planejamento é um tiro no escuro, você pode acertar ou não, por isso se planejar bem te trará bons resultados.
Execução e mensuração da estratégia:
Com o planejamento em mãos, é hora de realmente pôr a mão na massa! Entenda o que é necessário para colocar sua estratégia em prática.
Vai aí uma lista de como você executar bem sua estratégia:
- Produção de conteúdos
- Escolha certa da palavras – chaves
- Tamanho e formato do conteúdo
- Escaneabilidade
- Revisão
Divulgação de Conteúdo:
Uma promoção de conteúdo eficiente influencia diretamente nos resultados da sua estratégia. Portanto, não a deixe em segundo plano e nem poupe esforços em torná-la cada vez melhor!
Esses são alguns lugares que você pode fazer a divulgação.
Ficou curioso para saber mais? Venha para a Cryah melhores estratégias para o impulsionamento da sua empresa.