Recentemente o Instagram anunciou algumas novidades, visando melhorar a experiência do usuário com mudanças na interface para web e o agendamento diretamente no aplicativo para facilitar a vida dos criadores de conteúdo que têm contas profissionais. Veja mais detalhes sobre as mudanças.
A ferramenta de agendamento de postagens no aplicativo disponível para contas profissionais
O Instagram lançou sua nova ferramenta de agendamento de postagens no aplicativo para criadores e empresas. A nova ferramenta permite agendar postagens de Reels, fotos e carrosséis com até 10 imagens, todos com até 75 dias de antecedência. Ainda não está disponível o agendamento para publicações IGTV (vídeos com mais de 90 segundos).
Para agendar uma publicação em um perfil profissional é preciso criar a publicação, em seguida clicar em “configurações avançadas”, antes de publicar. Depois, em “programar post”, você escolhe o dia e horário que a publicação deverá ir ao ar e agendar.
Segundo o Instagram, funcionalmente, isso não adiciona nada de novo, pois já era possível agendar postagens pelo Estúdio de Criação desde 2020. Mas a novidade pode facilitar o gerenciamento do conteúdo em trânsito, enquanto a capacidade de agendar Reels, em particular, pode ajudar a maximizar o desempenho do seu conteúdo.
Agora, marcas e anunciantes de mídia social que gerenciam contas do Instagram podem agendar postagens facilmente sem precisar se integrar a ferramentas de terceiros. Esse recurso deve agregar bastante na alta temporada de festas, por exemplo.
Nova interface para web
Entre as novidades do Instagram está o novo design que tira proveito de telas grandes. Adam Mosseri, chefe da rede social anunciou a mudança juntamente com o novo recurso de agendamento das postagens.
O executivo disse que sabe que muitas pessoas utilizam a web para realizar várias tarefas ao mesmo tempo e que o objetivo era garantir que o Instagram oferecesse a melhor experiência online possível. Ainda segundo Mosseri, o novo design é mais limpo, rápido e fácil de usar.
No novo design é possível mover menus e ícones como página inicial, pesquisa, mensagens e notificações para um painel lateral. Além disso, a página de pesquisa mostra uma grade completa que abrange todo o monitor. A nova barra lateral se expande e fecha com base na tela onde você está.
Essas mudanças, que o Instagram está lançando de maneira lenta para os usuários, prometem tornar mais fácil utilizar o Instagram em grandes telas, enquanto alterna entre diferentes guias.
Usuários do iPad
Embora ainda não seja dessa vez que o Instagram lançou um aplicativo para iPad, a nova versão web também favorecerá quem acessa a rede por ele. De acordo com Mosseri, o aplicativo para iPad não é grande o suficiente para tornar-se uma prioridade para a empresa desenvolver.
Com botões maiores e com mais espaços, a página se adapta à orientação da tela. Quando utilizado na vertical, os atalhos à esquerda reduzem com o intuito de priorizar a exibição do feed.
Instagram sempre se reinventando
O Instagram não para no tempo e está sempre se atualizando e melhorando a experiência do usuário.
Em 2022 a mídia social passou a permitir que usuários adicionassem música de até 90 segundos em seus posts de fotos no feed. Outra novidade bem interessante que o Instagram está testando é a possibilidade de utilizar vários links na bio.
Certamente 2023 promete muitas novidades no Instagram, vamos acompanhar dividir o que há de novo por aqui, no blog da Cryah.