Como escolher uma agência de marketing digital?

Na hora de procurar uma agência de marketing digital, é preciso estar atento a algumas características que podem interferir nos resultados das ações de marketing contratadas. A Cryah Agência Digital elencou critérios que você precisa levar em consideração na hora de escolher uma agência digital capaz de fazer a comunicação e as vendas da sua empresa decolarem.

Tempo de mercado

A pesquisa Censo das Agências 2022, produzida pela Operand, mostra que aproximadamente 35% das agências têm até 5 anos de existência. Conferir há quanto tempo a agência de marketing digital está no mercado permite avaliar a maturidade dos processos da empresa e até mesmo verificar em profundidade seu histórico.

média de tempo de existência das agências de marketing
Fonte: Censo das Agências 2022 – Operand

Via de regra, as agências de marketing digital com maior tempo de atuação passaram por mais turbulências (como a crise da pandemia de Covid-19) e se adequaram melhor a tais situações. Além disso, o mercado do marketing digital é volátil, pautado por novidades constantes, e as empresas que não conseguem acompanhar esse ritmo dificilmente alcançam mais de uma década de atividades.

Esse critério também é fundamental para evitar problemas relacionados ao “desaparecimento da agência”. No Brasil, 24,4% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência e o percentual sobe para 50% para empresas com até 4 anos, segundo pesquisa do Sebrae. Por isso, pode ser arriscado investir em uma agência de marketing digital nova, que pode deixar a comunicação da sua empresa na mão em caso de falência, prometer e não conseguir cumprir ou mesmo “desaparecer”. Inclusive, lembre-se de confirmar a existência da agência de marketing digital antes de fechar qualquer negócio. 

Confira cases de sucesso

Em qualquer ocasião de contrato de serviço é natural conversar com um vendedor que está pronto para te motivar a fechar negócio. Independente do discurso de vendas, olhar o que a empresa já entregou de resultado é fundamental para o processo de decisão de fechar ou não um contrato.

Com as agências de marketing digital, uma boa forma de fazer essa verificação é por meio dos cases de sucesso. Os cases de sucesso geralmente trazem informações como: ramo da empresa atendida, desafio(s) enfrentado(s), alternativa(s) encontrada(s) para superar o(s) desafio(s) e resultados. Em posse dessas informações, observe a qualidade dos cases, a diversidade de segmentos das empresas atendidas, os números alcançados e faça sua própria avaliação do desempenho da agência.

Aproveite também essas informações para perguntar mais detalhes à equipe comercial da agência de marketing digital. Assim, além de sanar suas dúvidas, você confere a idoneidade das informações e julga se o perfil da sua empresa combina com o da agência de marketing digital que você pretende contratar.

Verifique se agência é qualificada

De nada adianta encontrar uma empresa com anos de mercado se ela não é bem desenvolvida. Por isso, faz sentido buscar empresas que comprovam o nível dos serviços prestados por meio de certificações, premiações, selos, associações e conquistas.

Estes diferenciais também trazem mais segurança a quem está contratando, isto porque é mais uma garantia de que a agência já tem um histórico de serviços de qualidade. Hoje é possível verificar a veracidade dessas conquistas autodeclaradas. Por exemplo, se a agência alega ter recebido um prêmio “Agência de Resultado”, basta procurar uma notícia a respeito da premiação e conferir se a agência de marketing digital está lá mesmo. Fazer essas checagens é mais uma forma de evitar charlatões e empresas que prometem e não cumprem, além de ajudar na seleção das melhores agências de marketing digital para atuar junto com seu time de comunicação.

Confira se os serviços prestados atendem às suas necessidades

Toda agência dispõe de um leque de serviços e cada cliente tem uma demanda específica. Antes mesmo de solicitar um orçamento, confira os serviços que a agência de marketing digital presta. Esse passo, apesar de básico, é primordial para fazer a pré-seleção de quais são as agências que merecem ser contatadas de forma direta.

Fuja das “eugências”

“Eugência” é um termo popular usado para referenciar uma agência composta de apenas uma pessoa. Aqui, o ponto de atenção reside na qualidade das entregas: não é factível que uma única pessoa consiga ser especialista em todas as áreas do marketing. Apesar do preço geralmente ser atrativo, é necessário considerar que em qualquer situação de problema com a contratante “eugência” não haverá o suporte de terceiros. Ou seja, todas as ações de marketing ficam restritas a apenas uma pessoa.

Além disso, se sua empresa precisa expandir os serviços contratados, e não há uma equipe mais numerosa disponível, será necessário buscar uma nova agência de marketing digital. Outra questão que pode deixar a relação com a “eugência” delicada é a possibilidade do encerramento abrupto dos serviços prestados por causas como: surgimento de mais clientes com pagamentos mais atrativos, falência, adoecimento do stakeholder ou até mesmo mudança de área (do empreendedorismo para o trabalho formal). No ramo de finanças, uma máxima sobre investimentos é o ditado “Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”, que significa que o investidor não deve apostar todas as fichas em um único investimento, pois os riscos são mais altos. Contratar uma agência de marketing digital é um investimento e aqui, investir em uma “eugência” é optar por colocar toda a sua estratégia de marketing nas mãos de uma única pessoa. Se a expectativa é de ver seu marketing crescer, é melhor não seguir este caminho!

número de colaboradores
Fonte: Censo das Agências 2022 – Operand

Hoje, mais de 35% das agências contam com apenas 5 colaboradores ou menos, segundo a Pesquisa Censo Agências 2022. O dado corrobora com a perspectiva da fragilidade das agências que, sem estrutura, precisam fechar as portas logo nos primeiros anos de atividade.

Quando opta-se por contratar uma agência de marketing digital com equipe mais robusta, a verdade é que o cliente conta com diversos especialistas em segmentos diferentes em um só pacote. Assim, ganha-se em qualidade das entregas. O resultado é um custo x benefício melhor, já que dentro da empresa do contratante a equipe de comunicação fica com menos atividades e pode “multiplicar” o time contando com as expertises dos colaboradores da agência.

Agora que você está mais preparado para escolher a sua agência de marketing digital, conheça uma referência no assunto:

Sobre a Cryah agência de marketing digital

A Cryah é uma agência de marketing digital que está no mercado há mais de 11 anos. Foi premiada no “Prêmio Agências de Resultados 2021”, da RD Station, na categoria Espada Ninja, que destaca agências com melhores resultados nas ações de inbound marketing. Pelos resultados alcançados para clientes, avançou para o selo Gold da RD Station, que é um certificado atribuído diretamente pelo desempenho das contas de seus clientes na ferramenta. 

A conquista deste selo, além de provar a alta performance da agência, permite acesso a treinamentos exclusivos e materiais da plataforma RD Station. Isso significa que a agência de marketing digital possui grau avançado em planejamento estratégico, execução de ações e resultados nas estratégias de inbound marketing. Como o número de parcerias de sucesso também influencia nessa conquista, isso significa que tais resultados estão sendo reproduzidos em múltiplas contas de clientes da agência, o que demonstra conhecimento especializado em marketing digital.

Para conquistar resultados expressivos para clientes de diversos segmentos, a Cryah oferece serviços de redes sociais, mídia de performance, tecnologia e inbound marketing personalizados. Por acreditar que cada negócio é único, as estratégias utilizadas são diferenciadas e autênticas. O atendimento ágil e próximo ao cliente também possibilita uma comunicação mais assertiva entre as partes. Todo esse cuidado e qualidade nas entregas renderam à Cryah Agência Digital a nota média de 9.5 na Pesquisa de Satisfação feita com os clientes no último ano.

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