Ter um blog foi uma tendência dos anos 2000 e logo as empresas viram o potencial deste formato e passaram a incorporar as estratégias de marketing para tais páginas. De lá para cá, o mundo digital passou por transformações importantes, que mudaram a forma de consumo de conteúdos na internet.
Diante desse cenário, surge a questão: ainda vale a pena ter um blog em 2023? Descubra se esse ainda é um recurso eficaz e veja como criar um blog que realmente converta!
Vale a pena ter um blog para a empresa?
Se você está se perguntando se vale a pena ter um blog para a sua empresa, a resposta é: depende. Com a expansão das redes sociais, as campanhas de marketing assumiram novos formatos, aproveitando o potencial desses espaços. Elas são ótimas para se aproximar do público e fortalecer o relacionamento.
No entanto, os blogs cumprem outros objetivos que não podem ser atingidos apenas com as redes sociais. Eles aproveitam o enorme potencial de oferecer conteúdo de valor a um grande público a partir dos resultados de pesquisa nos buscadores, principalmente o Google.
Mesmo que canais como Instagram e TikTok pareçam dominar a internet, ainda é expressivo o número de pessoas que utilizam o Google para tirar as suas dúvidas e buscar ajuda. Nesses casos, o seu blog pode se destacar e aumentar a autoridade da empresa.
Porém, não adianta produzir blog posts apenas para seguir as tendências. A ferramenta oferecerá bons resultados se for utilizada de maneira estratégica e alinhada ao restante do trabalho de marketing.
Quais são as vantagens de ter um blog em 2023?
Para entender se faz sentido investir em um blog dentro da sua estratégia de marketing, é necessário saber quais são as vantagens que ele pode oferecer. Confira alguns dos benefícios.
Aumenta a conexão com o público
Como vimos, muitas pessoas chegam ao seu blog por meio das pesquisas no Google. Desse modo, organicamente é possível auxiliar o público em suas dificuldades oferecendo conteúdo de valor. Esse processo aumenta a confiança e a simpatia que a audiência tem pela sua marca.
Dá mais autoridade no mercado
Ao oferecer materiais relevantes e que realmente ajudam a solucionar as dores da persona, a sua empresa demonstra que é especialista na área. Assim, ela ganha mais autoridade digital e passa mais segurança na jornada de compra.
Ajuda a aumentar as vendas
Ao receber visitantes organicamente pelos buscadores, a sua marca amplia a audiência de forma barata e efetiva. Tenha em mente que as pessoas que chegam ao blog por meio da pesquisa no Google já demonstraram interesse na sua área de atuação, o que representa uma oportunidade importante de converter clientes.
Educa a audiência
O blog ajuda a oferecer instruções e melhorar o atendimento ao cliente. Materiais organizados e bem escritos educam a audiência sem demandar muito do seu time de colaboradores. Esse aspecto é especialmente importante se o seu produto for complexo e demandar orientações mais detalhadas para o uso ou implementação.
É excelente para conteúdos perenes
Alguns assuntos são recorrentes para empresas, independente da época. Temas que com frequência são de interesse do público quando entram em contato com a empresa podem se tornar ótimos conteúdos perenes. Ou seja, neste espaço é possível criar conteúdos mais extensos que conseguem cobrir as principais dúvidas dos clientes.
Como criar um blog de sucesso?
Agora que você já sabe mais sobre a importância de ter um blog, precisa entender como obter sucesso nessa estratégia. O primeiro passo é definir os aspectos técnicos, como:
- ferramenta de criação;
- identidade visual;
- serviço de hospedagem;
- monitoramento de resultados;
- adaptação a diferentes dispositivos.
Além desses elementos, também é necessário definir padrões para a produção de conteúdos. Eles são importantes para alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca e engajar a audiência. Para isso, é importante definir objetivos claros e acompanhar o desempenho com as ferramentas certas.
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