O ano de 2022 já está chegando ao fim. É o momento de analisar o que deu certo e o que não foi tão bom assim no ano que está prestes a dar adeus. Além de observar as próprias estratégias e ações, é sempre bom notar as avaliações e considerações que especialistas e profissionais de sucesso fazem nesse momento para se preparar para o ano que está por vir. Portanto, veja o que as lideranças de sucesso estão planejando para o marketing em 2023.
Principais metas dos líderes para o marketing em 2023
O Hubspot ouviu mais de 500 executivos de marketing sobre suas metas e planos para 2023. Alguns dos entrevistados estão entre os maiores especialistas do setor, executivos de grandes e renomadas empresas, com o intuito de descobrir as melhores práticas para se tornar um líder mais eficaz no ano que está chegando. Confira quais são as principais metas eleitas por esses líderes.
Aumentar receita e vendas
Aumentar receitas e vendas é a principal meta de 22% dos líderes ouvidos pelo Hubspot, o que não surpreende, já que a essência do marketing é impactar os resultados de uma empresa, quando atrai o seu público-alvo e conduz os leads através do funil de vendas.
Para alcançar esse objetivo específico, os líderes de marketing devem identificar quais etapas da jornada do cliente podem ser otimizadas. Também é essencial se concentrar na geração de leads. Para melhorar a estratégia de geração de leads, uma boa dica é testar novos CTAs, criar ofertas mais marcantes ou reorientar os esforços em campanhas de nutrição de leads. Também é importante testar novas plataformas. Veja quais redes sociais prometem brilhar em 2023, se sua empresa ainda não está em alguma delas, caso faça sentido para seu negócio, este pode ser o momento de começar.
Melhorar o alinhamento entre vendas e marketing
O alinhamento entre as equipes de vendas e marketing de uma empresa é extremamente necessário para atingir metas de receita. Tanto que recebe até um nome específico, o vendarketing. As empresas que conseguem um forte alinhamento entre os dois setores têm 6% mais chances de exceder metas e receitas. Portanto, 19% dos líderes de marketing afirmam que esse é um dos principais objetivos para 2023. Neste artigo damos algumas dicas para implementar o vendarketing na sua empresa.
Promover relacionamentos com seus clientes e aumentar a fidelidade à marca
Um dos principais objetivos de 19% dos líderes de marketing é promover relacionamentos com os clientes e aumentar a fidelidade deles à marca. A experiência do cliente é cada vez mais importante, pois clientes satisfeitos são promotores gratuitos da sua marca, e não há nada mais genuíno do que uma propaganda de um cliente satisfeito que sequer está recebendo por isso. Além disso, de acordo com uma pesquisa da RRD, 40% dos consumidores fazem compras com base em recomendações boca a boca.
Anunciar seus produtos ou serviços
Atualmente, publicidade não é mais apenas criar slogans engraçados em outdoors, é preciso ir mais adiante. Além dos canais tradicionais, muitas marcas agora anunciam quase exclusivamente em plataformas digitais. Os anúncios digitais são incrivelmente eficazes em atingir grandes públicos por um custo relativamente baixo, se comparado com alguns meios, como a TV, por exemplo.
Portanto, muitos executivos de marketing estão planejando se dedicar em anunciar produtos e serviços de forma eficaz em 2023.
Melhorar a compreensão dos clientes sobre seus produtos e serviços
Essa também é uma das metas dos líderes para o próximo ano. É vital que você reserve tempo para entender seus clientes, para que possa mostrar a eles de maneira eficaz como seu produto ou serviço pode ajudar a solucionar seus problemas. Um terço dos consumidores prefere aprender sobre produtos pesquisando na internet. Portanto, para melhorar a compreensão de seus clientes sobre seus produtos ou serviços, convém começar com uma forte estratégia de SEO e/ou buscar influenciadores digitais para parcerias.
A criação de conteúdo relevante pode ajudar seus clientes em potencial a conhecer seus produtos em um nível mais profundo e ajudá-los a ter sucesso após a compra.
Vendas será o principal KPI para 2023
As métricas são essenciais para acompanhar a eficácia das estratégias de marketing. Para o próximo ano, os líderes elegeram: alcance, leads, MQLs, conversão em vendas, ROI e força da marca. Para definir os principais KPIs da sua empresa, é necessário alinhá-los às metas do ano.
Principais desafios para 2023
14% dos líderes dizem que adotar uma estratégia de marketing baseada em dados será o maior desafio deles em 2023. Para ser bem-sucedido, é bom ter claramente definidos quais dados primário precisam ser levantados.
Por outro lado, manter-se atualizado sobre as tendências de marketing não foi um desafio apenas em 2022. 14% dos profissionais da área dizem acreditar que acompanhar as últimas tendências de marketing continuará sendo seu maior obstáculo em 2023. Para isso é importante sempre buscar informações sobre o que está em alta na área, com fontes especializadas.
Para 13% dos profissionais, o aumento da concorrência será um dos maiores desafios. A concorrência não é um conceito novo para as empresas, mas representa uma preocupação para muitos profissionais de marketing quando olham para o futuro. À medida que as mídias sociais e os SERPs ficam cada vez mais saturados com conteúdo de marca, os profissionais lutam para criar conteúdo que se destaque. Os líderes de marketing devem realizar uma análise de mercado competitiva, que pode ajudar a implementar estratégias de negócios mais fortes e identificar oportunidades em potencial para superar a concorrência.
Para alcançar metas e superar desafios, contar com uma agência especializada pode ser uma boa solução. A Cryah Agência Digital pode auxiliar muito sua empresa. Entre em contato e veja as possibilidades de contar com uma agência experiente, com vários clientes satisfeitos.