O que é o Google Ads e qual a importância de investir nessa ferramenta

Uma das principais ferramentas do marketing digital é a viabilização de anúncios na internet. O que foi tradicionalmente conhecido como publicidade, hoje possui uma gama de recursos para atender exclusivamente o público da internet.

O mercado digital é poderoso e pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Afinal, estamos falando da possibilidade de alcançar milhares de pessoas, de qualquer lugar do mundo, através de um único clique.

O Ads é a principal fonte de renda do Google atualmente e as agências de marketing digital aplicam estratégias baseadas nessa ferramenta.

 

O que é Google Ads (Google Adwords)

Quando você está em busca de alguma informação, aposto que a primeira coisa que pensa é em “dar um Google”, não é mesmo?

Só no Brasil, a Google é a responsável por cerca de 96% de todas as buscas feitas por um computador.

Com tantas pessoas procurando informações na internet, imagine a quantidade de dados dos usuários que é possível coletar.

Utilizando desta vantagem, a Google criou um produto chamado Google Ads, ou simplesmente Ads, muito utilizado em estratégias de marketing digital.

 

O que o Google Ads faz

O Google Ads usa um algoritmo inteligente para identificar determinados público-alvo. Ajudando o marketing digital a gerar estratégias eficientes para sua empresa.

Por exemplo, se você vende roupas masculinas em São Paulo e o seu público está entre 18 e 30 anos de idade, o Ads vai oferecer, através de publicidade, apenas para as pessoas deste grupo.

E isso não é tudo. Através da pesquisa no histórico de navegação, o Ads consegue identificar quem busca por roupas masculinas em São Paulo em seu mecanismo de busca.

Essa estratégia de marketing digital aumenta muito a chance de conversão.

Você também pode determinar um tópico específico do qual deseja trabalhar e o Ads identifica o público-alvo de acordo com o que você busca.

Ou seja, o anúncio é publicado para pessoas que realmente estão interessadas em seu produto ou serviço.

 

O Google sabe quem é sua persona

Através de pesquisas em seu próprio banco de dados, o Google Ads sabe o local, a idade e até o idioma do seu público-alvo.

Conhece os interesses e monitora seu comportamento enquanto navega na internet. Até mesmo os horários que sua persona costuma procurar o seu produto na web é rastreado.

O tipo de dispositivo que é utilizado também pode ser identificado. Todas essas informações ajudam a colocar a sua empresa na página certa e na hora certa, aumentando as chances de interação do usuário com o seu produto.

Fique ligado! Mais abaixo, explicaremos melhor quais os tipos de anúncio você pode criar no Ads.

 

Investimento

Sim, inserir anúncios no Google não é caro quanto você deve estar pensando. A ampla concorrência e o público segmentado fazem com que o valor desta ferramenta de marketing digital seja mais acessível.

Você sabe exatamente quanto vai investir e o total de inserções pode ser customizado de acordo com seu orçamento.

Você não paga para publicar o anúncio e sim pela quantidade de cliques que tem. Ou seja, somente quando alguém interagir com seu produto e a cobrança é feita por CPC (mil impressões por página).

Se a publicidade está em mídia, na plataforma Youtube, e a persona pular o anúncio antes dos primeiros 30 segundos de vídeo, você também não paga.

Nenhuma empresa de tecnologia como ela conseguiria te entregar o mesmo relatório por um preço tão baixo.

Se você comparar o custo dos anúncios pagos em grandes portais com o valor que a Google cobra, ficará impressionado. É muito mais barato fazer inserções através dos links patrocinados Ads do que em outro site de grande tráfego.

Também é possível delimitar um teto de gastos para que sua campanha não ultrapasse o budget inicialmente proposto, diminuindo os custos em um plano de marketing digital mais robusto.

 

Como saber qual é o melhor tipo de anúncio para sua empresa

Listamos aqui os tipos de anúncios possíveis de criar através do Google Ads.

 

Pesquisa

Essa é a forma mais comum se de anunciar através do Google Ads.

Links patrocinados formados por título, URL e duas linhas da descrição do seu site é inserido nas páginas de pesquisa do Google. Uma pequena etiqueta informa que o conteúdo se trata de publicidade paga.

 

Parceiro

Permite que o Google exiba seus anúncios em outras páginas de pesquisa. Amazon e Walmart, por exemplo, assim como as extensões Google Maps, Google Images, etc.

Este tipo de anúncio foi desenvolvido para ser responsivo e funcionar igualmente bem tanto no desktop, quanto através de aplicativos.

 

Gráfico

Um banner, produzido com as informações de sua empresa e/ou promoção fica exposto em sites e blogs na web. Este tipo de anúncio atinge aproximadamente 90% dos usuários de todo o mundo.

 

Youtube

Os conhecidos anúncios que aparecem antes e durante a reprodução de vídeos no Youtube.

Aplicativos: o algoritmo do Ads identifica em quais aplicativos sua persona está e insere seus anúncios.

 

Gmail

Desenvolvido especialmente para a plataforma de e-mail da Google, os anúncios ficam localizados na barra superior da caixa de entrada e também nas abas de “Promoções” e “Social”.

 

Google Shopping

Outra extensão do Google que é destinada a anúncios para e-commerce. Nesta seção é possível inserir informações como o preço do produto, logo na primeira página de pesquisa por palavra-chave.

Quando uma pessoa digita algo na caixa de busca do Google, ela tem a intenção de se informar sobre algo ou de comprar alguma coisa.

 

Nem só de cliques vive um site

Para que seu anúncio esteja ranqueado entre os primeiros na página de pesquisa não adianta apenas pagar pelo espaço. A empresa faz um balanço entre a oferta e a qualidade do conteúdo.

Isso significa que se o seu conteúdo for ruim, mesmo pagando, o Ads não vai te colocar no topo.

Por isso, invista em conteúdo de qualidade, com profissionais qualificados para que seus conteúdos não sejam abandonados pelos leitores e possíveis clientes em potencial.

 

Retorno sobre Investimento

Esta poderosa ferramenta, também fornece insumos, baseados no tráfego dos seus anúncios, durante o período de campanha. Você pode utilizar esses dados para mensurar se o investimento de Ads valeu a pena ou não.

É uma plataforma que posiciona o seu anúncio na internet de acordo com seu público-alvo.

Monitora o seu público-alvo na internet e coloca seu anúncio nas páginas que eles mais acessam, a partir das palavras-chave encontradas em suas pesquisas.

 

Remarketing

Por último e não menos importante. O remarketing é uma estratégia do marketing digital com Ads que permite rastrear aqueles clientes potenciais.

Internautas que chegam a entrar no processo de compra através do seu anúncio, porém não o concluem.

O mecanismo consegue acompanhar a persona em outros sites e inserir os anúncios relacionados a compra que ele abandonou.