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6 benefícios de usar CRM para profissionais de marketing

Entender o comportamento do consumidor está entre um dos maiores desafios do departamento de marketing na hora de traçar uma estratégia focada na venda de produtos ou serviços. Nesse contexto, uma das saídas dos profissionais de marketing é apostar nos benefícios de usar o CRM.

Ele permite aos profissionais criarem as melhores campanhas baseadas nas reais necessidades do cliente. E hoje, no mercado, o que não faltam são softwares poderosos que garantem um relacionamento mais eficaz com o consumidor, que é a essência de todo CRM.

Para ilustrar algumas das possibilidades que a tecnologia oferece, pegue o exemplo do WhatsApp. Sem dúvida, ele é um dos aplicativos mais utilizados na comunicação entre clientes e empresas. Sendo assim, hoje é possível usar o WhatsApp Business múltiplos usuários vinculado a um CRM.

Essas, entretanto, são apenas algumas demonstrações das inúmeras vantagens de usar CRM para profissionais de marketing. Abaixo segue outros benefícios que fazem toda diferença para tornar o público-alvo em cliente feliz e fidelizado. Confira!

Benefícios do CRM para profissionais de marketing.

Ser um profissional de marketing hoje em dia, principalmente no meio digital, é viver em função de dados. Independentemente de você fazer parte do time de criativos, do planejamento ou da mídia, saber o perfil de clientes potenciais é essencial para a tomada de qualquer ação.

Por isso, é importante ter em mente que o CRM não é vantajoso somente para uma função dentro do departamento de marketing, ou apenas para a equipe de vendas. Quando existe uma integração entre os dois times ou funções, com troca de informações, comunicação e processos alinhados, toda a potencialidade do CRM é revertida em bons resultados de venda.

CRM para a criação de conteúdo personalizado

Sem dúvida, um dos benefícios do CRM para os profissionais de marketing é o universo de informações que ele reúne a respeito do cliente ou consumidor potencial. Desde uma visita ao site, um formulário preenchido, uma mensagem por aplicativo. Sim, por meio do CRM o profissional visualiza todos esses níveis de contato da pessoa com a empresa.

Com esses dados organizados em uma única plataforma, o profissional de marketing consegue analisar o perfil do público, categorizar, cruzar informações e criar estratégias assertivas voltadas para a conversão.

Isso possibilita, por exemplo, que o conteúdo de uma campanha de e-mail marketing, na estratégia de Inbound Marketing, chegue de forma personalizada para o público correto. Com isso, o profissional atinge o objetivo de encantar as pessoas pelo conteúdo, atrair leads qualificados e gerar novas oportunidades de negócios.

CRM para a construção do funil de marketing

Toda equipe de marketing sabe da importância de acompanhar a jornada do consumidor da empresa, que vai da atração até o momento em que a pessoa “levanta a mão” querendo contato comercial. Novamente, o CRM oferece a possibilidade de construir um funil de vendas baseado nessa jornada do consumidor.

Com esse histórico, o profissional é capaz de adequar uma campanha segmentada de marketing para diferentes metas e de forma escalável. Como nutrir os leads com informações, até prepará-los para a compra do produto ou serviços.

Inclusive, o CRM se torna essencial no aceno de mão do cliente. Tudo porque realizar o contato para a prospecção de vendas nos primeiros minutos aumenta as chances de conversão – e lucros.

Outra vantagem do CRM, quando integrado com uma plataforma de e-mail marketing, é poder criar conteúdos periódicos para determinado público. Por exemplo, para uma marca que vende suplementos alimentares, o profissional pode enviar e-mail marketing lembrando o cliente sobre o novo estoque de produtos que ele costuma comprar sempre.

CRM e profissionais de marketing: fidelização de clientes

Manter um cliente fiel ao produto ou marca é o desejo de muitas empresas. Porém, isso só é possível de alcançar quando existe a construção de um relacionamento com o público. Logo, o CRM entra em ação outra vez para aproximar o cliente da empresa, fidelizá-lo e torná-lo um defensor da marca.

Como falado antes, o profissional de marketing tem acesso ao histórico de todos os pontos de contatos do cliente com a empresa com o CRM. Dessa forma, é possível mapear públicos que precisam de mais informações sobre o produto, ou saber quando ele está pronto para uma abordagem comercial.

Além disso, por meio de um CRM é possível criar mensagens para WhatsApp prontas e eficazes para os clientes, diminuindo o tempo de resposta da empresa.

Insights poderosos com o uso do CRM para profissionais de marketing

Seguir uma estratégia de marketing orientada a dados é vital para os profissionais da área. Nesse sentido, o CRM apresenta-se como uma ferramenta perfeita para mostrar o panorama de uma campanha. E serve, é claro, como norte para a tomada das próximas ações.

De tal forma que com essas informações é possível, por exemplo, saber qual mídia gera mais resultados com os anúncios pagos. Ademais, um bom CRM precisa fornecer relatórios visuais e em tempo real para garantir resultados satisfatórios.

Integração do CRM com outras plataformas de marketing

O CRM pode ser ainda integrado a outras plataformas. Entre elas softwares de automação de marketing, aplicativos de mensagens, ferramentas de publicidade e de fluxo de trabalho.

Assim, a equipe de marketing se concentra em ações estratégicas em vez de gastar tempo e energia lidando com muitas ferramentas ao mesmo tempo.

Times de marketing e vendas alinhados com o CRM

Por último, o CRM ainda tem a vantagem de evitar falhas na comunicação entre a equipe de marketing e vendas, que é muito comum nas empresas. A plataforma permite que os departamentos troquem informações de forma rápida e organizem todo o processo de gestão de relacionamento com o cliente.

Com isso, as equipes trabalham alinhadas e focadas em apresentar soluções para as necessidades do consumidor. Afinal, entender o que está por trás de cada um dos seus passos, é ter a oportunidade de entregar conteúdo de valor e gerar muitas vendas.

Por Marina Dutra – Jornalista e redatora apaixonada por branding, escrita e tudo relacionado ao universo criativo.

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