O Google parece estar perdendo, aos poucos, a hegemonia para Instagram e Tik Tok. Ultimamente, os novos usuários preferem fazer suas buscas, tanto sobre pesquisas em geral, quanto mapas, lugares para comer e visitar, no Tik Tok e Instagram. Esse novo comportamento pode estar ligado, sobretudo, a características da geração Z.
A Pesquisa e o Google Maps são hoje os principais produtos do Google e frente aos novos comportamentos dos usuários, a empresa já está buscando soluções com bases tecnológicas para se manter competitiva no mercado.
O comportamento dos novos usuários de redes sociais
A ameaça do TikTok aos negócios do Google não se limita apenas ao YouTube. Os principais serviços do Google estão sofrendo impacto porque cresce a preferência por mídias sociais e vídeos no caminho de descoberta dos usuários mais jovens.
O vice-presidente sênior Prabhakar Raghavan, que administra a organização Knowledge & Information do Google observou que os novos usuários não têm expectativas e a mentalidade com a qual a empresa está acostumada. Ele disse ainda que as perguntas que esses jovens fazem hoje são completamente diferentes.
Segundo o executivo, o novo usuário não busca por palavras-chave, mas procura descobrir conteúdos de maneiras novas e mais imersivas.
“Em nossos estudos, quase 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou à Pesquisa, vão para o TikTok ou Instagram”, disse.
Os comentários do executivo tiveram como base pesquisas internas com usuários dos Estados Unidos, com idades entre 18 e 24 anos.
O Google está de olho nas mudanças de comportamento
Pode não fazer sentido para os usuários mais velhos pensar em um aplicativo de vídeo para encontrar um restaurante. Porém, essa tendência pode reduzir o negócio principal do Google de pesquisa e descoberta ao longo do tempo.
Embora os usuários mais jovens possam eventualmente lançar algum aplicativo de mapas para fins de navegação, os dados indicam que eles não necessariamente iniciam sua jornada no Google.
Todo trabalho que o Google fez ao longo dos anos para organizar, selecionar e recomendar vários negócios pode se perder quando falamos de usuários mais jovens.
Raghavan também explicou como os mais jovens estavam interessados em “formas visualmente ricas” de busca e descoberta, e isso não se limitava apenas a onde comer.
Ele ressaltou que muitos dos jovens nunca viram um mapa de papel, mas os produtos foram projetados para parecer um mapa que ficou “preso no telefone”. Isso não atende às expectativas dos usuários mais jovens e é a experiência errada para oferecer a eles, disse o executivo.
“Temos que evocar expectativas completamente novas e isso requer bases tecnológicas totalmente novas”, observou Raghavan.
Como o Google está se reinventando?
O Google Maps está incorporando realidade aumentada para ajudar os usuários a se posicionarem em seu ambiente, em vez de forçá-los a descobrir qual caminho seguir com base em um ponto azul piscando na tela.
A empresa também anunciou recentemente outras melhorias no Google Maps. Exibiu novos modos 3D e visualizações imersivas, entre outras coisas que também tornam o Maps menos como uma forma digital de um mapa em papel.
Raghavan também sugeriu que a demanda dos mais jovens por conteúdo visual mudará a Pesquisa do Google. Ele acredita que isso faz parte da avaliação contínua do mecanismo de busca, no entanto.
Anteriormente, ele explicou, os usuários da web digitavam algumas palavras-chave básicas em um mecanismo de busca para obter uma lista de links azuis em troca. Mais tarde, os mecanismos de pesquisa tornaram-se capazes de entender a linguagem natural e, em seguida, adicionaram recursos para lidar com consultas de voz. Em alguns países, a voz agora gera 30% de todas as consultas, observou o executivo.
Hoje, o Google procura combinar imagens e texto, pois imagina um futuro em que os usuários possam segurar o telefone – ou talvez usar óculos AR (realidade aumentada) – para iniciar uma pesquisa com base no que veem.
Essa capacidade de se adaptar aos novos cenários é uma das características que mantém o Google há anos como uma empresa gigante e inspiradora. A maleabilidade e a agilidade para se aperfeiçoar é um diferencial importante e necessário para manter-se competitivo no mercado.
Pensando no exemplo do Google, como está o seu negócio? Você também possui essa visão de futuro e está atento às mudanças do seu segmento?