O marketing digital se tornou, nos últimos anos, a principal frente de atuação das organizações na captação e manutenção de clientes. Trata-se de uma Estratégia que explora o grande número de horas que as pessoas permanecem on-line para chamar sua atenção até mesmo durante as atividades mais triviais.
Isso faz com que toda a organização seja afetada em ampla escala, ao se deparar com a necessidade de desenvolver aderência entre suas atividades físicas e virtuais.
No artigo de hoje discutiremos como essa nova realidade, baseada no uso do marketing digital, influencia no planejamento de vendas do seu negócio.
As Influências do Marketing Digital nas Operações
O marketing digital possui características intrínsecas que o diferenciam dos modelos tradicionais e provocam elevada influência sobre toda a dinâmica de funcionamento organizacional. Sua proposta é voltada para o mundo virtual, que possui uma realidade totalmente diferente da encontrada no mundo físico.
Seu alcance, bem como sua escala, são dois dos principais elementos de grande impacto nas atividades. O volume de interações é elevado o que, naturalmente, também proporciona maior potencial de fechamento de negócios. Isso provoca o aumento das vendas, muitas vezes sem uma proporção bem definida.
Outro fator importante a se considerar como um efeito direto do marketing digital se relaciona com a gestão de estoque do negócio. Indo muito além de um simples aumento de volume, é necessário readequar a dinâmica operacional para atender a um novo contexto de consumo, nesse contexto de aumento das vendas, você precisará de um controle de estoque muito mais ágil e preciso.
Por fim, um fator a ser levado em conta no estabelecimento de uma estratégia de marketing digital se refere aos processos que suportarão as atividades. Desde os modelos de controle necessários, passando pelas interfaces entre as áreas envolvidas e chegando ao apoio ao cliente, é preciso desenvolver uma reengenharia que viabilize a resultados consistentes.
Planejando Suas Vendas
Agora que falamos sobre a maneira pela qual o marketing digital impacta a dinâmica do negócio é hora de entender a postura e as ações necessárias para trabalhar as vendas de maneira adequada.
Ação 1: Responda ao Impacto
Em primeiro lugar, o ideal seria desenvolver uma estimativa consistente do volume de aumento esperado das vendas. No entanto, diante de tal impossibilidade, trabalhe com faixas de elevação e planeje ações de resposta para cada uma delas.
Estabeleça, por exemplo, qual será sua rota de ação caso o aumento seja de 10%, 15%, 25% e assim por diante. À medida que você coletar mais informações e as incertezas se reduzirem, adeque seu planejamento de vendas e siga em frente.
Ação 2: Integre Suas Atividades
Como vimos, o marketing digital não impacta apenas as vendas diretamente, ele influencia toda a dinâmica do negócio, como no caso do controle de financeiro.
Para que essa mudança seja aderente às necessidades da organização, suas diferentes áreas devem andar na mesma “toada”, de forma que as modificações percebidas se convertam em ações práticas de reestruturação do negócio. Isso exige a integração das atividades e aprimoramento das interfaces. Para que todos os setores estejam uniformemente organizados.
Uma maneira de obter esse nível de alinhamento é a utilização de recursos tecnológicos, como o sistema de gestão ERP, que cria uma versão digital das informações que circulam na organização e possibilita alto nível de controle. Com esse tipo de sistema, vendas são automaticamente registradas também no setor financeiro e no estoque, assim você não precisa inserir manualmente as mesmas informações sempre que houver uma venda.
Ação 3: Gere Recorrência
Não é novidade para ninguém que o custo de manutenção de um cliente é muito inferior ao de aquisição. Manter seu público é essencial para manter o faturamento esperado e alcançar resultados consistentes.
Sendo assim, seu planejamento de vendas precisa considerar estratégias de fidelização do seu público, de maneira a desenvolver certa recorrência de consumo. Isso leva à maior previsibilidade e rentabilidade das operações.
Lembre-se que o marketing digital é sobre chamar a atenção, mas também sobre reter um público que pode ser valioso no futuro do negócio.
Ação 4: Trabalhe com Fatos e Dados
Nossa última dica para um planejamento do seu processo de vendas a partir do marketing digital é a coleta, armazenamento e análise dos dados relacionados à atividade.
A partir disso, sua empresa será capaz de repensar suas estratégias no futuro e aprimorar a atividade comercial de acordo com a dinâmica de mercado estabelecida.
Além disso, suas decisões serão muito mais centradas e baseadas em aspectos tangíveis da instituição, levando a modelos muito mais confiáveis e assertivos.
Agora que você viu a importância de fazer um planejamento de vendas e alinhar a estratégias de marketing digital, que tal começar um novo plano?! Aposte em uma consultoria de marketing digital para te direcionar as melhores estratégias que irão alavancar suas vendas. Não se esqueça de contar com a ajuda de um Software de Gestão Empresarial para ajudar na organização do seu negócio!