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Empresa do ramo de cosméticos aumenta faturamento em 150% no ecommerce com virada estratégica de marketing

Usando 67% do orçamento disponível para mídia, a marca de maquiagens Catharine Hill ultrapassou em 8% a meta de vendas por meio de plano de marketing digital desenvolvido pela Cryah agência digital.

A empresa brasileira Catharine Hill, referência no ramo de maquiagens e cosméticos, começou 2021 fazendo uma reestruturação radical no plano de marketing digital. Em parceria com a Cryah agência digital, a mudança de posicionamento da marca online resultou em um aumento de 150% nas vendas do e-commerce em março de 2021 com relação ao mesmo período do ano passado.

Conhecida pela excelência das maquiagens voltadas para profissionais, a Catharine Hill busca expandir as vendas para novos públicos. A empreitada teve início em 2019 dentro da equipe de marketing da empresa, e vem ganhando cada vez mais força junto com novos parceiros. Tendo em vista a necessidade de reposicionar a marca para ganhar escala, a companhia enxergou a possibilidade de fazer a virada utilizando as redes sociais como ponto de partida das ações. Para acelerar o processo, a empresa optou por contar com especialistas da Cryah, agência de marketing digital em São Paulo, para fazer um plano de mídia personalizado.

Desafios e soluções propostas pelo marketing digital

Para atingir uma nova parcela do público de maquiagens e cosméticos, a marca já havia estabelecido parcerias com influencers digitais do ramo, que impulsionaram o sucesso dos lançamentos do mês de março entre profissionais e consumidores do público em geral.

Os lançamentos, por sua vez, foram divulgados de forma planejada pela agência de marketing digital sp em conjunto com o time de comunicação da CH, a fim de sincronizar as estreias em diversos canais de comunicação da marca, elevando o interesse do público. Postagens nas redes sociais, conteúdo produzido por influencers, email marketing e artigos no blog da Catharine Hill foram orquestrados para serem complementares entre si e chegarem ao público de forma programada, de acordo com o avanço de cada campanha.

Além disso, a empresa de maquiagem valeu-se de tendências para promover suas próprias soluções e engajar o público. Durante a exibição do programa Big Brother Brasil de 29 de março, a participante Juliette chorou e explicou o motivo de não secar as próprias lágrimas: “Meu filho, eu não seco porque eu sou maquiadora. Se eu secar, borra”, justificou a paraibana a Gilberto. Logo no dia seguinte à exibição do programa, a equipe da Catharine Hill identificou a oportunidade de abordagem e compartilhou a ideia com a Cryah agência digital sp. Transformando a cena do BBB em um stories descontraído, o episódio foi usado para destacar o último lançamento da CH, o Angel Magic Blindagem, um produto que torna qualquer maquiagem à prova d’água – o que teria sido muito útil para Juliette na ocasião. 

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A abordagem casual, relacionada à atitude de Juliette no BBB, gerou aproximação com o público, promoveu a divulgação do produto Angel Magic e refletiu diretamente no alcance do conteúdo da marca.

Outro assunto tendência, identificado pela agência digital sp, e trabalhado com suporte da equipe CH foi o “Cruelty Free” (Livre de Crueldade em tradução literal). A partir do lançamento do curta-metragem “Salve o Ralph”, cujo tema é o uso de animais em testes de cosméticos, a questão entrou em evidência. Posicionando-se a favor do fim dos testes em animais em suas redes, a Catharine Hill destacou que seus produtos possuem selo Cruelty Free e aproveitou a oportunidade para explicar como funcionam os testes dos produtos da marca. O público, sensibilizado com a questão, respondeu à altura, elevando o engajamento com a marca de forma orgânica e reconhecendo a Catharine Hill como uma empresa responsável.

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