Em outubro de 2022, o bilionário sul-africano Elon Musk concluiu a compra de uma das maiores redes sociais digitais do mundo, o Twitter. Desde então, várias mudanças começaram a ser implementadas na plataforma, o que levou usuários a procurarem redes sociais alternativas para substituí-lo. Nessa migração, destacaram-se o Koo App e o Mastodon.
O Koo App estourou rapidamente no Brasil. Com um nome de som peculiar no país, a rede viu em apenas um dia a abertura de cerca de 1 milhão de contas por brasileiros. Já o Mastodon viu surgir mais de 30 mil novos usuários em apenas um dia.
Conheça um pouco mais sobre as duas redes sociais que podem desbancar o Twitter:
O que é o Koo App
Criado em 2020 por Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, dois empreendedores indianos, o Koo ganhou adeptos muito rapidamente no Brasil, após mudanças no Twitter.
Até o dia 16 de novembro o Koo contava com apenas 2 mil contas brasileiras, e no dia 18 explodiu no país, com 1 milhão de novas contas em apenas um dia. O assunto tornou-se um dos mais comentados na plataforma naquele dia, em meio a diversas piadas.
Como criar uma conta no Koo App
O processo é bem simples. Primeiro é preciso fazer o download do aplicativo para Android ou iOS, ou acessar a versão web e depois selecionar como deseja acessar a sua conta. É possível conectar-se utilizando o seu e-mail. A partir de então, será gerado um usuário automático e para personalizar, basta ir nas configurações e editar os dados, dentre eles o usuário.
Brasileiros no Koo App
Os brasileiros com contas no Koo eram apenas 2 mil, até acontecer o boom no dia 18 de novembro. Da 75° posição entre países com mais contas na plataforma, o Brasil saltou para segundo colocado com mais usuários no mundo.
Isso animou tanto os responsáveis pelo aplicativo que eles chegaram a fazer uma enquete no Twitter perguntando aos brasileiros se gostariam que o nome da rede social fosse modificado. A sugestão dos indianos veio após descobrirem que o nome da plataforma gerava piadas de duplo sentido. Os brasileiros votaram para que o nome continuasse o mesmo. Segundo o perfil criado no Twitter especialmente para o público brasileiro após essa “invasão”, o significado do nome é uma referência ao som emitido pelo pássaro símbolo da rede social.
Além disso, o Koo App conta com 10 idiomas e o português não está entre eles. Após a adesão dos brasileiros, os responsáveis prometeram providenciar uma versão em português.
Medidas contra fake news
Uma grande preocupação mundial com relação às redes sociais são as fake news. O Koo App tomou medidas para permitir que a comunidade possa verificar os fatos com agências de fact-checking.
A rede social também tem a proposta de identificar usuários que compartilham informações falsas repetidamente a fim de alertar os demais usuários.
Funcionalidades do Koo App
O Koo App é realmente bem parecido com o Twitter. Tanto que seu símbolo também é um pássaro, mas sua cor é amarela e não azul, como o concorrente.
Com o objetivo de ser uma rede social microblog, assim como o seu (agora) rival, a parte visual é um pouco diferente, mas as funcionalidades são bem parecidas. O feed é inicialmente cronológico, há abas de explorar/pesquisar, menções, Trending Topics, chat privado, sugestões de contas a seguir e são disponíveis 400 caracteres por post.
Algumas das novidades do Koo App é a possibilidade de incluir várias imagens como foto de perfil, e publicações em vários idiomas.
O que é Mastodon
Lançado em 2016 pelo desenvolvedor de software Eugen Rochko, foi desenvolvido pela Mastodon gGmbH, uma organização alemã sem fins lucrativos. O Mastodon se descreve como uma “plataforma descentralizada de mídia social gratuita e de código aberto” que visa ser “uma alternativa viável ao Twitter”. O nome alude a um parente extinto de mamutes e elefantes.
Assim como o Twitter, o Mastodon permite que os usuários postem, sigam pessoas e organizações, curtam e repostem as publicações de outras pessoas. As mensagens publicadas no Mastodon têm até 500 caracteres com fotos, enquetes, vídeos, entre outros.
Comunidades no Mastodon
O Mastodon tem comunidades individuais chamadas de instâncias ou servidores. Esses servidores podem ser executados por indivíduos, grupos ou organizações, cada um com seu próprio conjunto de regras sobre como os usuários podem se inscrever, bem como suas próprias políticas de moderação.
Alguns servidores permitem que qualquer pessoa participe, enquanto outros são apenas para convidados ou requerem a aprovação de um administrador. Por exemplo, um servidor para cientistas profissionais pode pedir aos candidatos que incluam um link para suas pesquisas para demonstrar que são, de fato, profissionais.
Ao registrar sua conta, você deve escolher em qual servidor registrar a sua conta. No entanto, é possível mover sua conta posteriormente para outro servidor. Além disso, é possível seguir pessoas independentemente do servidor em que elas estejam.
Encontrar os usuários do Twitter no Mastodon não é tão fácil
Se você pretende migrar para o Mastodon e deseja seguir os mesmos perfis que já acompanha no Twitter, saiba que esta não é uma tarefa tão simples.
Fique atento se as contas do seu interesse anunciaram no Twitter a migração e como encontrá-las. Isso facilita o caminho. Há serviços que auxiliam também como o Twitodon, onde é possível fazer login com as contas do Twitter e do Mastodon e escanear para procurar usuários que você já segue. No entanto, você só encontrará as contas que também utilizarem o Twitodon.
Tuítes são “toots”
Mídias sociais distintas, termos distintos. No Mastodon as postagens se chamam “toots”. A vantagem do toot é que dispõe de mais caracteres, 500, e conta com recursos adicionais, como avisos de spoiler para cliques em textos e imagens.
As hashtags funcionam de forma semelhante ao Twitter para os trending topics. Há também a possibilidade de compartilhar posts alheios, como um retuíte.
O que significa dizer que o Mastodon é de código aberto?
Isso quer dizer que qualquer pessoa pode baixar, modificar e instalar o Mastodon em seu próprio servidor. Além disso, os desenvolvedores da plataforma não possuem direitos autorais. Mas isso não significa que você pode obter o código do Mastodon sem reconhecer a fonte.
Como criar uma conta no Mastodon
Ao acessar o site do Mastodon, você clica no botão “criar conta” e será direcionado para uma página com uma lista de servidores para escolher . Você pode filtrá-los por vários fatores como região, idioma, tópico e muito mais.
A partir de então, basta escolher um servidor do seu interesse. Caso seja um servidor que exija aprovação, talvez seja necessário esperar um pouco. A partir daí, você pode começar a encontrar pessoas para seguir, independentemente de estarem registradas ou não no mesmo servidor.
Como é a política de moderação do Mastodon
Administradores dos servidores definem suas próprias políticas de moderação, portanto, você deve ler a política no servidor escolhido para garantir que corresponda aos seus valores.
O futuro das mídias sociais
Apesar de já haver quem diga que o Twitter acabará, ainda não é possível afirmar isso. O Koo e o Mastodon tiveram um crescimento de contas que chamou a atenção do mundo, mas ainda é bem pequeno em comparação às outras redes sociais já consolidadas. Além disso, ainda é preciso analisar como será a adaptação desses novos usuários dentro das redes, já que muitas pessoas já estão alegando ser muito difícil utilizar o Mastodon, por exemplo.