Estimativas apontam que o número de lojas de comércio online esteja em algum lugar entre 12 a 24 milhões. Dentre elas, vende-se de tudo – os produtos variam de roupas e alimentos, até prestações de serviço, aulas e muito mais. No meio de tanta variedade a concorrência cresce, e se destacar parece uma atividade impossível.
A maior parte dos proprietários de algum comércio eletrônico tem dúvidas de como cuidar de seus negócios de forma efetiva e garantir seu sucesso. Isso acontece porque eles tentam vender usando estratégias designadas para a venda dentro de lojas físicas, presenciais. Tal método, porém, não funciona. Vender online tem suas características próprias e, por conta disso, necessita de táticas diferentes.
O que é o marketing de e-commerce?
Primeiro, é preciso entender o que é o marketing de e-commerce. Esse ramo do marketing trabalha estratégias que tem como objetivo final o reconhecimento de uma marca e conversões para essa empresa, que pode vender produtos ou oferecer serviços pela internet.
Dentre os vários objetivos que o marketing digital pode ter, estão: o aumento na quantidade de vendas e a propagação da marca. Existem diversas ferramentas utilizadas pelos trabalhadores da área para conquistar essas metas. Eles usam do SEO, anúncios pagos, redes sociais, etc.
O marketing digital é dividido entre algumas partes, como pesquisa paga, SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais e outros. Nesse artigo, vamos se aprofundar em alguns deles e te mostrar como usar no seu comércio digital:
Pesquisa paga
O marketing de pesquisa paga é conhecido pelos seus anúncios pagos para gerar conversão para a sua loja. Ele se baseia em mecanismos oferecidos por plataformas como o Google para levar o nome de sua marca ao público e dessa forma aumentar suas vendas.
O passo a passo de como funciona é simples: você primeiro deve escolher que plataforma vai usar. Podemos ter como exemplo o Google Ads. Você se inscreve na ferramenta, cria sua conta e parte para a criação da campanha..
Vale ressaltar que os anúncios de pesquisa pagos são, de fato, eficientes. Eles aumentam o reconhecimento da sua marca e seu número de vendas. No início pode parecer difícil, mas são um bom investimento a longo prazo.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma outra esfera do marketing digital. Nele, acontece a criação, publicação e difusão de conteúdos que são feitos para o público alvo da sua loja. Ele aumenta as vendas, já que proporciona uma maior ligação do cliente com a marca.
Existem algumas formas de se produzir marketing de conteúdo. Uma empresa pode, por exemplo, desenvolver um eBook, ou fornecer aulas sobre determinado tema. Esses conteúdos podem vir em formato de textos, como artigos, ou vídeos, que podem ser educativos, além de outros métodos.
A abordagem desse método é mais indireta. Ao invés de vender seu produto escancarando os motivos pelo qual ele deve ser consumido, no marketing de conteúdo as empresas querem mostrar o seu valor ao público, sua autoridade e conhecimento. Você trabalha focado nos tópicos pelo qual seu público tem preocupação e, oferecendo ajuda, você ganha sua confiança e reconhecimento.
Por exemplo: uma empresa que oferece serviços estéticos pode criar um conteúdo explicando o porquê de se cuidar, cuidar da pele e de sua beleza é importante para se manter saudável e com autoestima elevada. Dessa forma, ela mostra para o seu público as razões pelo qual ele deveria usufruir do serviço que eles oferecem.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é perfeito na estratégia de vendas online. Quando usado corretamente, seguindo as regras necessárias para não cair na caixa de spam, você pode atingir um grande número de clientes em potencial. Os e-mails conseguem aumentar o número de vendas e o reconhecimento da marca, e criando uma conexão com o seu público. Uma das estratégias mais versáteis e eficazes, usar o e-mail marketing é uma escolha certeira na hora de tentar vender online.
Para que os seus e-mails tragam um bom resultado, é importante saber como criá-los e para quem enviar.
O primeiro passo deve ser pensar na sua segmentação. Determinar quem deve receber o e-mail ajuda muito a aumentar as taxas de abertura e resultados da comunicação. Além disso, e-mails lembrando o que o cliente deixou no carrinho ajudam muito, uma vez que você reforça o interesse que ele já tinha em seu produto.
Não se pode esquecer de criar e-mails que sejam bem legíveis para todas as telas. Escrever e-mails direcionados apenas para computadores é perigoso, pois hoje sabe-se que a maioria das pessoas checam seus e-mails através de seus telefones. E uma dica que pode salvar a comunicação com seus clientes é, quando puder, enviar descontos e promoções dentro de suas mensagens. Eles fazem com que os clientes se mantenham interessados e continuem abrindo tudo que você os enviar.
Redes Sociais
Hoje, mais do que nunca, as redes sociais são o maior ponto de encontro do mundo inteiro. Segundo estudos, um usuário médio passa mais de duas horas por dia conectado nas redes sociais. Ao vender seus produtos na internet, é preciso saber usar esses dados ao seu favor.
Para usar as redes sociais é preciso entender as duas vertentes pela qual você pode seguir nessas plataformas: as postagens orgânicas e os anúncios pagos. A primeira opção não costuma ser tão vantajosa, a não ser que a marca seja muito popular. O alcance desses posts não são sempre altos se seu número de seguidores for baixo.
Por outro lado, os anúncios pagos tem o histórico de serem bem eficazes. Assim como já foi falado no artigo, quando você paga para promover um anúncio você consegue chegar nas pessoas específicas e que têm interesse no seu produto, alcançando um grande número de clientes em potencial. É um investimento que vale a pena.
Dentre as redes sociais mais famosas, é preciso entender em qual delas o seu público se encontra. Você pode procurar nas plataformas mais populares, como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, Twitter, etc.
Marketing de influenciadores
O marketing de influenciadores vem crescendo muito, uma vez que novas figuras estão surgindo todos os dias e se destacando na internet, com milhares de seguidores e fãs. Nessa estratégia de marketing, a empresa contrata um influenciador que converse com o público que ela precisa atingir, e ele passa a fazer propagandas de sua marca e/ou produto.
Apesar de parecer difícil, marcas menores também conseguem se utilizar dessa metodologia, apostando em influenciadores de menor porte, que são mais baratos. Para encontrar essas pessoas, é preciso mergulhar de cabeça nas redes sociais, estudando hashtags do seu setor e entendendo qual tipo de publicação se destaca. Entre essas publicações, entenda quem são as pessoas que têm um alto número de engajamento. É com elas que você quer trabalhar.
Outra coisa garantida com o uso de influenciadores é uma maior confiança na sua marca. Tendo seus nomes e zelar, os influenciadores precisam confiar no produto que estão divulgando. Isso faz com que seus seguidores, por consequência, também acreditem no potencial daquele produto ou serviço e, dessa forma, fiquem mais perto de realizar a compra.
O que aprendemos…
Para construir um bom comércio digital é preciso se desprender de metodologias de lojas físicas e investir no ambiente em que a sua loja está montada: a internet. Esta é vasta e cheia de oportunidades para quem sabe procurar. Sabendo usar corretamente todas as plataformas oferecidas, o alcance de seus produtos pode crescer bastante.