Black Friday 2022: estratégias de marketing para vender mais

Você já está preparando sua estratégia de marketing para a Black Friday 2022? Se respondeu “não”, preciso te dizer que deveria. A data é muito esperada pelo varejo brasileiro e funciona tão bem, que ganhou datas simultâneas: Black November e Black Week

A Black Friday se tornou um evento que oferece muitas oportunidades para diversos segmentos, e no marketing a preparação de uma campanha é algo que deve ser feito com antecedência e estratégia, mas ainda dá tempo de te ajudar nessa!

O que é e quando acontece a Black Friday? 

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e significa “Sexta-Feira Negra”. Acontece na última sexta-feira do mês de novembro, logo após o fim do Dia de Ação de Graças naquele país e no Brasil também. Este ano a data da Black Friday é 25 de novembro. Nesse período (Black Friday, Black Week e Black November) o comércio prepara campanhas promocionais para atrair clientes.

Por que se preparar para a Black Friday 2022 é tão importante?

No início, a Black Friday era uma data desacreditada pelo público, chegando a receber o apelido pejorativo de “Black Fraude”. Isso porque algumas empresas tinham o hábito de elevar seus preços antes da data para poder baixar na última sexta-feira do mês de novembro, dando uma falsa impressão de que os preços realmente estariam mais baixos.

Porém, o comércio percebeu o aumento da receita durante esse período e começou a fortalecer a campanha, que pode ser considerada um “esquenta” para as compras de fim de ano. 

No entanto, apesar de ser um momento favorável, não significa que basta colocar seus produtos ou serviços para a venda que eles se venderão sozinhos. É preciso ter um planejamento e uma estratégia bem definidos antes.

Veja algumas dicas de como se sair bem e aproveitar a Black Friday.

Use as mídias sociais 

Em qualquer época e ocasião, quem quer vender precisa estar nas redes sociais. Elas são responsáveis por cerca de 70% das decisões de compra do consumidor e permitem um envolvimento direto com o público.

Em sua estratégia de redes sociais para a Black Friday, aposte na divulgação de promoções imperdíveis e exclusivas, sejam elas misteriosas ou não. Contagem regressiva também é uma boa opção, pois cria expectativa. Essa antecipação ajuda a direcionar seus clientes para seu site.  

Lembre-se que, diferentemente das mídias tradicionais, pelas quais a comunicação é geralmente unilateral, uma das características mais marcantes das mídias sociais é a interação. Então, aproveite esse espaço, não apenas para falar, mas também para “ouvir” seus clientes, suas dúvidas e anseios. 

Os anúncios nas redes sociais também ajudam bastante, pois são segmentados e conseguem atingir as pessoas certas. Influenciadores digitais também são importantes aliados, porque possuem um grande alcance e alto engajamento, já que seus seguidores, em geral, confiam neles. Mas, cuidado na hora de escolher o influencer para a sua estratégia, pois uma escolha errada pode trazer mais problemas do que soluções. Aqui temos algumas dicas para você não errar. 

Dispare e-mails marketing

Disparar e-mail marketing também é uma boa estratégia. Manter os leads atualizados a respeito das suas ofertas para a Black Friday e disponibilizar recompensas, como códigos de desconto especial ou cartão-presente, são práticas bem comuns.

Lembre-se de segmentar o e-mail marketing com base na sua campanha e nas necessidades de quem se inscreveu para recebê-los. Para fazer essa segmentação você pode utilizar uma ferramenta de análise para verificar seu histórico de compras. Depois de analisar esses dados você terá subsídios para decidir o tipo de ofertas que incluirá em seus e-mails de acordo com o perfil dos seus leads.  

Também é bom ter em mente que há tipos diferentes de clientes e que é importante saber lidar com cada um deles. Compradores ocasionais, ou em potencial para o momento da Black Friday, geralmente estão mais interessados em economizar e você deve destacar o quanto ele pechinchará na sua Black Friday. Para os clientes fiéis, descontos VIP incentivam as compras repetidas e promovem a sensação de exclusividade. E todo mundo gosta de se sentir especial, não é mesmo? 

Uma prática corriqueira, mas de extrema importância é utilizar o nome do destinatário na mensagem. Se isso aparecer logo no assunto do e-mail, as chances de ter uma taxa de abertura alta são bem maiores

Crie um clima de urgência

Criar um senso de urgência ou escassez durante a sua campanha de Black Friday incentiva os compradores a agir. 

O senso de urgência ajuda a capturar a atenção. Um e-mail marketing com senso de urgência se destaca na caixa de entrada e tem mais chances de ser notado e aberto. Um desconto por tempo limitado ou acesso exclusivo a itens promocionais fazem com que seus clientes sintam-se compelidos a agir, em vez de esperar. Algumas formas de fazer isso: 

  • Lançar uma venda relâmpago;
  • Exibir o nível de estoque quando a quantidade for baixa;
  • Usar linguagem sensível ao tempo como “agora”, “somente hoje”, “venda final” ou “última chance”. Considere incluí-los nas linhas de assunto do e-mail marketing para aumentar a taxa de abertura também;
  • Use uma cor que se destaque para a oferta;
  • Recompense os clientes mais rápidos. Por exemplo, ofereça frete grátis ou um brinde exclusivo para os 100 primeiros que comprarem;
  • Mostre quantos clientes compraram o item na página do produto. O objetivo é induzir o medo de perder a oferta, levando os visitantes a agir. 

Trabalhe para reduzir o abandono de carrinho

O abandono de carrinho é um problema bem comum em e-commerces. Ele acontece quando o cliente adiciona itens ao seu carrinho e acaba desistindo da compra, deixando seu carrinho desamparado. 

Outubro e novembro são os meses em que as lojas online apresentam as maiores taxas de abandono de carrinho, justamente quando as empresas lançam suas campanhas de Black Friday. 

Uma resposta para isso pode ser o fato de que os usuários esperam esse momento, planejam suas compras nessa época e querem fechar o melhor negócio. Veja algumas dicas para evitar esse problema: 

  • Envie lembretes de abandono de carrinho por email ou SMS marketing;
  • Inclua o valor final do produto com taxas de impostos, envio, e todas as taxas no carrinho e evite que o cliente tenha surpresas desagradáveis na hora de fechar a compra
  • Facilite o check-out. Peça apenas informações realmente importantes, pois se precisar preencher muitos dados, o cliente tem mais chances de desistir da compra e buscar outra loja. 

Temos um conteúdo completo com dicas mais detalhadas para evitar o abandono de carrinho, confira no artigo Dicas para evitar abandono de carrinho no seu e-commerce

A Black Friday e suas campanhas similares (Black Week e Black November) são oportunidades importantes para aumentar as vendas, mas devem ser planejadas com cuidado e responsabilidade, dentro das possibilidades do seu negócio. As “blacks” antecedem a Cyber Monday e as festas de fim de ano, quando as pessoas tendem a estar mais propensas às compras, o que a torna um “aquecimento” para as festas natalinas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *