Redes sociais em 2023: quais prometem brilhar

As redes sociais estão entre os principais canais de marketing atualmente. De acordo com um relatório do Hubspot, esse é o canal número 1 utilizado por cerca de 42% dos profissionais de marketing digital. Portanto, é muito importante para a estratégia da sua empresa saber quais redes sociais prometem brilhar em 2023. 

As redes sociais são o principal canal de marketing

Um em cada quatro profissionais de marketing diz utilizar ferramentas de compras de mídia social.  Além disso, as redes sociais têm também o ROI mais alto do que qualquer outro canal e prometem crescer significativamente em 2023. 

Logo depois, o canal mais utilizado é o blog ou site, aliados ao SEO para alcançar boas colocações nas SERPs. Enquanto isso, 32% utilizam o e-mail marketing

Os principais canais de marketing de mídia social

Para 2023, as principais redes sociais que prometem brilhar são:

  1. Instagram
  2. Youtube
  3. Twitter
  4. Tik Tok
  5. LinkedIn

Em média, os profissionais de marketing utilizam quatro plataformas de mídia social em suas funções. O Facebook é a mais utilizada, alavancada por 64% dos profissionais de marketing. Veja quais são as plataformas mais utilizadas: 

  1. Facebook (64%)
  2. Instagram (58%)
  3. YouTube (57%)
  4. Twitter (43%)
  5. Tik Tok (42%)
  6. LinkedIn (33%)
  7. Snapchat (25%)

Veja quais são as perspectivas para as quatro principais mídias sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Twitter. 

Facebook 

Embora as outras redes sociais estejam crescendo mais, o Facebook ainda tem o melhor ROI. Ele é o canal que os profissionais de marketing planejam mais investir em 2023. 

Porém, o crescimento do Facebook é mais lento do que de outros aplicativos, como o Youtube, Instagram, Tik Tok e Twitter para o próximo ano. Para 2023, 25% dos profissionais têm planos de investir no Facebook pela primeira vez. 

YouTube

O YouTube promete ter o maior crescimento em 2023. Hoje ele é utilizado por 57% dos profissionais de marketing e tem o segundo melhor ROI, ao lado do Tik Tok e do Instagram. Para 2023, 91% planejam aumentar ou manter o investimento na rede social. Ao mesmo tempo, 29% dos profissionais devem experimentar o Youtube pela primeira vez, o maior crescimento entre todos os aplicativos. 

Instagram

O Instagram estará com tudo em 2023. Com o segundo melhor ROI, ele terá um aumento significativo no próximo ano. Ele é o segundo mais utilizado por profissionais de marketing, 58% deles. Ele será a plataforma com maior investimento para 14% dos profissionais em 2023 e 29% planejam utilizá-lo pela primeira vez no próximo ano. 

Tik Tok 

O Tik Tok tornou-se rapidamente mais do que apenas uma rede social da moda, utilizado principalmente pela geração Z. Os profissionais de marketing já estão atentos a ele, sendo utilizado por 42% deles. É o segundo colocado com o maior ROI, ao lado de Instagram e YouTube. 

Para 2023 o Tik Tok continuará crescendo, e está nos planos de 56% dos usuários aumentar os investimentos nele, o maior aumento de qualquer aplicativo de mídia social, enquanto 34% planejam manter seu investimento atual. Além disso, 26% pretendem usar o Tik Tok pela primeira vez e 16% investiram mais nele do que nos outros aplicativos. 

Como os profissionais de marketing compartilham conteúdo nas mídias sociais

Como os profissionais de marketing estão usando várias redes sociais ao mesmo tempo, você talvez pode se perguntar se eles estão compartilhando o mesmo conteúdo em todas elas, ou adaptando para cada rede específica. 

De fato, o que acontece é que quase metade (46%) apenas republicam o mesmo conteúdo em várias plataformas, enquanto 35% adaptam. Tanto republicam quanto adaptam os conteúdos 19% dos profissionais. 

Os maiores desafios de marketing de mídia social

Dentre os principais desafios que os profissionais de marketing enfrentam estão: criar conteúdo envolvente, ganhar e manter seguidores, atingir seu público-alvo, encontrar ideias para novos conteúdos, gerar leads, acompanhar as tendências e medir o ROI.  

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