Mídia social é como sinuca: todo mundo acha que pode jogar. Mas quanto mais você joga, mais você percebe a diferença entre um bom jogador e um amador.
Neste post vamos mostrar cinco fórmulas para a criação de posts terríveis em sua página no Facebook que você deve evitar a qualquer custo. Essas fórmulas irão abordar temas, formatos e erros comuns que podemos ver diversas vezes e que são bem-intencionados nas páginas do Facebook.
Um post no Facebook pode ser ruim por uma série de razões, mas os problemas mais comuns estão são: complexidade, conteúdo pobre e preguiça. Neste artigo também vamos mostrar exemplos dos problemas mais comuns em fanpages com suas mensagens e como eles podem ser corrigidos.
#1. Erros mais comum em posts: Muito texto
Posts em fanpage não são sinônimos de parágrafos. Eles precisam ser pequenos para fisgar a atenção do leitor de um jeito que ele possa entender do que se trata o post diretamente da publicação – o que significa que os usuários recebem toda a idéia do post e podem facilmente curtir ou compartilhá-lo ou até mesmo que motive as pessoas a clicar em um link para ler o conteúdo inteiro.
Uma boa regra é seguir as 140 restrição de caracteres do Twitter. Toda vez que você fizer um post, limite-o a essa quantidade de caracteres. Isso vai forçá-lo a deixar a sua idéia mais direta de forma básica e tornar mais fácil para os seus fãs ler e entender.
Abaixo um exemplo recente desse erro cometido pela Tampa’s Lowry Park Zoo ( empresa Americana):
Este post parece estar promovendo a venda de um “elefante branco” tomar colocar no jardim zoológico. Infelizmente, eles estão tentando discutir três detalhes diferentes sobre o evento, tornando a mensagem ilegível. Quebramos o “texto” em três diferentes posts que tornam as informações mais fáceis para o leitor entender melhor.
- Novos adereços e decoração para a venda do Elefante branco no Zológico
Confira 11 novas fotos dos adereços incríveis e decoração disponíveis na venda do Elefantes branco: [Link para galeria de fotos]
[Imagem atraente ou peça de decoração]
- Informações sobre a fila que irá se formar cedo para a venda
Quer vir formar a fila cedo para ter certeza que você vai entrar na venda? Não tem problema! Mas se você quiser escapar essa multidão obtenha seu passe anual do Zoo para precisar chegar em 1 hora antes do público geral: [Link para comprar passe anual]
A foto acima foi escolhida por duas razões:
- Fotos, especialmente de coisas extraordinárias, como multidões de pessoas, são o tipo mais atraente de concurso no Facebook. Isso irá atrair mais leitores do que apenas o texto.
- A enorme multidão vai motivar as pessoas a pensar em comprar o passe anual do Zoo para evitar uma situação semelhante a da foto.
- Informações sobre a compra de grandes itens na loja de presentes do jardim zoológico.
Pensando em comprar um item de grande porte em nossa venda? Você pode fazer sua compra trnaquilamente e voltar ao zoológico com um veículo apropriado mais tarde.
Essa foto com certeza vai atrair a atenção de muitas pessoas e deixar a curiosidade para ler todo o texto e ver o que ele está relacionado.
#2 – Erros mais comuns em posts: Incluindo vários links
Cada post no Facebook deve incluir um link direcionado ao conteúdo completo para alcançar um objetivo. Fornecer vários links só vai servir para confundir os usuários e tornar mais difícil para eles entenderem o tema da publicação o que acaba destruindo a quantidade de cliques direcionando para o seu post original.
Pense que cada post no Facebook é como um anúncio on-line – que deve de forma sucinta fornecer uma única oferta atraente – seja uma imagem, vídeo, e-book ou a informação de um produto, projetado para que o fã clique para ver toda informação.
Abaixo um exemplo de post com vários links de produtos para bebês da Baby.com.br – varejista Brasileiro:
Embora ambos os links estejam relacionados, seria melhor para a marca e para os usuários dois posts separados. Ou melhor ainda, ter um único link (nos dois diferentes posts) para um artigo que se trata das diferenças dos carrinhos que estão à venda, podendo ser colocado links para cada produto no próprio artigo.
