Como atrair a geração Z para o seu e-commerce

A mais nova geração de consumidores é a geração Z. Constituída nos nascidos entre 1996 até 2012, esse grupo representa uma boa parte da população. Só nos Estados Unidos, essa geração representa cerca de 20% e são responsáveis por mais de 140 bilhões de gastos diretos. Aqui no Brasil, o número já passa de 30 milhões de jovens.

Se o foco de sua loja se limita aos millennials, é importante refletir se já não está na hora de ampliar seu público à nova geração de consumidores. Hoje, a Cryah te dá dicas de como conquistar clientes da geração Z.

Conheça a geração Z

O que caracteriza a geração Z como única é a sua relação com a internet. Eles desde sempre tiveram participação nas redes sociais, possuindo smartphones e computadores. Isso amplia sua visão de mundo, permitindo um maior acesso a diferentes culturas e grupos. Tudo isso afeta a forma como eles pensam e, consequentemente, gastam dinheiro.

Para entender melhor sobre isso, é preciso mergulhar fundo em pesquisas a respeito dessa geração. Você pode encontrar algumas informações em sites como o #GenZ, podcast produzido sobre as experiências e perspectivas da geração Z.

Outra dica é ficar atento neles em todas as redes sociais. Não tem lugar melhor para encontrar o grupo de jovens além das plataformas na internet. Procurar eles nas hashtags, assuntos do momentos, trends, etc.

Contrate funcionários da Geração Z

Apesar de jovens, os compradores da geração Z são espertos e experientes. Ou seja, se sua publicidade não for autêntica e natural, será notado imediatamente. Para evitar que isso ocorra na sua empresa ou loja, é importante ter representantes da geração Z no seu time. Estes podem te auxiliar e te orientar na hora de produzir uma propaganda ou difundir um conteúdo.

Na hora de contratá-los para trabalhar com você, se atente aos pontos de importância para esse grupo quando procuram um emprego: horas de trabalho flexíveis, que não atrapalhem seus estudos; oportunidades de crescimento, uma vez que estão no começo de suas carreiras; e participação em projetos que façam a diferença no mundo.

Ofereça opções de compre agora, pague depois (BNPL)

O que é mais valorizado na geração Z é compras que tenham flexibilidade. É importante entender que muitos desses jovens não possuem ainda uma independência financeira ou condições de realizar grandes compras.

Para isso, oferecer possibilidade de comprar agora e pagar depois (BNPL), como é possível realizar pelo Pay in 4 da plataforma PayPal , pode ser uma boa na hora de conquistar esse público mais jovem. Estudos mostram que essa geração vai representar em torno de 47,4% dos usuários do BNPL até 2025.

Seja participativo em questões sociais

Mais do que nunca, o mundo vem trazendo à tona discussões e debates a respeito de igualdade e respeito de diversos grupos. Isso porque as questões políticas são importantes e necessárias para a geração Z, que é militante e ativa nesses pontos. Por isso, na hora de consumir, essa geração procura empresas e marcas que tenham pensamentos alinhados aos seus e sejam ativos na luta dos seus valores e pontos de vista.

Para ter essa participação, procure causas que naturalmente se alinhem à sua marca. É importante tomar o cuidado de não entrar em questões sociais que não sejam do seu conhecimento, para não correr o risco de cometer erros. É indicado patrocinar e promover causas nas quais sua marca pode fazer parte, transformando sua loja ou empresa em mais socialmente consciente e ambientalmente responsável.

Tenha uma marca confiável e autêntica

A geração Z não hesita em usar bloqueadores de anúncios ou fechar uma propaganda. Por serem muito conscientes, eles são mais difíceis de se deixar levar, e preferem marcas transparentes e autônomas. 

Para conquistar a confiança e respeito dessa geração, você pode começar sendo claro em como sua marca coleta e usa dados para anúncios, mostrando por quanto tempo você armazena e compartilha os dados de seus clientes. 

Também é importante criar estratégias de marketing autênticas. Por serem uma geração nascida e crescida na internet, a geração Z já viu de tudo um pouco. Por isso, seja criativo e traga ideias realmente diferentes na hora de anunciar sua marca. É aqui que funcionários da geração Z podem te ajudar bastante. Sua criatividade é essencial na hora de fazer propagandas inovadoras.

O marketing de influenciadores pode ser uma boa para conquistar esse público, uma vez que eles seguem muitos famosos na internet e acompanham seu dia a dia. Mas, como são espertos, não acreditam em qualquer produto anunciado por famosos. Pelo contrário, vale mais a pena investir em pequenos influenciadores, com menos seguidores. Estes conquistam uma maior confiança de seu público e podem trazer melhores resultados para sua empresa ou loja.

Por fim

Entender que a geração Z já tem um grande impacto no comércio atual é o primeiro passo para elevar sua marca a um outro patamar, conquistando uma geração importante e grande. Nos próximos anos, com o crescimento dessa geração, seu poder de compra e participação no mercado só irão aumentar e se intensificar.

Para conquistar, então, esse público, nada melhor do que entender bem quais são suas ideias e características próprias. Conseguindo vender para a geração Z, sua marca só tende a crescer e ganhar espaço no mercado.

A Cryah

Somos uma agência de marketing digital há mais de 11 anos no mercado. Nossa essência é trabalhar na busca de RESULTADO por meio de planejamento estratégico, tecnologia, mídias sociais e inbound marketing. Nosso propósito é oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades de cada cliente visando o atingimento de metas. Acreditamos que o posicionamento de uma empresa é a base para qualquer triunfo no futuro e por isso temos um time especializado para contribuir desde a identidade visual, construção de persona até as mais avançadas estratégias de Inbound Marketing. Entendemos o seu negócio não como mais um, mas como sendo autêntico e único, por isso no último ano alcançamos a média de 9.5 na Pesquisa de Satisfação.

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