Como ser persuasivo no ambiente de trabalho e quais os benefícios disso

Certamente você já tentou ser persuasivo em algum momento em seu ambiente de trabalho. Você pode ter tentando defender ideias diversas, desde um produto novo, a algum processo, ou até mesmo para conseguir algo em benefício próprio como uma folga ou um aumento. Você é persuasivo quando consegue fazer com alguém concorde com algo que você diz, ou até mesmo mude de ideia com relação a algum tema.

Veja a importância de ser persuasivo no ambiente de trabalho, por que isso pode beneficiar sua carreira e como conseguir fazer com que as pessoas levem em consideração o que você fala. 

O que é ser persuasivo no ambiente de trabalho? 

Todos querem ser ouvidos e não há nada mais desestimulante do que sugerir algo que você tem certeza que daria super certo e simplesmente não ser levado a sério. Ser persuasivo no ambiente de trabalho é importante para que suas ideias sejam ouvidas e levadas em consideração, ao mesmo tempo em que você pode tentar argumentar para evitar algo que acredite que não seja benéfico para a empresa. 

Porém, é importante que a persuasão no ambiente de trabalho seja feita de modo a beneficiar todos os envolvidos, pois, caso seja orquestrada em benefício próprio, trata-se de manipulação. Portanto, é de extrema importância que ao tentar persuadir alguém, o profissional não deixe de lado a ética. 

Quais as vantagens de ser persuasivo no ambiente de trabalho? 

Quando o profissional consegue fazer seus colegas e líderes levarem em consideração suas ideias e argumentos, ele só tem a ganhar. Isso significa que ele tem credibilidade junto a eles.

Você pode utilizar a persuasão para fechar bons negócios, nas relações interpessoais e até mesmo para alcançar promoções na carreira. Quando você apresenta boas ideias que fazem a diferença, as chances de receber novos desafios são maiores.

Como se tornar mais persuasivo no ambiente de trabalho? 

Pessoas extrovertidas e observadores costumam ser mais persuasivas. Porém, é possível estudar e desenvolver essa habilidade. Veja como ser mais persuasivo no ambiente de trabalho. 

Pense no bem comum

Demonstre que você está pensando no interesse do grupo e como todos podem se beneficiar com a ideia que você está trazendo. Lembre-se que, de início as pessoas podem ter alguma resistência para ouvir, mas como o tempo, à medida que o tempo for passando e você for construindo a credibilidade dentro da companhia, essa resistência tende a diminuir. 

Caso haja algum conflito de interesses em sua proposta, o melhor a se fazer é deixar isso claro, para não gerar desconfiança. A honestidade é sempre o melhor caminho. 

Seja consistente

Para que suas ideias sejam levadas em consideração, é muito importante que você seja confiável para aqueles que você tenta persuadir. Por isso é importante ter consistência em suas metas e valores. 

É importante ter em mente que mudar de opinião não é, necessariamente, um problema, quando se mantém suas crenças e valores. Porém, é muito mais difícil confiar em alguém instável e caótico. Portanto, a consistência é um dos caminhos para adquirir a confiança. 

Busque aliados

Quanto mais pessoas acreditarem nas suas ideias, maiores são as possibilidades de convencer um público maior. Isso porque a maioria das pessoas têm necessidade de prova social. 

Argumente com fatos concretos

Se for possível, utilize em seus argumentos fatos concretos para embasar suas ideias. Sua sugestão já deu certo em algum lugar? Utilize como exemplo. 

Cuide da sua inteligência emocional

Ter inteligência emocional é vital, tanto no ambiente de trabalho, quanto para todos os tipos de relacionamentos. Quando se tenta ser persuasivo no ambiente de trabalho, é muito importante ter controle emocional, pois as chances de ser contrariado são grandes e é preciso não perder a cabeça e entrar em discussões desnecessárias. 

Seja empático

A empatia é outra qualidade muito importante no ambiente de trabalho (e em todos os lugares). Quando você se coloca no lugar do outro sem julgamentos, as chances de se conectar e de obter atenção são muito maiores. Valer-se da empatia e do respeito é um caminho mais fácil e menos desgastante para todos. 

Dicas extras

  • Aposte na linguagem corporal, olho no olho é essencial;
  • Utilize a repetição de forma inteligente. reforce seus pontos de vista sem ser cansativo;
  • Utilize elementos visuais para auxiliar na sua argumentação. 

E nunca se esqueça, o poder de persuasão é uma arma que poderá auxiliar muito a sua carreira, mas deve ser praticada com honestidade e pensando no bem comum. 

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