Copa do Mundo 2022: estratégias de marketing para aproveitar o maior evento esportivo do ano

No dia 20 de novembro começa um dos eventos esportivos mais esperados do ano: a Copa do Mundo FIFA, de futebol masculino. Equipes de diversos países se preparam durante quatro anos para esse momento, em busca do título, ou de boas campanhas, no caso de seleções com menos tradição e porte no futebol. 

O evento é grandioso, em especial no Brasil, que é o país que mais venceu Copas do Mundo até hoje, sendo cinco conquistas e que tem forte tradição no Mundial. Sendo assim, devido à grande tradição desse esporte no país, o engajamento é enorme, mesmo entre aqueles que não gostam tanto assim de futebol. 

A primeira partida da seleção brasileira acontece no dia 24 de novembro, quando joga contra a Sérvia e uma boa parte do país irá parar a fim de torcer por uma vitória. 

Mas e o seu time de marketing, já está preparado para entrar em campo? Caso ainda não tenha pensado nisso, já está na hora de começar a agir!

Reprodução: GIPHY

A proximidade com o Natal é um problema para o marketing?

Vamos lembrar aqui que não é só o Natal que é uma data importante para o mercado que acontecerá similarmente à Copa do Mundo 2022. A Black Friday também deverá estar no radar da sua empresa. (Aqui temos algumas dicas para você vender muito nas Blacks deste ano)

A decisão de abraçar as três campanhas, ou deixar alguma delas de lado é única e exclusiva da sua empresa, a depender da organização do seu time de marketing, do tempo e verba que dispõem para se preparar para essas campanhas. Lembrando que as três não são campanhas de apenas um dia, geralmente as empresas dedicam um longo tempo a elas. 

Mas, caso decida deixar de lado a Copa do Mundo 2022, lembre-se que a próxima Copa acontece apenas daqui a quatro anos. Você perderá uma ótima oportunidade de se conectar com o público, que neste caso não se restringe apenas aos amantes do futebol, já que no Brasil o engajamento com os jogos da seleção são muito maiores do que qualquer outro evento esportivo. 

Lembrando que, caso sua equipe precise de uma forcinha para dar conta e aproveitar esses eventos, a Cryah te ajuda, tá? É só chamar! 

Presença forte no mundo digital

A Copa do Mundo é um evento acompanhado por todo o planeta, e este ano as pesquisas pelo evento nos buscadores estão muito em alta, devido às curiosidades que o evento causa, por ser sediado por um país árabe e todas as outras curiosidades que são naturais surgir nesse momento. 

De acordo com o Google, em 2018 o evento teve cerca de três bilhões de buscas no Google e cinco bilhões de visualizações relacionadas ao evento no YouTube. Ainda segundo a empresa, o interesse do público pela Copa do Mundo deste ano já supera em 80% em relação à de 2018. Esses números comprovam a força do campeonato mundial e do quanto é importante marcar presença na esfera digital com o tema. 

Portanto, estratégias digitais como o inbound marketing, por exemplo, são formas de criar conexão com a marca, aproveitando o volume alto de buscas pela Copa do Mundo 2022. 

Fique de olho nas outras marcas

Uma ótima maneira de buscar insights é observando o que as outras marcas estão fazendo. A prática, que os profissionais de marketing chamam de benchmarking, costuma ser mais utilizada observando a concorrência. Mas, no caso específico do campeonato mundial, vale a pena observar o que as grandes marcas estão fazendo.

Assim, você busca inspiração para a sua empresa e pode até mesmo identificar lacunas das outras empresas que a sua estratégia pode preencher.

Aposte no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta de vendas poderosa. Além de ser um grande impulsionador de bons negócios, ele auxilia na conexão com o público, especialmente se for produzido de forma próxima e personalizada. 

Planeje disparos para os dias de jogos e aproveite o clima para difundir suas promoções. Não se esqueça de ser cuidadoso na hora de fazer o planejamento visual deles, e crie uma identidade visual específica para os e-mails voltados para a campanha de marketing da Copa do Mundo 2022.  

