O avanço dos negócios na internet trouxe a necessidade de pautar estratégias e ações de marketing em números reais, distantes de achismos sobre os resultados. Um dos indicadores mais importantes para fazer essa análise de eficiência é o Retorno Sobre o Investimento, ou ROI, que é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos em uma campanha ou ação.
Além de ser um importante indicador para a condução das ações futuras do marketing, o ROI também pode ser útil para investidores do negócio, que vão avaliar a empresa usando o Retorno Sobre o investimento, e dependendo do que for encontrado, novas oportunidades podem surgir em decorrência da demonstração de um ROI saudável.
Saiba agora o que é ROI, por que o ROI é um bom indicador e aprenda como calcular o Retorno sobre o Investimento.
O que é ROI?
ROI é uma sigla que vem do inglês return on investment e se refere ao retorno financeiro obtido com um investimento. Esse retorno pode ser posivito ou negativo. Se o resultado for negativo, indica que a empresa teve prejuízo e no caso de um número positivo, o indicativo é que a ação gerou lucro para o negócio.
O uso deste indicador ajuda a avaliar quais são as abordagens, práticas e canais mais rentáveis para a empresa e, a partir dessa análise, determinar os próximos passos, seja para otimizar uma estratégia em curso ou abortar uma prática que não está performando bem. Assim, ganha-se em previsibilidade, já que o ROI é um indicativo de quais ações são mais efetivas e realmente agregam aos resultados da empresa.
Por que o ROI é um bom indicador?
O objetivo básico de qualquer investimento, seja em marketing ou não, é obter lucro. Logo, as ações que não têm seus resultados analisados não podem indicar com clareza a efetividade de um esforço. Nesse sentido, o ROI afasta os achismos e traz evidências claras e para a mesa. O ROI fornece informações factíveis e precisas sobre a eficiência financeira de um projeto.
Assim, ao alocar verba em um projeto, o investidor é capaz de saber quanto cada real gerou de lucro ou prejuízo. E, além disso, ao manter o histórico de ROIs de outros projetos é possível usar o indicador como um instrumento para decisões inteligentes para o futuro, olhando os pontos fortes e fracos de cada projeto.
Aqui é importante lembrar que o ROI é uma excelente ferramenta para olhar para o passado e para planejar o futuro, mas não é o indicador ideal para projeções. Ou seja, apesar de fornecer indícios, replicar conceitos de uma campanha não garante o êxito das próximas ações.
Por outro lado, ignorar a análise do ROI é investir às cegas e/ou perder dinheiro. Ou seja, descartar a importância do ROI é assumir o risco de repetir erros já cometidos e não dar a devida importância ao investimento feito.
Como calcular o ROI?
A fórmula para o cálculo do Retorno Sobre Investimento é:
ROI = (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento
Para ter uma porcentagem para a análise, multiplique o resultado por 100.
Exemplo: imagine que uma empresa do ramo de cosméticos tenha ganhado 500 mil reais e o custo do investimento feito seja de 50 mil. Colocando os valores na fórmula apresentada temos:
ROI = (R$500.000,00 – R$50.000,00)/ R$50.000,00
ROI = 9
Transformando em porcentagem ( % ) : 9 x 100 = 900 ou 900%
Aqui no exemplo o resultado foi de 9 vezes o custo de investimento ou um retorno de 900%.
Outros indicadores e métricas importantes para medir a efetividade do marketing:
Definir quais indicadores e métricas serão utilizados é um passo extremamente importante para a avaliação de resultados, definição de planos e metas. Algumas delas (CAC, KPI, LTV, CPL…) podem parecer uma “sopa de letrinhas” complicada, mas o que os números desses indicadores dizem precisa ser considerado em estratégias de marketing bem feitas.
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