Cryah
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
abril 14, 2020 por Thay Abrantes

O marketing de sobrevivência na pandemia

O marketing de sobrevivência na pandemia
abril 14, 2020 por Thay Abrantes

Por Carolina Melsan

O Brasil está oficialmente há três semanas encarando os estímulos do coronavírus (COVID-19)  e nesse tempo mínimo, as marcas começaram a se movimentar para sobreviverem diante da crise – interna e externa. Agências de marketing receberam o desafio imediato de recalcular a rota e desenvolverem novas estratégias de vendas para os clientes. Dentro dessa realidade a solução mais pertinente e vantajosa é o Content Marketing:

O Marketing de Conteúdo demonstra conhecimento, autoridade e confiabilidade, gerando um vínculo de relacionamento e notoriedade. Tudo isso resulta no aumento significativo do número de conversões, além de ser um combustível rápido de crescimento altamente eficaz. A consistência em conteúdos que divertem, informam, resolvem problemas ou convencem o público, oferecem recompensas não só apenas com mais leads e receita, mas também dos benefícios intangíveis que não são tão fáceis de quantificar e medir.

Na contramão de técnicas de “push marketing”, nas quais as empresas tentam lançar seus produtos ou marcas na frente dos consumidores, o marketing de conteúdo trabalha com o princípio de “pull marketing” (ou marketing de entrada). A técnica procede do desenvolvimento e da divulgação de matérias relevantes, perspicazes, benéficos, educativos e úteis para o público.O SEO e o marketing de conteúdo caminham juntos, é por esse motivo que ele costuma ser incorporado aos projetos de contenção de SEO. 

O segredo é: “O conteúdo ajuda a criar visibilidade orgânica!”  O fato é que ele voluntariamente acaba aparecendo diretamente para pesquisas de cauda longa e indiretamente, oferecendo suporte às páginas principais de categoria. Atualmente, é comum ver diversos sites de nichos diferentes direcionarem mais da metade do tráfego orgânico de páginas orientadas a conteúdo. 

O crescimento do tráfego orgânico é fundamental, uma vez que ele expõe a marca a novos clientes em potencial e auxilia o público com necessidade específica de informação. Sendo um destino efetivamente útil para o seu público, principalmente nos estágios iniciais do processo de compra ou pesquisa, movimentando não apenas o aumento do tráfego, mas também ao aumento de conversões. 

O marketing de conteúdo tem também a função de influenciar na construção de um relacionamento de confiança. Muito mais que demonstrar credibilidade e segurança – é tornar-se um especialista no assunto. Artigos, depoimentos, análises e e-books são formatos de conteúdo, ótimos para transmitir notoriedade e fundamentar prova social que gera confiança nos usuários. A excelência no marketing de conteúdo também pode ajudar a estabelecer a empresa como referência em seu setor ou vertical escolhido. O conhecimento e a experiência do seu time também podem agregar valor nos conteúdos. 

Hoje em dia, os consumidores estão muito mais adiantados no processo de compra antes mesmo de se darem a conhecer por uma empresa. Se os usuários precisarem de informações adicionais sobre seu produto ou serviço antes de entrar em contato com você, você poderá perder negócios por não fornecê-los.

Com as restrições e orientação voltadas do governo, é inviável a participação e patrocínio em grandes eventos, como solução os profissionais de marketing estão se voltando ainda mais para o marketing de conteúdo, principalmente aquele que é entregue diretamente aos assinantes on-line para se manterem envolvidos com seus clientes. Com o cancelamento dos próximos eventos e a situação delicada da economia, as agências precisam cada vez mais estender seus esforços de marketing de conteúdo digital para garantir uma comunicação consistente e oportuna. Um ótimo exemplo disso pode ser visto pela IBM. Embora o Think in San Francisco da IBM tenha sido cancelado recentemente, eles estão reiniciando o evento como uma nova conferência ‘digital’ agendada para o início de maio. Em preparação para este evento, a IBM conta com conteúdo interativo para manter os valores e missões do evento sem o risco de viajar.

Em média, 30 a 40% do orçamento de marketing são direcionados para patrocínios, viagens, despesas, atendimento e garantias de feiras. Os profissionais de marketing estão sendo desafiados a redistribuir esse orçamento rapidamente. É uma missão que está tomando forma com o passar dos dias, e ela exige cada vez mais prudência e empatia, tanto com o cliente da agência que está se deparando com um momento assustador na economia, da mesma forma com quem recebe ou busca aquele conteúdo específico. 

Em março o Brasil bateu recorde em volume de dados, com 10 terabytes sendo enviados por segundo (Tb/s), segundo dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). É inevitável não reconhecer que estamos no momento mais apropriado para fortalecemos o nosso relacionamento com o público, principalmente pensando a longo prazo. Um posicionamento positivo nos buscadores será essencial para a sobrevivência. A lembrança de marca, aquisição de leads e geração de negócios nos próximos meses se fundamentaram baseadas em estratégias de conteúdo e branding. 

É muito mais que ser visto e lembrado! Nesse momento delicado em inúmeros aspectos, os negócios precisam se fazer participativos, colaborativos e necessários na vida das pessoas. Se reinventar e se familiarizar para manter e cultivar mais notoriedade nesse momento é crucial para o futuro de qualquer instituição. As prioridades estão sendo repensadas nessas últimas semanas e o que não agregar valor para muita gente vai deixar de fazer sentido. É “bala na agulha” usar o  aumento dos brasileiros na rede, para mostrar o quanto seu produto/serviço pode ser incrivelmente diferente e indispensável, até em tempos de coronavírus.

Artigo anteriorPor que marketing e vendas precisam estar bem alinhados na sua empresa?Próximo artigo 5 sinais que é o melhor momento para investir em Marketing Digital

Posts recentes

BOMBANDO AS VISUALIZAÇÕES DOS STORIES EM 2021janeiro 14, 2021
Seu checklist para o Instagram Reelsjaneiro 8, 2021
6 benefícios de usar CRM para profissionais de marketingdezembro 2, 2020

Categorias

  • Arte
  • Business
  • Comunicação
  • Creative
  • Desenvolvimento
  • Design
  • Empreendorismo
  • Fotos
  • Freelance
  • Google Adwords
  • Inbound Marketing
  • Inspiration
  • Internet
  • Lifestyle
  • Marketing
  • Mídias
  • Música
  • News
  • Others
  • People
  • Photography
  • Post
  • Publicidade
  • RD Summit
  • Redes Sociais
  • Sem categoria
  • Sites
  • Tecnologia
  • Uncategorized
  • Video

Tags

agencia digital Agency amador Apollo13 automação de marketing Business checklist cliente comunicação Creative Design Development email empreendedorismo empresa estratégia fashion fotos furniture gestão google adwords Idea inbound marketing Information Innovative instagram marketing marketing de conteúdo marketing digital mídias sociais negócio newsletter passos Photography Popular profissional publico alvo redes sociais relacionamento seo sites softwares tecnologia técnicas WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em configurações.

Cryah
Visão geral de privacidade

Olá!

O site da Pró-Saúde utiliza cookies, que são informações armazenadas em seu dispositivo que nos ajudam a melhorar o conteúdo e os recursos oferecidos a você em nossa página. Se preferir, confira a Política de Cookies em nossa página para obter mais informações e saber como desativar este recurso. Ao clicar em “Aceito”, você confirma que está de acordo com a coleta dos dados de navegação.

Cookies estritamente necessários

O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Política de Cookies

Mais informações sobre nossa Política de Cookie