Cryah

Aprenda como melhorar a legibilidade de um site segundo especialistas de agência de marketing digital em São Paulo

Ter um conteúdo de marketing digital relevante, interessante e organizado aumenta a permanência do usuário no site. A agência digital Cryah mostra o que impacta na legibilidade do texto e como melhorar o conteúdo com ela

Existem diversos motivos que levam os usuários a permanecerem ou saírem de um site. O tempo de carregamento da página, otimização do site para mobile ou erros interferem na navegação no site. Mas, muitas vezes, a principal razão para sair de um site é a legibilidade do conteúdo de uma página. Esta falha, que pode ser corrigida com alguns cuidados, pode afetar diretamente a estratégia de marketing digital em curso, visto que os leads (possíveis clientes) podem desistir de conhecer a empresa ou serviço logo ao entrar no website da companhia.

A Cryah Agência Digital reuniu neste artigo o que especialistas destacam o que é essencial para melhorar a legibilidade de um site. Neste artigo você vai aprender:

O que é legibilidade?

A legibilidade refere-se ao layout de todo o conteúdo, texto, imagens e a organização de blocos de informações. O objetivo de proporcionar uma boa legibilidade é ajudar o leitor a escanear o texto rapidamente e localizar as informações de forma fácil.

Construção de textos curtos

Em média, os usuários leem menos de um terço do conteúdo de uma página. É importante lembrar: em uma estratégia de marketing digital o conteúdo precisa ser relevante, não longo. Mantenha o texto objetivo e conciso. Os usuários leem textos para buscar respostas às suas perguntas. O tempo de cada um é limitado e precioso!

O contraste

Blocos de texto sem atrativos aos olhos ou sem destaques, como palavras em negrito ou ícones, podem cansar o leitor e dificultar a localização das informações.

Observe a imagem a seguir da Cryah Agência Digital São Paulo:

A divisão das informações em blocos, o uso do negrito nos títulos e a associação dos ícones aos assuntos permitem que o leitor escaneie a página e identifique rapidamente os serviços da Cryah Agência Digital São Paulo

Repare nos elementos que ajudam a hierarquizar as informações. Os retângulos dividem informações que têm o mesmo peso e guiam o olhar pela página. Os títulos curtos auxiliam na leitura rápida e os ícones que os acompanham reforçam a ideia geral do texto.

Outros recursos que auxiliam no contraste para hierarquização das informações:

Fontes ideais para internet

Não é possível falar que existe uma fonte que é perfeita para o conteúdo. No entanto, quando falamos em legibilidade, existem algumas fontes que estão pré-instaladas em todos os sistemas operacionais. Optar por uma delas vai ajudar o conteúdo a carregar mais rápido na tela e exatamente do jeito que foi planejado por você ou pela sua agência digital. As fontes mais usadas são:

Como ir além do que os olhos veem com uma agência digital

Foram destacadas as boas práticas para aumentar a legibilidade de um site e seguir estas dicas fará o conteúdo ser muito mais atrativo para o usuários de qualquer página. Outros recursos mais avançados podem ser usados para alavancar o posicionamento de marca através do marketing digital.

O bom desempenho de uma página depende de diversos fatores.  Ele é a soma do desempenho conjunto de redatores com boas técnicas de SEO e copy e designers que trabalham visualmente as mensagens da empresa. Algumas técnicas também garantem mais acessibilidade aos conteúdos e podem ajudar o negócio a mudar o posicionamento no Google.

Última dica: ao ler um texto na internet, é válido criar o hábito de observar o que torna a leitura mais agradável além do conteúdo. Comece por aqui mesmo. Confira os detalhes da organização e design desta página, observe como a página e o texto foram desenvolvidos. Se a resposta for positiva, lembre-se de que a Cryah Agência Digital em São Paulo pode fazer o mesmo pela sua empresa.


Fontes: https://www.nngroup.com/articles/how-little-do-users-read/

Sair da versão mobile