Web Designers estão desenvolvendo seus sites com o máximo de preocupação de rankeamento das páginas e os clientes sempre querem ter o seu site no topo dos buscadores. Hoje faremos uma introdução ao SEO e os seus benefícios aos negócios.
O que é?
SEO, do Inglês, Search Engine Optimization, significa Otimização de motores de busca. Através de métricas SEO, é possível deixar o seu site em destaque nos buscadores. O segredo para estar notopo dos buscadores é bem guardado, e só os desenvolvedores que têm acesso aos algoritmos que poderiam dizer com toda a certeza e credibilidade qual a melhor forma de estar sempre no topo. Porém, hoje são estudados vários métodos para que os mecanismos de buscas sejam familiarizados com o seu site.
Quando o usuário realiza uma busca, seu olho se foca à uma área chamada Golden Triangle(Triângulo de Ouro), segundo pesquisa chamada Eye Tracking Study (http://www.useit.com/eyetracking/), realizada por Nielsen Norman Group’s, há 95% de chances do olhar se fixar nessa região. É nessa região que estão presentes os sites do topo da pesquisa, ou seja, são eles que o usuário irá perceber primeiro, funciona exatamente como um modelo mental, já se tornou uma ação comum e rotineira.
SEO x Links Patrocinados
Aos usuários mais experientes e que conhecem como funciona os buscadores, os Links Patrocinados podem parecer, muitas vezes, sem muita credibilidade, pois a empresa detentora do topo é aquela que investe mais para estar ali (basicamente um leilão, oferecer mais dinheiro para ganhar). Noslinks patrocinados o pagamento da empresa ao buscador é feito por CPC (custo por clique.) Porém, muitas vezes, o que está lá pode ser exatamente o que o usuário está procurando. Como dito anteriormente, o usuário não passará muito da 1ª página para realizar sua busca, entretanto, estar visivelmente em destaque agrega valor ao negócio.
SEO não há gastos comparando com os Links Patrocinados. Claro, ambos precisam de um bom profissional, este que terá seu valor agregado aos benefícios do serviço oferecido. A classificação de sites através de SEO soa mais natural que os Links Patrocinados e se destaca em certa de 90% dos cliques dos usuários. Com links patrocinados o retorno pode ser até imediato, ao contrário de fazer um website com métricas de SEO, que pode demorar meses até surgir algum resultado, ainda mais se as palavras chaves forem muito concorridas.
Meta Tags
O primeiro passo em se falar em melhoramento para buscadores é definir as meta tags do seu site. As meta tags são as etiquetas do seu site. Nela estarão contidos alguns dados importantes que ajudarão a classificação do seu site.
As meta tags serão incluídas dentro da tag <head> do seu código HTML.
<!doctype HTML>
<head>
…
meta tags aqui
…
</head>
<body>
</body>
<html>
Abaixo há um código com algumas meta tags para você analisar e implementar no seu site.
<head>
<meta charset="UTF-8">
<title>Título da pagina</title>
<meta name="description" content="descricao do seu site">
<meta name="keywords" content="palavra chave1, palavra chave2, palavra chave3 >
</head>
O início de cada linha de código é feito pela pavara META , referente à metadatado , que são informações sobre os dados do site, no caso, sobre o HTML. Além de fornecer detalhes da página aos navegadores, eles auxiliam na indexação nos buscadores, como dito anteriormente.
Fonte: http://chocoladesign.com