O que é rebranding e por que as empresas buscam o reposicionamento de marca

Alterar o posicionamento de uma marca é demonstrar que a empresa está atenta ao avanço do nicho e disposta a acompanhar o ritmo imposto. Além disso, o rebranding proporciona novo fôlego ao marketing da empresa, segundo agência digital em São Paulo.

As empresas mais longevas têm algumas características em comum. Investir em uma cultura sólida, aperfeiçoar a própria marca e valorizar a ideia coletiva associada a ela são alguns dos preceitos mais levados em consideração pelas companhias. Mas, à medida que novas tendências surgem, é necessário revisitar o branding e fazer adequações.

O que é o rebranding?

O rebranding é o ato de ressignificar uma marca, mostrando ao público uma nova identidade e estabelecendo uma nova fase da companhia. Com o marketing digital em alta, as mudanças de identidade ficaram mais frequentes e notórias, visto que as marcas que têm presença forte no ambiente digital conseguem planejar a virada da marca com as agências de marketing digital e enfatizar o momento da transformação em múltiplos canais de comunicação simultaneamente.

Por que empresas fazem rebranding?

Uma marca é um símbolo que está relacionado a uma empresa, que por sua vez entrega produtos e/ou serviços. Mas, muito mais do que um mero ícone, a marca está conectada a uma mensagem embutida no que está sendo consumido e é relacionada com a experiência do consumidor.

Quando uma empresa passa por um rebranding, ela busca dar mais visibilidade ao seu negócio e também ajudar o público a fazer novas associações com a empresa, além de acompanhar as novidades ao qual o seu mercado está vinculado.

É importante ressaltar que rebranding é diferente de redesign. Em suma, o redesign é um novo desenho para a marca, como a repaginação que é feita no logo de algumas companhias de tempos em tempos. Já o rebranding atinge camadas mais profundas, como a mudança de posicionamento da companhia, alteração de percepção de valor por parte dos clientes, mudanças internas, de segmento de atuação e até mudança de nome pode ser considerado rebranding.

 Por envolver a alteração de diversos níveis de conceito, uma empresa que sente a necessidade de fazer um rebranding deve ser auxiliada por uma agência de marketing digital experiente, que saberá direcionar as estratégias para aumentar a confiança do público na marca e não o contrário. Também será a agência digital a responsável por direcionar os recursos para os canais mais eficientes, garantindo o máximo retorno sobre o investimento.

É possível analisar diversas companhias que precisaram redirecionar os esforços de propaganda para driblar adversidades e ter um posicionamento de marca positivo entre consumidores, como é o caso da Havaianas. A marca desassociou seu nome à classe C por meio de aumento do portfólio de produtos (com incremento de estampas, cores e modelos) e principalmente atualizando a mensagem anteriormente passada. A sandália que antes era vista como item apenas para uso doméstico, conquistou outros ambientes informais como praias e clubes, além de ter um novo valor agregado. Toda esta mudança foi graças a um forte planejamento estratégico envolvendo pesquisas de mercado e propagandas que reforçaram o novo posicionamento da marca. O resultado foi uma amplificação no público da marca que atravessou fronteiras.

Rebranding da Cryah Agência Digital em São Paulo

Em 2021 a Cryah Agência Digital fez seu rebranding com a reestruturação da logo, identidade visual, site e slogan. O slogan “Be Strong” (Seja Forte) resume a visão da agência de marketing sp de fortalecer a presença digital de seus clientes.

A imagem do ovo, símbolo da empresa, se conecta com a mensagem do slogan. O ovo é um alimento versátil, que oferece nutrientes para o outro se fortalecer, ou seja, a agência ovo oferece ao cliente algo que é um dos alicerces de qualquer empresa que se posiciona bem no mercado: uma comunicação eficiente e forte, que é a base para um crescimento saudável e que pode ser explorado de diversas formas.

O novo logo da Cryah segue a tendência do minimalismo, conta com cores fortes que conversam com o espírito jovem da empresa de marketing digital. O slogan “Be strong” traz a mensagem de parceria sólida com o cliente.

Apesar da estratégia de rebranding contar um momento de virada da marca, o mais importante após a implementação do projeto é a mensurar a aceitação do público. Por isso, ao iniciar a reestruturação, é necessário determinar quais são os resultados desejados a partir da renovação da empresa.

Contar com uma agência digital que já passou por esta experiência e tem domínio sobre tais processos é o primeiro passo para fazer o caminho mais curto rumo à uma nova marca de sucesso da empresa. Conte com a Cryah!

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