Preferimos a segunda opção: Um artigo que fornece informações sobre de como fazer uma boa compra, oferece valor real para os usuários. A informação de venda não. Este tipo de promoção deve ser usada em panfletos e em seu site, e não na sua página no Facebook.
Como veremos a seguir, promovendo diretamente um produto ou seu negócio é o terceiro erro mais comum que você possivelmente pode cometer.
# 3- Erros mais comuns em posts: Promover diretamente um produto ou o negócio
Na maioria das vezes as mensagens que promovem diretamente produtos ou vendas vêm de empresas que são novas no Facebook. Elas tentam fazer tudo da mesma forma que fazem no marketing tradicional, como panfletos e anúncios impresso, pensando assim que o Facebook não funciona.
Tudo bem promover seus produtos ou negócios em seus posts no Facebook, mas você precisa ser criativo. Estes lugares precisam fornecer algum valor/interesse para os usuários, seja sob a forma de entretenimento ou informação valiosa. Vamos dar uma olhada em dois posts do Facebook que estão promovendo produtos. Uma que está apenas tentando vender e outra que está fornecendo o valor.
Abaixo um post promovendo diretamente um produto de forma errada. É simplesmente um arremesso de vendas e não oferece algo de valor para os fãs da página. (Não deixe que o número de curtidas os engane –Sears tem milhões de fãs e recebe regularmente milhares de curtidas por port. Em comparação com esses posts o nível de engajamento é muito baixo).
O próximo post trata-se obviamente da promoção dos pulverizadores de água da Lowe, mas fornece o valor de entretenimento em forma de nostalgia. Todo mundo tem ótimas lembranças do verão de pular atravessando os pulverizadores de água em jardins como crianças. Este post reacende as memórias e faz você pensar no produto como um apreciador de memória, ao invés de apenas um objeto:
Publicações de mensagens no Facebook sobre vendas e promoções também estão aprovadas, mas não são as melhores práticas a serem seguidas para manter os impulsos de vendas completo:
- Faça isso super fácil para os fãs pegarem o negócio/desconto que você está fornecendo
- Torne-o exclusivo apenas para os fãs do Facebook – seja por um cupom com Like-gating ou apenas publicações apenas no Facebook
- Dê idéias ou exemplos do que seus fãs podem comprar
** Dica: Forneça um código de cupom para compras online. Isto dá o fascínio de uma venda adicional de ser exclusiva para os titulares de o código do cupom e ninguém mais.
#4. Erros mais comuns em posts: Não responder a comentários negativos
Uma coisa importante a lembrar sobre o Facebook (e mídias sociais em geral) é que o seu trabalho não acaba quando o post é feito. Você deve monitorar suas mensagens para ver o seu nível de envolvimento, ajudar a otimizar suas atividades futuras e responder aos comentários do usuário.
Cada comentário com uma pergunta/dúvida, uma sugestão ou feedback negativo deve ser respondido pela página (comentários como “Eu adoro!” Ou “Eu faço isso para” não necessitam de respostas). Porém aquele comentário que exige resposta, não deixe-o sem, pois isso fará com que seus fãs se sintam desprezados e também detém qualquer comentário futuro.
Especialmente comentários negativos devem ser tratados de forma urgente para evitar uma imagem ruim da sua marca/negócio para com os fãs/clientes. Você sempre deve explicar o seu lado da história no próprio comentário. Você não pode esperar até uma semana depois para enviar um comunicado de imprensa fortemente calculado sobre o ocorrido – isso fortalece a imagem da empresa.
Segue um exemplo do que pode acontecer quando um comentário negativo é deixado para depois. Estes tendem a atrair outros sentimentos negativos e comentários sobre uma marca/empresa, mesmo que não tenha nada a ver com o problema original:
Aqui está um exemplo de uma resposta rápida da Home Improvement Lowe. Na verdade, eles construíram um aplicativo personalizado em uma das abas da sua página no Facebook para que as pessoas postem seus comentários negativos. Não sabemos ao certo se essa maneira é para tentar adiar comentários negativos de sua linha do tempo onde menos pessoas vão vê-los ou se eles estão tentando fornecer uma maneira fácil para as pessoas deixarem seus comentários falando o que pensam. De qualquer forma é uma jogada inteligente da parte deles.
