Redes sociais: 8 erros de marketing a serem evitados

As redes sociais estão conquistando cada vez mais adeptos pelo mundo, que está cada vez mais conectado e quem diz isso são os números. Segundo o Insper, 63% da população mundial está online e as mídias sociais crescem a cada dia. Os internautas utilizam 35% do tempo gasto na internet nas redes.

Elas são projetadas para informar, envolver, conhecer e conectar, e como a maioria delas está aumentando diariamente o número de usuários ativos (mais de 1 milhão de novos usuários por dia, em bilhões), os novatos, e até mesmo os mais experientes, podem cometer alguns erros comuns de marketing nesse ambiente digital.  

Confira 8 erros comuns que você deve evitar nas redes sociais e por quê. 

1. Errar na legenda

As palavras que você digita ao lado ou abaixo de sua imagem ou vídeo nas redes sociais, a legenda, são de extrema importância para o sucesso de uma postagem, já que uma legenda muito longa exigirá que o usuário clique para expandi-la, e provavelmente a maioria não fará isso. 

Os usuários erram muito nas hashtags também. Criar as próprias hashtags não serve para nada, já que elas existem para tornar seu conteúdo pesquisável por tópico de interesse, portanto pesquise as que sejam apropriadas para cada legenda.

2. Imagens ruins

A imagem é a primeira coisa que o usuário olha em uma postagem de rede social. Escolha uma imagem interessante e que tenha relação com o conteúdo que está sendo compartilhado. 

Você deve usar infográficos, vídeos e fotografias de clientes reais, porém é importante que eles autorizem antes. As pessoas tendem a parar e prestar a atenção, se envolver com conteúdos que tenham elementos de interesse humano, ou algo intrigante nas imagens que chamem a atenção.

3. Valorização das métricas visíveis 

É comum dar valor excessivo ao número de seguidores e curtidas, pois são métricas visíveis a todos. Porém, essas são métricas de vaidade e não dizem muito sobre os resultados nas redes sociais. 

Há pessoas que, em nome do volume, compram seguidores para suas contas, o que não é uma boa prática (veja por que aqui).

As métricas mais importantes para as redes sociais são alcance, impressões, engajamento e menções à marca. Temos um eBook que vai te mostrar mais detalhes sobre cada uma delas, acesse aqui

4. Publicação sem estratégia

As mídias sociais disponibilizam métricas gratuitas para perfis comerciais, então vale a pena olhar sempre esses indicadores para planejar as estratégias de marketing. As publicações devem ser feitas de acordo com as horas e dias da semana que oferecem melhor desempenho. 

As métricas são ferramentas essenciais para uma estratégia de marketing bem feita, pois elas dão diretrizes para quais conteúdos são mais eficazes para o público da sua empresa, e quando é mais indicado postar. 

5. Não incluir ícones de redes sociais em seu site

Esse é um erro comum, tanto em negócios menores, quanto em maiores. Uma presença ativa em mídias sociais pede que links que apontem para essas redes sejam incluídos em vários locais no site da sua empresa, pois assim os usuários podem encontrá-las mais facilmente e segui-las.

É importante testar esses links para conferir se estão corretos e eles devem ser abertos em novas guias ou janelas.   

6. Apenas autopromoção

Um conteúdo que promova apenas sua empresa, ficará entediante rapidamente. Portanto, o ideal é diversificar, compartilhar notícias relevantes, eventos de interesse de seu público, dicas úteis, conteúdos que agreguem ao usuário, para além da simples propaganda dos produtos e serviços do seu negócio. 

Aqui temos algumas dicas para pensar conteúdos que gerem resultados para o seu negócio.

7. Sem Gerenciamento de Comunidade

Como o próprio nome já diz, essas mídias são sociais, portanto é importante gerenciar como o público-alvo está recebendo seus conteúdos. Simplesmente manter os canais alimentados com postagens, mas fazer isso de maneira automática, não é “social”. 

Por isso, é importante verificar os resultados dos conteúdos, verificando as notificações de cada canal e interagindo de alguma maneira, respondendo comentários e avaliações, convidando aqueles que se envolvem com seu conteúdo a seguir seus canais, entre outras ações.  

8. Falha ao anunciar

O alcance orgânico nas redes sociais não é uma estratégia suficiente para chegar ao seu público de forma abrangente, especialmente no Facebook.

Seu conteúdo orgânico chega a uma porcentagem muito pequena de seguidores, portanto, colocar uma pequena quantia de dinheiro em algumas postagens para que elas possam ser segmentadas para o público-alvo apropriado sempre fará diferença no engajamento e aumento de seguidores. 

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