As principais tendências do marketing digital para 2023

A internet mudou a forma de fazer marketing, pois diminuiu as barreiras entre consumidor e empresa, e nivelou a concorrência. Como consequência dessa transformação digital, que criou o conceito de marketing digital, vemos no mercado novas técnicas como SEO, Inbound Marketing, Analytics e redes sociais já não são mais tendência, mas algo essencial para as empresas. Portanto, as transformações são uma constante e por isso é importante estar sempre atualizado, para isso apresentamos algumas das principais tendências do marketing digital em 2023.

Segundo Thays Abrantes, CEO da Agência Cryah e especialista em marketing digital, é preciso ficar atento às novidades e tendências do mercado para não ficar alheio às inovações e garantir sempre os melhores resultados para o cliente.

“Temos muitas ferramentas disponíveis que nos ajudam na execução, no direcionamento do trabalho e também na mensuração dos resultados. As mudanças são constantes e, a cada dia, surgem novas tecnologias e novas técnicas de trabalho que melhoram a nossa atuação e ajudam a explorar o melhor nos negócios do cliente”, comenta Thay Abrantes.

A especialista vê nessas atualizações uma oportunidade. “Fica cada vez mais difícil de acompanhar, mas são as inovações que ditam as melhorias do nosso trabalho pois o próprio cliente muda, se cansa e quer consumir coisas novas. Precisamos seguir a tendência”, conclui.

Confira as 4 inovações que vão mudar o cotidiano das agências de marketing digital em 2023:

1 – Personalização

Uma das maneiras de envolver os corações e mentes de seus clientes é personalizar o marketing para atender às suas necessidades. Anos de estudos demonstraram que as pessoas amam ouvir seus nomes ou vê-los por escrito. Hoje a tecnologia permite ir além e as equipes de marketing têm a oportunidade de se aprofundar em dados para identificar o que pode tirar o sono dos clientes e que tipo de mensagem podem oferecer soluções para esses problemas. 

Hoje os consumidores são inundados com mensagens de marketing de vários canais. Em meio a essa enxurrada, destacam-se as mensagens personalizadas que estabelecem uma conexão real entre a marca e seu público-alvo. Isso vai além de incluir o nome do remetente em seus e-mails marketing, ou o uso de pop-ups. Capriche em um conteúdo que realmente o cative. 

Segundo pesquisa da Epsilon, 80% dos consumidores disseram estar mais propensos a fazer negócios com uma marca que oferece uma experiência personalizada.

Uso de vídeos

Os vídeos tendem a alcançar protagonismo cada vez maior nas estratégias de marketing. Isso deve-se, principalmente, ao aprimoramento cada vez maior das tecnologias, como o 5G, por exemplo, que permite downloads mais rápidos e menor latência. 

Segundo pesquisa da Wyzowl, 84% dos consumidores decidiram comprar algo após assistir a um vídeo. Além disso, a maioria dos profissionais de marketing (93% deles) dizem que o vídeo é uma parte essencial de sua estratégia de marketing. 

Portanto, o vídeo firma-se como forte tendência para o  marketing em 2023.

Profissionais de marketing ágeis e orientados a dados terão sucesso em 2023

Para 2023 é importante ir além de apenas analisar informações demográficas básicas. Para o próximo ano será essencial conhecer os interesses, hobbies, como seus clientes gostam de fazer compras, que dispositivo mais utilizam para consumir mídias, suas comunidades online, seus desafios e que causas sociais costumam apoiar.
Com esses dados em mãos, fica mais fácil planejar estratégias personalizadas e uma experiência do cliente marcante.

4 – Transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo realizada nas mais diversas redes sociais ganhou o público após o surgimento da pandemia de covid-19 e tem gerado maior reconhecimento para as marcas, inclusive para as B2B. Isso acontece devido à proximidade e à possibilidade de criar experiência e tirar dúvidas diretamente na fonte de onde as coisas acontecem. Esse tipo de interação gera um ROI superpositivo e aumenta o interesse em obter o produto ou o serviço ofertado.

5 – Pesquisa por voz e SEO

Usuários multitarefas que não possuem tempo de digitar e usam seus aparelhos smartphones enquanto caminham. Essa cena há muito deixou de fazer parte de cenas de filmes tecnológicos para ser parte do nosso cotidiano, seja você workaholic ou não. Essa é uma tendência que cresce cada vez mais devido às atualizações constantes do sistema do Google para compreender melhor as palavras faladas, mesmo em ambientes de muito ruído, e interpretar a intenção e o contexto para oferecer o melhor conteúdo disponível com boas técnicas de SEO.