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maio 22, 2019 por Thay Abrantes

O que é Spin Selling? Como ele pode aumentar as suas vendas

O que é Spin Selling? Como ele pode aumentar as suas vendas
maio 22, 2019 por Thay Abrantes

Ao entrar na vida das pessoas de mansinho e sem pedir licença, a internet, que começou a fazer parte da vida das pessoas com programas simples que ajudavam no cotidiano das empresas, agora, em pleno século XXI, evoluiu ao ponto de transformar a vida das pessoas na sua forma de se relacionar e consumir.

Essa transformação chegou no Marketing que agora é 4.0, como redefiniu Philip Kotler, o pai do marketing moderno, ao mostrar que na nova era a experiência seria mais importante que a própria oferta. Para complementar os ensinamentos desse novo tipo de oferta, Neil Rackham desenvolveu o Splin Selling, focado nas estratégias de vendas – ideal para o marketing digital.

Para atingir este novo consumidor que é mais exigente, que gosta de estar presente e fazer parte da vida das empresas e marcas, é preciso um “algo a mais” que além de chamar a atenção e criar novas formas e conceitos que o destaquem do mercado cada vez mais competitivo, o converta em vendas efetivas.

Na técnica criada por Rackham e usado por diversas agências de marketing digital, pode ser utilizado para todos os segmentos, pois a ideia surgiu depois de muitos testes e pesquisas, com o objetivo de atender as dores do cliente e mostrar a real solução para os seus problemas com eficiência e solidez.

O acrônimo SPIN é definido por quatro  fases:

  • Situação
  • Problema
  • Implicação
  • Necessidade de solução

Situação

Se pergunte sobre as necessidades do cliente e detectar o seu atual cenário e sua expectativa. Use essa situação para ganhar a confiança da pessoa.

  • Tem filhos? É casado?
  • Onde mora?
  • Que tipo de negócio você gerencia?
  • Como você monitora o ciclo da sua empresa?

Problema

Agora, nesta fase é importante explorar as dificuldades. Faça perguntas para investigar a dor, os riscos e as insatisfações de cada possível cliente e o direcione para que ele também entenda que tem o problema.

  • Você está satisfeito com a sua equipe?
  • Qual a desvantagem do seu segmento?
  • Qual o objetivo da compra?

Implicação

O provável cliente descobriu o seu problema e agora ele precisa entender quais as consequências e as interferências desses problemas no dia-a-dia. Dessa forma ele entende que precisa de ajuda.

  • Como o problema X vai atrapalhar no crescimento de sua empresa?  
  • Para determinada situação a roupa precisa ser curta ou longa?
  • Quanto você economizaria se resolvesse esse problema?
  • Qual o impacto da ação Y no seu dia-a-dia?

Solução

Ajude o se possível cliente a tomar as decisões certas para resolver os problemas levantados. Trabalhe o lado emotivo, seja positivo, aparente tranquilidade e mostre-se disponível para ajudar.

  • Como seria se você melhorasse o processo de vendas?
  • Você acha que sua empresa pode se beneficiar com a estruturação de um processo comercial?
  • O que acontece se nós conseguirmos expandir as ideias de cores?
  • Gostaria de ter mais conhecimento fazendo X?
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