Algumas ideias de marketing para a Copa do Mundo 2022

Veja algumas ideias práticas de como aproveitar o Mundial: 

  • Faça promoções e ofereça prêmios que possam ter alguma ligação com o futebol ou o evento. Lojas de eletrodomésticos, por exemplo, costumam fazer promoção de TVs nessa época; 
  • Crie produtos ou serviços com tema de futebol por tempo limitado e lembre-se de criar um senso de urgência por serem limitados;
  • Ofereça descontos para cada partida que a seleção brasileira vencer;
  • Incentive a interação do usuário com sua marca nas mídias sociais;
  • Crie tabelas de jogos que o usuário possa salvar e ir marcando os resultados das partidas;
  • Se houver a possibilidade, crie jogos e aproveite a gamificação para aproveitar a febre do futebol que o evento gera no público; 

Este último ponto é uma forma divertida e que pode trazer ótimo engajamento e interação com o público. Já que estamos celebrando o amor das pessoas pelo esporte, por que não tentar oferecer ao seu público um jogo da sua empresa? Outra opção bacana é criar filtros e avatares que os usuários possam utilizar em suas fotos nas redes sociais. 

Cuidado com os direitos autorais

A Copa do Mundo é um evento esportivo que envolve torcedores do mundo todo. Mesmo aqueles que não têm a oportunidade de ver seu país representado no evento, escolhem uma equipe para torcer, ou acompanham por amor ao futebol. 

Porém, é importante deixar bem claro que o evento é promovido pela FIFA, e ela é quem detém todos os direitos sobre a marca. Sendo assim, apenas patrocinadores oficiais são autorizados a utilizar símbolos, imagens e ícones. A seleção brasileira também tem seus símbolos próprios, que pertencem à CBF. 

Portanto, é preciso ter cuidado em não utilizar em suas campanhas qualquer símbolo que possa ter direito autoral da FIFA ou CBF. É preciso ser criativo e criar conteúdo que remeta ao evento, mas sem se apropriar de elementos que possam configurar violação de direitos autorais e trazer problemas para a sua empresa.

Com um planejamento estratégico feito com antecedência, criatividade e, claro, respeitando os recursos que sua empresa dispõe, é possível aproveitar o evento, vender mais e criar boas e duradouras conexões.

Curiosidades sobre a Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo deste ano tem algumas peculiaridades. É a primeira sediada em um país árabe, e a data também é uma novidade. Confira algumas curiosidades da Copa do Catar. 

Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas sofrem sérias restrições no Catar, país árabe e muçulmano. Porém, um dos patrocinadores do evento este ano é a Budweiser, e esse forte controle ao consumo de cerveja seria um problema com a FIFA. Sendo assim, não será permitido o consumo de álcool dentro dos estádios, mas haverá barracas do lado de fora onde os torcedores poderão comprar sua cerveja. 

Qual é a bola da vez? 

A bola desta edição se chamará Al Rihla, que significa “a jornada”, em árabe. A Adidas é a marca da nova bola, e apresenta tecnologias que aumentam sua velocidade e estabilidade. 

Você sabia que o Catar criou uma cidade para a final da Copa de 2022?

Em 2005 o Catar começou a construção de uma cidade novinha em folha para o evento. A 20km de distância de Doha, a capital do país, Lusail custou aos cofres do país árabe no mínimo US$45 bilhões. 

Go girl! Pela primeira vez o evento terá mulheres na arbitragem

A presença feminina no futebol está cada vez mais forte. Neste ano, a Copa do Mundo de futebol masculina contará pela primeira vez com a presença de árbitras e assistentes mulheres. Serão três árbitras e três auxiliares e uma delas é a brasileira Neuza Inês Back. 

Por que entre novembro e dezembro?

A Copa do Mundo costuma acontecer entre junho e julho, mas este ano será diferente. Como o Catar está localizado no Hemisfério Norte, esse período será verão. Por isso, a data foi modificada, para evitar o forte calor do Oriente Médio. 

 

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