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Comece o ano impulsionando as vendas da sua empresa5 min

Comece o ano impulsionando as vendas da sua empresa5 min

Não é novidade para ninguém que as vendas do comércio arrefecem no início do ano. Isso não quer dizer que você não possa começar o ano impulsionando as vendas da sua empresa.

No mundo dos negócios é essencial que estejamos sempre procurando novas soluções. Essa é uma tarefa para o dia a dia, perante os múltiplos problemas que se apresentam.

Assim como é verdade que as famílias estão endividadas e menos propensas ao consumo, também é correto dizer que essa regra não vale para todos. Há públicos que não são afetados pela tradicional gastança de fim de ano. Não por outra razão, há pessoas consumindo, e muito, nesse início de ano.

Então, vamos pôr mãos à obra e buscar melhorar os resultados. Desde já, é preciso adiantar que 99% das soluções são estratégicas e você perceberá isso ao longo desse artigo.

Estudando o comportamento do consumidor para estruturar políticas estratégicas

Falando em estratégia, o que o seu público-alvo fez no verão passado, após as festas de fim de ano? Ele seguiu consumindo? Reduziu, manteve ou aumentou os gastos? O que o seu público consumiu no verão passado? Se o seu público é nacional, quais foram os diferentes comportamentos nas diferentes cidades, estados e regiões?

Essas são informações essenciais para você elaborar estratégias capazes de atenuar a queda nas vendas no início do ano. Você precisa se antecipar às ações do consumidor. O ideal é que possamos ter no mínimo, que seja, uma ideia de como o mercado consumidor se comporta.

Como fazer isso? Em primeiro lugar, você deve buscar pesquisas de consumo sobre o tema. O que as pessoas compram nessa época? Como elas compram? O que as estimula a comprar? Se você trabalha com um produto ou uma linha de produtos específicos, pode procurar dados de consumo relativos a esses itens.

Isso funciona, inclusive, para o setor de serviços. Entendendo o que pensa o consumidor, você pode, ao mesmo tempo:

– gerar estímulos para que as pessoas comprem aqueles produtos;

– destacar os produtos no PDV;

– destacá-los nas campanhas publicitárias;

– fazer campanhas de marketing digital;

– orientar o pessoal de vendas a focar naqueles produtos.

Há uma série de outras estratégias. A principal lição é saber aplicar o pensamento estratégico à sazonalidade. Cada período tem as suas características e as estratégias precisam ter aderência a estas últimas.

Correto?

Como utilizar sua ERP a favor de suas políticas estratégicas sazonais

Você sabe da importância de ter um ERP em sua empresa. Um software de gestão empresarial possui, entre outras funcionalidades, as ferramentas de controle e planejamento.

Entre essas ferramentas de controle e planejamento estão os relatórios gerenciais Esses relatórios permitem visões globais e específicas. É possível saber qual o volume total de vendas dentro de um período, assim como você pode obter relatórios específicos, como o ranking de venda por produto.

Outra ferramenta que vai amparar suas políticas estratégicas sazonais é o relatório de compras por cliente. Você pode visualizar o comportamento de compra de cada cliente naquele período. Com isso, fica mais fácil, por exemplo, criar políticas personalizadas.

Os relatórios gerenciais são uma verdadeira máquina do tempo. Você pode viajar, através das informações, para períodos passados e até antever o futuro. Esse é o segredo. Dizem que conhecer o passado é uma das formas mais eficazes de entender o presente e antever o futuro. Tudo que buscamos para amparar nossas decisões é entender o presente e antever o futuro.

Dá trabalho cruzar relatórios e obter informações refinadas, mas vale a pena, porque elas fazem a diferença.

De que forma a internet e o Marketing Digital podem ajudar?

Se o seu ramo é o comércio e você ainda não tem uma loja virtual, a resposta para as suas dúvidas estão respondidas.

Você já tem o estoque, os fornecedores e seu software de gestão empresarial, que pode ser integrado com a loja. O que está faltando? A resposta é: criar o site, cadastrar os produtos, desenvolver um sistema de entregas  , um sistema de rastreamento de produtos e começar a vender.

Quer melhor forma de começar o ano impulsionando as vendas da sua empresa que criando um novo canal? Você alcançará uma grande massa de consumidores que estão fisicamente distantes do seu comércio, mas procuram pelos produtos que você tem a integrar. Isso não é diferente com o setor de serviços. A única diferença é que nos setor de serviços você não precisa criar uma loja virtual, mas um site comercial.

A parte menos doce de tudo isso é que vai ser necessário investir em propaganda e o caminho é o Google Adwords. Já que estamos falando de uma estratégia para o começo do ano, destaque na propaganda os produtos com mais procura nesse período.

Para obter orientação mais detalhada de como aplicar o Marketing Digital aos seus negócios, a sugestão é consultar uma agência digital, que vai auxiliar você desde o desenvolvimento do site estruturação e operacionalização de suas políticas na internet.

Toda sorte do mundo com os negócios!

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