Nesses tipos de respostas que é extremamente importante falar em um tom pessoal. Escrever uma resposta no estilo de uma declaração ou comunicado de imprensa só vai fazer os fãs se sentiram como eles estivessem sendo desconsiderados.
Uma coisa a lembrar sobre os comentários negativos é que eles também são uma coisa boa. Se uma pessoa publicar sobre uma experiência negativa com o seu negócio você tem a chance de obter o cliente de volta e mostrar aos outros o quanto você se importa com eles. Se o cliente não lhe der seu feedback e simplesmente parar de fazer compras em sua loja, você nunca vai ter essa chance.
#5. Erros mais comuns em posts: pedido de likes e compartilhamentos
Pedir que as pessoas curtam e compartilhar seus posts no Facebook e especialmente sua página é uma grande falha. Parece que você esta implorando e pode repelir a maioria das pessoas. Você precisa fornecer alguma forma de incentivo ou interesse para que as pessoas se envolvam com você. Curtir e compartilhar podem ser os mecanismos que as pessoas digam que se envolve com você, mas tem que ser feito de uma forma divertido ou útil.
Aqui estão duas mensagens do Facebook, feitas logo após cada um, do Walmart mostrando tanto as maneiras certas e erradas de conduzir likes e compartilhamentos de mensagens do Facebook. O post da esquerda está pedindo às pessoas que compartilhem o post no Facebook para contar a seus amigos sobre a venda que está acontecendo no Walmart. Isso pode ser interpretado como basicamente um pedindo de spam para seus amigos e não fornece nenhum interesse ou valor para a pessoa compartilhar. O post da direita é feito corretamente, e dar às pessoas um local para expressar a sua opinião de como eles gostam de seu bife cozido, o que para algumas pessoas é uma parte do que eles são! Como você pode ver está ficando mais envolvimento:
Evite pedir que as pessoas curtam sua página no Facebook, sem fornecer um incentivo/motivo para eles. Está tudo certo colocar um link que direcionando para o conteúdo principal para que as pessoas curtam você em seu site, mas para realmente dirigir mais likes você deve incluir uma razão para que eles cliquem. Aqui seguem alguns exemplos de bons incentivos que você pode usar:
- Curta nossa página para receber cupons e concursos exclusivos;
- Curta nossa página para fotos e vídeos de bastidores exclusivamente no Facebook;
- Nós vamos anunciar novas peças no estoque em nossa fanpage primeiramente. Curta nossa página para ficar sabendo.
Dica: Use links curtos e não URLs completas
Links curtos originalmente tornaram-se populares devido ao limite de 140 caracteres do Twitter, mas são uma ótima maneira de melhorar as suas publicações do Facebook. Um encurtador de link, como Bitly.com, permite a entrada de um endereço de web de qualquer tamanho e gera um único, URL encurtado em troca e você ainda pode mudar o nome.
Um post com uma URL completa pode parecer um pouco confuso, como você pode ver abaixo:
Confira logo um exemplo de um post no Facebook usando um link curto. Isso torna a mensagem mais curta, mais limpo e mais fácil de ler. Você pode facilmente encurtar seus links gratuitamente no google https://goo.gl/.
Home Improvement Lowe comprou seu próprio site para encurtar links. Pode ser difícil (e às vezes caro) para garantir exclusivos URLs, mas acrescenta um toque de marca profissional para cada um de seus posts. Você pode procurar por URLs disponíveis no site como domain.com e godaddy.com.
Conclusão
Com essas informações obtidas por esse post, você será capaz de evitar erros simples que estão sofrendo e realizar ótimas publicações no Facebook. A próxima coisa a fazer é testar diferentes fórmulas de posts no Facebook para ver qual ressoa melhor com seus fãs. Experimente diferentes combinações de texto, links, imagens e vídeos e veja qual recebe o maior engajamento e cliques.
Fonte: blog.wishpond