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Marketing com análise de dados: como fazer

Marketing com análise de dados: como fazer

Ter dados para se basear é essencial na hora de construir uma estratégia de marketing certeira. Apenas com estudo dos seus números você consegue entender como está posicionado no mercado e como a sua empresa pode crescer. Hoje a Cryah te ensina como fazer marketing com análise de dados.

O que é análise de dados em marketing?

O marketing com análise de dados se baseia em analisar dados e aplicá-los às suas campanhas de marketing, não apenas observar e deixar eles parados sem uso. O início do processo está na coleta desses dados. Uma ferramenta como o Google Analytics pode te ajudar muito nesse quesito.

O importante, uma vez que se tem esses dados, é interpretá-los. Analisar cada um para entender bem qual é o seu público, como ele compra, o que ele gosta, que técnicas dão certo na venda, etc.

Você consegue, então, usar essa análise de dados em campanhas de marketing, sendo elas novas ou alguma que já existe. Por exemplo, em um redisparo de email marketing, você pode definir que email irá enviar de acordo com os dados dos emails já enviados. Ou você pode usar os dados do Google Analytics para alterar o layout do seu site para conseguir aumentar as taxas de conversão.

Dentro do Google Analytics, há uma infinidade de métricas que podem ser utilizadas para seus estudos. Uma lista do site Databox definiu 10 das mais populares do site, que seriam: Comercial, taxa de rejeição, sessões, duração média da sessão, porcentagem de novas sessões, sessões por canal, páginas por sessão, metas atingidas, visualizações de página e visualizações de página por página.

Os KPIs exatos que você deve acompanhar dependem muito da campanha em que você está trabalhando para obter melhorias. Mas é importante que esse processo aconteça com frequência. Segundo Alexandra Rynne, apenas 4% dos profissionais de marketing medem o ROI ao longo de seis meses ou mais.

Por que usar a análise de dados no marketing

Usar marketing de análise de dados gera resultados. Segundo uma pesquisa da Forrester, os profissionais de marketing que usam cinco ou mais ferramentas em sua pilha de análise de marketing têm 39% mais chances de ver melhorias.

Isso acontece porque, com essa análise, são excluídas das suas campanhas as suposições, permitindo que você faça suas decisões a respeito de gastos e estratégias baseadas em fatos e tendo muito mais probabilidades de serem corretas.

E isso já é um senso comum no mercado.  Pesquisas do Google e da Econsultancy mostram que mais da metade dos profissionais de marketing acreditam que as decisões baseadas em dados são melhores e mais efetivas do que aquelas tomadas sem essa base.

Além disso, os dados permitem a criação de campanhas melhores e mais personalizadas. Essa personalização é importante na área do marketing, visto que há uma chance maior de seu público realizar uma compra em sua loja se você tiver uma estratégia montada baseada em dados. Você não consegue fazer campanhas de marketing personalizadas para clientes se não souber exatamente quais são os seus desejos, necessidades e comportamentos. 

Outro fator importante é entender que o uso de dados aumenta o orçamento de marketing da sua empresa. 13,4% dos profissionais de marketing dizem que garantir seu orçamento é seu maior desafio, mas que fica bem mais fácil de ser atingido com ajuda de uma boa base de dados.

5 estratégias para começar a usar agora mesmo

Há muitas maneiras de usar a análise de dados para informar e otimizar os esforços de marketing. Agora a Cryah te mostra cinco estratégias para testar em suas campanhas.

1. Personalize a experiência do cliente

Criar uma experiência única e pessoal para o cliente é trazer ele para mais perto de você e mais perto de realizar uma compra. Para isso, você pode usar dados que os clientes oferecem e outros adquiridos como seus carrinhos abandonados e produtos comprados anteriormente.

Um exemplo de consumo personalizado que você pode criar é a criação de uma campanha para uma determinada faixa etária ou moradores de uma região, por exemplo. Você pode adaptar a sua linguagem ao grupo no qual você está focando e dessa forma conseguir um maior número de conversão. 

Com os dados de produtos já comprados anteriormente você ainda consegue entender como funcionam os gostos e preferências de seus clientes, para assim saber o que recomendar para essas pessoas e ter mais chances de mais uma compra sendo realizada.

2. Use testes A/B

O método do teste A/B é uma das formas mais populares de marketing com dados. Ele consiste em otimizar um envio de emails, páginas de destino ou mensagens de marketing, para entender que formas geram mais resultados.

O teste A/B te ajuda a focar apenas no que realmente tem resultados para sua marca e seu público, Dessa forma você não trabalha com a adivinhação nas suas campanhas, mas sim confia em dados concretos. Como resultado, você encontra claramente o que é que funciona e o que não funciona para a sua empresa.

3. Crie conteúdos que são realmente do interesse do público

Ao fazer marketing de conteúdo, existe uma grande preocupação na hora de determinar qual será o tema de sua produção. É preciso ser algo que seja de interesse do público e possa de fato ajudar seu cliente de alguma forma. 

Nesse quesito, a análise de dados também pode te ajudar. Além de auxiliar no SEO do seu conteúdo, você consegue entender melhor quais produções geraram mais interesse no público e por qual caminho deve-se seguir. Alguns dos conteúdos de maior conversão vêm quando você ouve as necessidades de seus usuários.

4. Tenha personas

Uma persona de um comprador é um personagem fictício que será construído baseado nas descrições de seu público alvo. Eles possuem características detalhadas que são apoiadas em informações reais de seus clientes.

Pesquisas da HubSpot mostram que as personas dos compradores transformam os sites em até 5 vezes mais eficazes e mais fáceis para os clientes. As personas também podem aumentar as taxas de abertura de e-mail em 14% e as taxas de conversão em 10%.

E para a criação dessa persona, você encontra tudo que precisa no Google Analytics. Na parte de relatórios de público, você encontra dados para se basear na hora da criação desses personagens.

Conclusão: Marketing com análise de dados

Os benefícios do marketing com análise de dados são claros: o fim de estratégias baseadas em suposições, decisões tomadas mais precisamente, experiências aprimoradas do cliente e melhores resultados.

Se utilizar de ferramentas como o Google Analytics apenas trará benefícios para a sua empresa!

A Cryah

Somos uma agência de marketing digital há mais de 11 anos no mercado. Nossa essência é trabalhar na busca de RESULTADO por meio de planejamento estratégico, tecnologia, mídias sociais e inbound marketing. Nosso propósito é oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades de cada cliente visando o atingimento de metas. Acreditamos que o posicionamento de uma empresa é a base para qualquer triunfo no futuro e por isso temos um time especializado para contribuir desde a identidade visual, construção de persona até as mais avançadas estratégias de Inbound Marketing. Entendemos o seu negócio não como mais um, mas como sendo autêntico e único, por isso no último ano alcançamos a média de 9.5 na Pesquisa de Satisfação.

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