Que toda empresa funciona como um organismo vivo a gente já está cansado de saber. Assim como quando a gente extrapola em um esporte e isso pode prejudicar nossos ligamentos, uma ação mal coordenada em um departamento pode impactar fortemente em toda a organização da sua empresa.
Alguns departamentos têm impactos menores, mas tem alguns onde os impactos podem definir a vida da sua empresa e é deles que vamos falar aqui: Marketing e Vendas. O departamento de vendas é o coração de toda empresa. É dele que saem os negócios para que as outras áreas da empresa possam trabalhar além de gerar o fluxo financeiro para manter o negócio.
Já a área de marketing é responsável pela visibilidade, estratégias de presença e de atração de interessados em um produto ou serviço para que vendas faça seu papel. Marketing possui uma responsabilidade muito grande porque pense: se a empresa não é vista, notada e não possui boa reputação, não se mostra atrativa e não possui estratégia para atração de clientes, como a área de vendas faz seu trabalho? Na maior parte das empresas onde o marketing não possui estrutura sólida, o esforço dos vendedores deve ser ainda maior para passar uma imagem de credibilidade perante o mercado.
Por outro lado, não adianta os profissionais de marketing fazer o plano perfeito se a área de vendas não possui preparo para manter a linha de comunicação gerada. Sabe aquela velha história de “Peraí, mas o anuncio está diferente do que você está me falando?”. Vendas por sua vez precisa entender o que está sendo passado e também alinhas com o departamento as metas. Não dá para cada área correr para cada lado. Se isso acontecer, muitos clientes potenciais podem chegar, mas a taxa de conversão será baixa. Logo nem uma área nem outra conseguem mostrar resultados almejados.
O cenário ideal é que as duas áreas se reúnam para que se ajudem mutualmente. O departamento comercial explica o que sente do mercado e suas metas. Marketing estuda as personas e quais estratégias usar, além de ajudar os vendedores em suas abordagens. O resultado que temos com isso será marketing atraindo muitos interessados e vendas convertendo muito mais interessados em novos clientes.
Vendas gera fluxo financeiro para sustentar marketing e marketing leva clientes potenciais para os vendedores transformar em novos clientes. Eu digo que não importa quem vem primeiro, se o ovo ou a galinha. No final do processo todos somos parte da mesma família e devemos trabalhar juntos para crescer.