O marketing de sobrevivência na pandemia

Por Carolina Melsan

O Brasil está oficialmente há três semanas encarando os estímulos do coronavírus (COVID-19)  e nesse tempo mínimo, as marcas começaram a se movimentar para sobreviverem diante da crise – interna e externa. Agências de marketing receberam o desafio imediato de recalcular a rota e desenvolverem novas estratégias de vendas para os clientes. Dentro dessa realidade a solução mais pertinente e vantajosa é o Content Marketing:

O Marketing de Conteúdo demonstra conhecimento, autoridade e confiabilidade, gerando um vínculo de relacionamento e notoriedade. Tudo isso resulta no aumento significativo do número de conversões, além de ser um combustível rápido de crescimento altamente eficaz. A consistência em conteúdos que divertem, informam, resolvem problemas ou convencem o público, oferecem recompensas não só apenas com mais leads e receita, mas também dos benefícios intangíveis que não são tão fáceis de quantificar e medir.

Na contramão de técnicas de “push marketing”, nas quais as empresas tentam lançar seus produtos ou marcas na frente dos consumidores, o marketing de conteúdo trabalha com o princípio de “pull marketing” (ou marketing de entrada). A técnica procede do desenvolvimento e da divulgação de matérias relevantes, perspicazes, benéficos, educativos e úteis para o público.O SEO e o marketing de conteúdo caminham juntos, é por esse motivo que ele costuma ser incorporado aos projetos de contenção de SEO. 

O segredo é: “O conteúdo ajuda a criar visibilidade orgânica!”  O fato é que ele voluntariamente acaba aparecendo diretamente para pesquisas de cauda longa e indiretamente, oferecendo suporte às páginas principais de categoria. Atualmente, é comum ver diversos sites de nichos diferentes direcionarem mais da metade do tráfego orgânico de páginas orientadas a conteúdo. 

O crescimento do tráfego orgânico é fundamental, uma vez que ele expõe a marca a novos clientes em potencial e auxilia o público com necessidade específica de informação. Sendo um destino efetivamente útil para o seu público, principalmente nos estágios iniciais do processo de compra ou pesquisa, movimentando não apenas o aumento do tráfego, mas também ao aumento de conversões. 

O marketing de conteúdo tem também a função de influenciar na construção de um relacionamento de confiança. Muito mais que demonstrar credibilidade e segurança – é tornar-se um especialista no assunto. Artigos, depoimentos, análises e e-books são formatos de conteúdo, ótimos para transmitir notoriedade e fundamentar prova social que gera confiança nos usuários. A excelência no marketing de conteúdo também pode ajudar a estabelecer a empresa como referência em seu setor ou vertical escolhido. O conhecimento e a experiência do seu time também podem agregar valor nos conteúdos. 

Hoje em dia, os consumidores estão muito mais adiantados no processo de compra antes mesmo de se darem a conhecer por uma empresa. Se os usuários precisarem de informações adicionais sobre seu produto ou serviço antes de entrar em contato com você, você poderá perder negócios por não fornecê-los.

Com as restrições e orientação voltadas do governo, é inviável a participação e patrocínio em grandes eventos, como solução os profissionais de marketing estão se voltando ainda mais para o marketing de conteúdo, principalmente aquele que é entregue diretamente aos assinantes on-line para se manterem envolvidos com seus clientes. Com o cancelamento dos próximos eventos e a situação delicada da economia, as agências precisam cada vez mais estender seus esforços de marketing de conteúdo digital para garantir uma comunicação consistente e oportuna. Um ótimo exemplo disso pode ser visto pela IBM. Embora o Think in San Francisco da IBM tenha sido cancelado recentemente, eles estão reiniciando o evento como uma nova conferência ‘digital’ agendada para o início de maio. Em preparação para este evento, a IBM conta com conteúdo interativo para manter os valores e missões do evento sem o risco de viajar.

Em média, 30 a 40% do orçamento de marketing são direcionados para patrocínios, viagens, despesas, atendimento e garantias de feiras. Os profissionais de marketing estão sendo desafiados a redistribuir esse orçamento rapidamente. É uma missão que está tomando forma com o passar dos dias, e ela exige cada vez mais prudência e empatia, tanto com o cliente da agência que está se deparando com um momento assustador na economia, da mesma forma com quem recebe ou busca aquele conteúdo específico. 

Em março o Brasil bateu recorde em volume de dados, com 10 terabytes sendo enviados por segundo (Tb/s), segundo dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). É inevitável não reconhecer que estamos no momento mais apropriado para fortalecemos o nosso relacionamento com o público, principalmente pensando a longo prazo. Um posicionamento positivo nos buscadores será essencial para a sobrevivência. A lembrança de marca, aquisição de leads e geração de negócios nos próximos meses se fundamentaram baseadas em estratégias de conteúdo e branding. 

É muito mais que ser visto e lembrado! Nesse momento delicado em inúmeros aspectos, os negócios precisam se fazer participativos, colaborativos e necessários na vida das pessoas. Se reinventar e se familiarizar para manter e cultivar mais notoriedade nesse momento é crucial para o futuro de qualquer instituição. As prioridades estão sendo repensadas nessas últimas semanas e o que não agregar valor para muita gente vai deixar de fazer sentido. É “bala na agulha” usar o  aumento dos brasileiros na rede, para mostrar o quanto seu produto/serviço pode ser incrivelmente diferente e indispensável, até em tempos de coronavírus.