Ser conservador pode até parece a escolha segura quando há incerteza sobre quanto tempo a crise vai durar ou quais serão os principais impactos. Porém, precisamos equilibrar a responsabilidade financeira com a necessidade de manter os consumidores informados e envolvidos com a nossa marca. Estudos apontam que as abordagem durante tempos de incerteza econômica deve aumentar – e não diminuir – investimentos com marketing. É inviável ser pego de surpresa e ficar totalmente atrás dos concorrentes quando a economia acelerar novamente.
Um estudo recente da Associação Americana de Agências de Publicidade descobriu que 43% dos consumidores acham reconfortante ouvir as marcas. Além disso, 56% disseram gostar de aprender como as marcas estão ajudando suas comunidades durante a pandemia. Apenas 15% disseram preferir não receber notícias das empresas.
Por isso, o marketing em tempos delicados exige maior sensibilidade ao que está acontecendo na vida das pessoas e flexibilidade para acompanhar mudanças rápidas. O impacto do COVID-19 no comportamento e atitude do consumidor não pode ser subestimado ou desrespeitado. Qualquer dado que você possua há 6 semanas – já pode ser considerado desatualizado. É Necessário priorizar o monitoramento das mudanças no comportamento do cliente e nas necessidades de compra enquanto a crise está ocorrendo.
Os especialistas de marketing podem ajudar, agindo como um farol para a compreensão do consumidor. Adiando a ação, pensando que as coisas se desdobraram nas próximas semanas.Mesmo que um lado, alguns dados estão prevendo que alguma forma de distanciamento social talvez precise acontecer até 2021. É muito tempo para colocar qualquer tipo de investimento com marketing em espera. Outra consideração importante é o fato de que a pandemia terá um efeito a longo prazo sobre a psique e as perspectivas dos consumidores. Independentemente de quanto tempo realmente durar a crise, o COVID-19 mudará para sempre o cenário do consumidor. Depois desse acontecimento, as empresas não poderão voltar a suas antigas estratégias. Personas, conteúdo e até mesmo de divulgação do produto, ambos precisam evoluir significativamente para as realidades do mundo pós-COVID-19.
A conclusão é que dados novos e informações precisas são cada vez mais importantes. Em territórios desconhecidos, confiar apenas nos instintos é muito perigoso.Embora seja importante reconhecer as incertezas e medos em torno dos efeitos do COVID-19, não deixe que essa crise o paralise. Permita que sua equipe compreenda a nossa realidade do seus clientes e aja com base em informações precisas e fundamentadas é a chave para navegar por essa crise.
Carolina Mello | Redação e Conteúdo