De alguns anos para cá, pequenas e grandes empresas de diferentes nichos começaram a utilizar o Google Adwords como estratégia para anunciar seus produtos e serviços na internet. Pois, além de diversas pesquisas informarem que o ambiente digital se tornou muito mais efetivo que os meios tradicionais, como televisão, rádio, revistas entre outros, ainda existe a possibilidade de adequar as estratégias de publicidade online aos recursos financeiros disponíveis.
Porém, existem alguns termos legais a serem seguidos, e recentemente a justiça de São Paulo impôs novas regras aos anúncios online, interferindo diretamente nas publicações pagas do Adwords.
A nova regra
Na nova regra imposta pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) as empresas estão proibidas de anexar nomes de produtos das empresas concorrentes para indexar as buscas no Google. Isso aconteceu após a justiça julgar o caso de uma empresa que adquiriu o termo de outra visando se destacar nas buscas do Google.
Para que você entenda melhor vamos exemplificar: é como se a Pepsi comprasse a palavra “Coca-Cola” para que assim possa aparecer no topo das buscas todo vez que alguém buscar pelo termo “Coca-Cola”.
E quais as punições?
Apesar de esse tipo de conduta ter acontecido somente uma vez, a justiça não abriu precedentes. O caso citado acima e julgado pelo TJSP teve como punição a perda do termo adquirido pela empresa e o pagamento de uma indenização de R$15 mil reais à empresa lesada.
E você, o que achou dessa decisão? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários, e se precisar de algum auxílio com suas campanhas no Google Adwords entre em contato conosco!