Métricas demonstram que ter um site otimizado para mobile que seja mais rápido alavanca permanência nas páginas e vendas no ecommerce. Pensando nisso, a Cryah, agência digital sp, dá dicas de otimização de sites para mobile.
Usar o smartphone para acessar sites é uma atividade comum no dia a dia de pessoas que têm o hábito de navegar na internet. Esta prática leva os consumidores a usarem o aparelho para resolver questões como pagamento de contas, compra de comida, roupas e serviços diretamente pelo celular, por isso, tornou-se fundamental proporcionar ao shopper uma experiência de navegação rápida e intuitiva, totalmente adaptada ao mobile. Afinal, deparar-se com uma página que não se adapta à tela pode ser determinante para o consumidor mudar de site ou desistir de uma compra.
Em uma pesquisa encomendada pelo Google, a Delloite e a 55* analisaram sites de 37 marcas líderes de mercado na Europa e EUA, monitorando o tempo de carregamento dos sites no smartphone a cada hora por 30 dias, a fim de gerar métricas que relacionassem a responsividade e a velocidade dela com a efetividade do funil de vendas de cada empresa.
Vantagens da velocidade do site mobile no funil de vendas
- Aumento das taxas de avanço dos consumidores no funil de vendas.
- Menor taxa de rejeição
- Sites mais rápidos resultam em maior tempo de permanência na página e maior número de vendas
Um dos resultados mais surpreendentes desta pesquisa é que todas as verificações sobre aumento de desempenho nos sites dizem respeito a melhora de apenas 0,1 segundo na velocidade de carregamento. Isto significa que implantando pequenas mudanças, como as que a Cryah agência de marketing sp irá apresentar, é possível colher resultados bem expressivos em tráfego e vendas.
Como otimizar um site para mobile
O site visto na tela de um computador leva o usuário a um tipo de experiência e a versão mobile, a outra. O que parece óbvio pode se traduzir em alguns erros na hora de adaptar o site da tela do PC para o smartphone, por isso é necessário tomar alguns cuidados que a agência digital separou:
- Pense no conteúdo: o mobile não favorece a leitura de textos longos. Pense em formas de deixar as informações objetivas e destaque o que é mais importante.
- Design responsivo: se o site abre totalmente desconfigurado no mobile, é necessário repensar o design para que ele se ajuste às telas dos celulares.
- Desative os pop-ups: a forma como o usuário clica e se movimenta pela tela é diferente entre a versão PC e mobile. No celular os pop-ups não são bem-vindos, pois interferem bastante na experiência do usuário.
Estas e outras melhorias podem ser implementadas para otimizar o site e aumentar a velocidade de carregamento em 0,1 segundo e até mais, a depender dos atributos de um site e sua performance atual. Como mostrado acima, faz sentido investir nesta melhoria pontual da otimização do site para mobile para atingir retornos mais expressivos dentro do funil de vendas.
Verifique a velocidade de um site no mobile
É possível diagnosticar um site e verificar sua velocidade fazendo um teste do Google no site Teste Meu Site. A partir dos resultados mensurados que serão enviados ao email, você terá a oportunidade de visualizar quais são as mudanças que devem ser feitas no domínio escolhido. Tais implementações e melhorias devem ser feitas por especialistas e o time da Cryah, agência digital São Paulo, detém os conhecimentos e expertises necessários para fazer os ajustes de forma pessoal e personalizada para o seu negócio. Estamos a disposição!