Você sabe o que é Employer Branding e como ele impacta seus colaboradores?

Employer branding são ações desenvolvidas junto aos colaboradores das empresas para aumentar o engajamento, o bem-estar e aumentar a retenção!

Para que uma marca tenha sucesso dentro de seu mercado de atuação, é necessário que antes de qualquer coisa ela pense em ter colaboradores engajados com os valores da empresa. Até porque são eles que tem o contato direto com o cliente e passam adiante seus diferenciais.

Porém, essa pode ser uma tarefa bem complicada. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar!

Employer branding: o que é isso?

É o conjunto de estratégias que tem como objetivo construir e manter a imagem positiva da empresa como empregadora, ou seja, essa estratégia tem como foco os colaboradores e não os clientes. O principal objetivo dessas estratégias é melhorar a percepção e satisfação dos colaboradores com a empresa.

Porém, é importante ter em mente que esse é um processo de longo prazo e que os resultados não aparecem de uma hora para a outra, mas que vale a pena aguardar, pois os frutos colhidos irão impactar diretamente em seus clientes.

E porque ele é importante?

Para se destacar dentro de seu mercado, as empresas precisam cada vez mais mostrar seus valores e qualidades intangíveis em relação à concorrência. Só assim conseguem chamar a atenção e fidelizar os clientes.

Para isso, ter defensores de sua marca é imprescindível, e seus maiores defensores devem ser os colaboradores. Além disso, o employer branding tem um significativo impacto nos níveis de produtividade.

Um funcionário satisfeito trabalha mais feliz e tem orgulho de fazer parte da equipe, o que reduz os gastos com processos de seleção e contratação, já que a retenção dos colaboradores aumenta. Além do fato de que uma empresa com boa reputação atrai profissionais mais qualificados.

Como implantar o employer branding?

Para que as ações de employer branding sejam bem sucedidas é necessário que a empresa defina quais os valores que orientam o negócio. Além disso, a marca deve ter missão, visão e valores muito bem definidos e que diferenciem a empresa da concorrência.

Depois disso, deve ser feito um planejamento bem detalhado com objetivos, cronograma e recursos disponíveis, que pode ser a curto, médio ou longo prazo. Além disso, deve-se manter o foco em quais assuntos serão tratados, por exemplo: remuneração, capacitação e etc.

É preciso pensar no colaborador como um potencial consumidor, devendo ser o primeiro a validar suas iniciativas.

 

O Marketing de Conteúdo pode fortalecer o employer branding?

Com toda certeza! O Marketing de Conteúdo fortalece o relacionamento com os colaboradores, além de ajudar no processo de educação sobre a cultura da empresa.

Na hora de desenvolver os materiais para o público interno, lembre-se de validar tudo que será publicado com os gestores da equipe focal. Quanto mais envolvidos nos processos internos os colaboradores estiverem, mais parte da equipe se sentirão.

E sua empresa, tem uma boa reputação como empregadora? Pense nisso!