O que é UTM e como usar na estratégia de marketing

Imagine esta situação: você conseguiu um novo lead para seu negócio, mas não sabe como ele apareceu. Foi naquele e-book? No post nas redes sociais? Ou no e-mail sazonal que você enviou? No marketing digital, toda ação deve ser acompanhada para conseguirmos analisar os resultados. E é por isso que existem ferramentas de rastreamento como o UTM!

O que é UTM?

UTM ou Urchin Tracking Module (Módulo de Rastreamento Urchin, em português) é uma ferramenta que gera links de rastreamento nas URLs. Ou seja, adiciona extensões específicas ao final de cada link para mostrar a origem do tráfego e rastrear campanhas de marketing digital. A partir daí, ferramentas de análise, como o Google Analytics, capturam os dados de forma mais detalhada.

É uma ferramenta muito útil para trabalhar a personalização das estratégias no marketing digital e otimizar a experiência do usuário no seu site. Por meio da utilização de parâmetros UTM, é possível monitorar através de qual fonte os usuários acessam seu site ou identificar qual tipo de anúncio é mais eficaz na atração de clientes. 

Como utilizar UTM?

Saber utilizar esses links rastreáveis de forma inteligente pode influenciar o desempenho da sua empresa.

Dá para utilizar UTM em todo link, em diferentes formatos e canais: em redes sociais (para ajudar a entender o engajamento), em e-mail marketing, em materiais ricos e landing pages, ou até em pop-ups (para saber se estão funcionando ou sendo ignorados, por exemplo).  

Um link com UTM pode parecer apenas uma URL enorme e confusa. Mas você vai notar que cada parâmetro é importante.

Vamos analisar a seguinte URL de um dos arquivos do nosso blog:

https://cryah.com.br/dia-do-consumidor-prepare-seu-ecommerce-para-vender-mais/?utm_source=inbound&utm_medium=emkt&utm_campaign=T%C3%A1+marcado+o+dia+de+aumentar+suas+vendas%21

Grande, não é?

Agora, fique sabendo que esse link estava dentro de um e-mail enviado para nossa base de leads. Quem clicasse era direcionado para o blog. Note que os termos “inbound” e “emkt” (abreviação de email marketing) aparecem no meio desta URL. É dessa forma que sabemos quem chegou ao artigo através do e-mail, e, portanto, medimos a eficiência dessa estratégia para o inbound marketing.

Entendendo os parâmetros UTM

Quem entende de UTM consegue identificar cada termo e iniciar uma análise do direcionamento. Os parâmetros que compõem o link rastreável são:

  • campaign: é o nome da campanha que gerou o tráfego. Através dele podemos identificar a origem em diferentes fontes e conteúdos. No exemplo da Cryah, a campanha se chamava “Tá marcado o dia de aumentar suas vendas”, que também era o assunto do e-mail enviado.
  • source: determina a fonte do tráfego, por exemplo, mídias pagas, inbound marketing, redes sociais, etc. É a maneira de descobrir a partir de qual estratégia o usuário encontrou seu link. No exemplo acima, a source foi o inbound marketing (abreviado como inbound).
  • medium: trata-se da mídia utilizada para compartilhar o link rastreável. A mesma URL pode ser compartilhada em diferentes meios, por isso esse termo vai mostrar exatamente como o usuário chegou até o seu link. O medium pode ser, por exemplo, e-mails, posts, landing pages, pop-ups, etc. No exemplo, a origem do tráfego foi um e-mail marketing (abreviado como emkt).

Parâmetros opcionais:

  • content: utilizar o content pode ajudar a definir qual tipo de conteúdo funciona melhor em testes A/B, quando anúncios são direcionados para públicos diferentes, por exemplo.
  • term: o term pode ajudar a identificar quais palavras-chaves foram mais eficientes para converter um lead em anúncios, por exemplo.

Comece a usar dados nas suas estratégias

Os dados podem fazer a diferença e se tornar aliados do seu negócio. Com eles é possível analisar o comportamento do usuário, verificar quais abordagens estão dando certo (e quais precisam melhorar), melhorar a análise de desempenho e segmentar melhor seu público. 

Por isso, agora que você já sabe como usar UTM, comece a analisar suas campanhas e conteúdos de forma mais consciente e estratégica. Se precisar de ajuda de uma agência especializada, pode contar com a Cryah!

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