Como o choque de gerações pode ser um desafio para o marketing

Você já sentiu que estava falando com as paredes? Que seu conteúdo não atingia o público certo? Hoje em dia essa sensação é comum para muitos negócios. Isso porque estamos vivendo um choque de gerações muito característico do mundo digital e do público de jovens adultos que está surgindo.

Os valores e visões de mundo variam em cada geração.  As preferências de consumo, de linguagem e de canais de comunicação também são diferentes. Por isso, este é o desafio do marketing: adotar estratégias personalizadas para cada geração. 

A regra básica para conseguir se adaptar a esse cenário é conhecer as preferências de consumo dos clientes e analisar seu comportamento online. Será que seu negócio está falando com a geração certa?

Quais são as gerações?

Antes de mais nada, é preciso identificar quais são as gerações que existem atualmente. 

Através de análises comportamentais e identificação de padrões, pesquisadores definiram as gerações de pessoas nascidas em determinados anos para ajudarem a entender quais são as visões de mundo de cada um destes grupos.

Vale ressaltar que a classificação não é exata e os períodos podem ser diferentes dependendo dos estudos.

Baby Boomer

Os Baby Boomers correspondem aos nascidos no período pós-Segunda Guerra Mundial, entre 1945 e 1964. Hoje a geração equivale ao público que tem entre 60 e 80 anos. 

As pessoas dessa geração ocupam a maioria dos cargos de liderança nas empresas e têm maior poder aquisitivo. Elas cresceram em um mundo menos acelerado, por isso costumam priorizar a estabilidade e ser mais resistentes a mudanças. Para eles, o tempo de experiência é mais valorizado do que a criatividade e a inovação.

Geração X

A Geração X representa os nascidos no período de 1965 a 1984. Essa geração cresceu no período da Guerra Fria e foi a primeira a experimentar os avanços tecnológicos. As pessoas são mais céticas em relação a autoridades e governantes, e se tornaram mais individualistas e competitivas.

Embora sejam mais adaptáveis do que os Baby Boomers, muitos indivíduos também buscam a estabilidade e a segurança no emprego. A Geração X tem um alto poder de consumo e representa grande parte dos empresários.

Geração Y (Millennials)

A Geração Y (ou Millennials) corresponde aos indivíduos que nasceram entre 1985 e 1999. Trata-se da maior parte da população economicamente ativa do país, por isso são o principal público-alvo de boa parte das empresas.

Os indivíduos dessa geração cresceram com a globalização e viram o surgimento da internet. Isso fez com que eles se tornassem flexíveis às mudanças e ávidos por inovação e por desafios. 

Ao contrário dos Baby Boomers e da Geração X, os Millennials não se importam com estabilidade e não têm medo de buscar novas oportunidades – estão muito mais focados na experiência do que na aquisição material.

Por terem crescido com a globalização, eles desenvolveram uma visão global e questionadora: priorizam a sustentabilidade, defendem causas sociais e se preocupam com o futuro do planeta. 

Geração Z

A Geração Z representa os nascidos entre 1995 e 2010. Essa geração já nasceu em mundo totalmente conectado, por isso também são conhecidos como “nativos digitais”.

Os “gen Z” são jovens ágeis, capazes de absorver muita informação e realizar muitas tarefas. Eles possuem grande senso crítico, têm uma mentalidade imediatista e individualista, e são exigentes com o que consomem.

Os jovens são ativistas e estão ainda mais engajados com questões ambientais e sociais do que os millennials. Também é uma geração de identidade fluida: não gostam de ser rotulados ou definidos. 

Geração Alpha

A geração mais recente é a Alpha, composta pelos nascidos a partir de 2010. Os integrantes desse grupo ainda são adolescentes, mas já entram na mira do marketing como futuros consumidores. Essa geração é ainda mais imersa na tecnologia do que a geração Z e está mais focada em flexibilidade e autonomia.

Os jovens se relacionam naturalmente com o celular e a internet, e serão marcados pela relação com a inteligência artificial

Como se adaptar ao choque de gerações

Conheça seu público-alvo

A primeira atitude a ser tomada pelos negócios para superar os desafios impostos pelo choque de gerações é conhecer profundamente o público-alvo. Na verdade, essa é a atitude básica do marketing como um todo. 

Isso inclui compreender não apenas a faixa etária, mas também os valores, as preferências e comportamentos de consumo de cada geração.

Faça conteúdo para o público certo

Depois de conhecer bem o público-alvo, é o momento de adequar suas ações e de se comunicar diretamente com ele. Se seu público é jovem, por exemplo, a maneira de captar a atenção será diferente, já que essa geração vive em um momento de enxurrada de informações e estímulos.

Focar em conteúdos com apelo emocional pode funcionar mais com Baby Boomers e Geração X. Já a Geração Z valoriza mais as questões sociais e ambientais. Os Millennials gostam de conteúdos de entretenimento, que aliviem a sua ansiedade, ou conteúdos de inspiração, que ajudem a realizar sonhos e projetos. Ou seja, é o público- alvo que vai definir o que será produzido.

Foque na mídia correta

Cada geração tem suas próprias preferências quando se trata de mídia. Enquanto as gerações Alpha e Z podem preferir conteúdo digital e interativo em plataformas como TikTok e YouTutbe, a Geração X pode ser mais receptiva a anúncios em jornais e revistas, ou até conteúdos no Facebook. Portanto, é crucial escolher a mídia correta para cada grupo etário, garantindo que a mensagem seja entregue de forma eficaz.

No mundo conectado em que vivemos, o conceito de mobilidade também deve estar presente nas estratégias visando públicos mais jovens. Nesse sentido, o omnichannel é essencial para proporcionar a melhor experiência. Conteúdos interativos também ajudam a chamar a atenção de públicos dispersos, como a geração Z, e melhorar a experiência dos consumidores. 

Pesquise muito

A pesquisa é uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento de estratégias de marketing voltadas para diferentes gerações. Portanto, é importante sempre realizar pesquisas de mercado, fazer análises de tendências e estudos de comportamento do consumidor para identificar padrões e insights que possam orientar as decisões de marketing e a produção de conteúdos assertivos e relevantes. 

Faça benchmarking

Observar o que os concorrentes estão fazendo pode fornecer ideais sobre como abordar diferentes gerações. O benchmarking permite identificar as melhores práticas, as tendências emergentes e as oportunidades de inovação que podem ser adaptadas para o seu negócio. 

Monitore os resultados

Por fim, é importante monitorar e analisar os resultados das suas ações de marketing e o comportamento dos consumidores. Pedir feedback é uma boa estratégia para saber se seu negócio está seguindo pelo caminho certo e atingindo o público correto. 

Enfrentando o choque de gerações

As pessoas são influenciadas pelo contexto em que viveram. Portanto, é inevitável existirem visões distintas de pessoas que nasceram em épocas diferentes.

O maior desafio para as marcas é compreender o comportamento e os desejos do seu público e entender as oportunidades de ações e estratégias. O jeito é estudar bastante seu público-alvo e fazer as estratégias corretas para as pessoas certas.

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