5G no Brasil: o que muda no marketing digital?

A tecnologia 5G já é uma realidade no Brasil. No dia 06 de julho de 2022, a cidade de Brasília foi a primeira a receber a funcionalidade, seguida por Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. No dia 04 de Agosto foi a vez de São Paulo.

As próximas cidades previstas para receberem a quinta geração de telefonia são Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador.

A chegada do 5G no Brasil impacta muitos setores e o marketing digital é um deles. Veja o que muda, e quais são as novas possibilidades no segmento.

O que é 5G e o que muda na vida do usuário?

Essa tecnologia representa a evolução das gerações 3G e 4G, e possui uma velocidade maior de internet, entre outras melhorias.

Pelo 5G é possível que mais aparelhos utilizem a internet móvel ao mesmo tempo sem prejuízo na conexão, além de trazer mais força ao que ficou conhecido como a internet das coisas, pela qual o usuário pode conectar à internet geladeiras, lâmpadas, câmeras de segurança, entre vários outros objetos.

Segundo a Qualcomm (fabricante de chips), no 5G um download pode ser feito de dez a 20 vezes mais rápido. 

Além disso, no 5G a latência é menor, que é o tempo que um dispositivo leva para enviar os dados para o servidor. Isso é uma ótima notícia para os gamers, que terão melhor experiência em jogos. 

Como o 5G impactará o marketing digital?

A tecnologia 5G marca uma mudança de paradigmas e formas como as pessoas consomem conteúdos na internet. Portanto, o marketing digital tem a obrigação de acompanhar as mudanças. 

Com maiores possibilidades de interação, o marketing precisa estudar formas de criar conteúdos que conversem mais de perto com seu público. 

Como o marketing pode aproveitar o 5G?

São muitas as possibilidades, mas é preciso saber utilizar os ventos favoráveis da tecnologia, sob o risco de ser tragado por ela. Veja algumas formas de aproveitar as oportunidades. 

Invista em vídeos

Os vídeos são conteúdos que só crescem entre os usuários, e a prova disso são as redes sociais que cada vez investem mais nesse formato. Não é por acaso que o Tik Tok se expande a cada dia. Com o 5G, os conteúdos em vídeo serão ainda mais consumidos, com carregamento e downloads mais rápidos. 

Por esse motivo, os profissionais de marketing digital precisarão investir em tecnologias inovadoras de criação de conteúdo – especificamente aquelas relacionadas à criação de vídeos. 

Mas é importante lembrar que o conteúdo precisa ter qualidade e relevância para que os usuários cliquem nele. 

Personalize os conteúdo

A necessidade de experiências de usuário personalizadas continua sendo relevante e um aspecto importante do marketing digital. Observando sempre a legislação, obter dados dos usuários em tempo real ajuda a oferecer uma experiência personalizada.

Com esses dados em mãos, os profissionais de marketing podem melhorar a experiência do cliente e oferecer soluções relevantes. 

Ofereça uma experiência mais interativa

As experiências online não se limitarão a dispositivos móveis ou pessoais, também se estenderão a telas de sinalização digital em espaços públicos. Os usuários podem reagir em tempo real às telas em seu espaço, abrindo um mundo de personalização que ainda não foi explorado.

Portanto, é importante estar atento a formas de fazer com que o usuário esteja cada vez mais participativo no processo, e uma forma de fazer isso é através da gamificação, que é incluir jogos nas estratégias. 

Novas possibilidades para o marketing digital

A tecnologia 5G traz muitas possibilidades para o marketing, já que com ela é possível criar novos formatos, interações e quem souber aproveitar as oportunidades irá se destacar no mercado. 

O vídeo é um formato que merece atenção especial do marketing digital com as novas tendências, e veja bons motivos para usar vídeos em suas campanhas nesse conteúdo.

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