Marketing e vendas podem até servir ao mesmo objetivo, mas não são a mesma coisa. Contudo, estes setores são fundamentais para o sucesso da empresa, seja ela grande, média ou pequena.
Ambos precisam encontrar as melhores maneiras de atender às necessidades e expectativas dos clientes enquanto tentam alcançar os propósitos da empresa. É por isso que quando unem suas forças eles alavancam ainda mais os negócios.
Quais são as funções do marketing?
O marketing precisa lidar com um público bem maior. Suas funções são mais complexas e importantes do que se imagina. Veja as principais:
- Compreender e estudar o mercado;
- Pesquisar e analisar estatísticas de mercado;
- Criar estratégias de comunicação e divulgação;
- Gerar o branding – o estabelecimento da marca no mercado;
- Procurar sempre inovar;
- Entender os segmentos do mercado;
- Analisar os preços e a concorrência;
- Pensar em estratégias de posicionamento.
Quais são as funções de vendas?
Atividades da área de vendas estão mais voltadas para fazer com que leads (possíveis clientes) virem clientes reais. Sua atuação é com grupos menores e às vezes até individual. Entre suas funções principais, estão:
- Definir como dividir o tempo entre os clientes atuais e potenciais;
- Aproximar-se do cliente, apresentar o produto, responder dúvidas e fechar a venda;
- Realizar pesquisas de mercado;
- Definir prioridades entre clientes em momentos de crise;
- Ofertar os produtos ou serviços ao cliente;
- Participar do pós-venda, acompanhando e solucionando possíveis problemas do cliente.
Percebeu como suas funções podem se entrelaçar muito bem? Então, dê uma olhada nas dicas abaixo sobre como integrar melhor marketing e vendas, e dessa forma, elevar o desempenho de sua empresa.
1 – Comunique os passos
Não importa qual seja o processo de atividades atual, é importante que tanto a equipe de marketing quanto a de vendas mantenham uma comunicação direta, clarificando cada passo, explicando os termos, deixando o outro a par do que está acontecendo.
Dessa forma, fica mais fácil para cada equipe entender seu papel individual e em grupo, assim como sobre o que vem a seguir no planejamento. Aliás, é sempre bom definir as responsabilidades de cada um, para que um não acabe sobrepujando o outro.
2 – Defina métricas comuns em projetos
Para que o trabalho entre os times funcione bem, é importante atribuir metas em comum para os dois. Por exemplo, em um projeto de inbound marketing (atrair e converter clientes voluntariamente), marketing e vendas precisam andar de mãos dadas.
Nesse caso, pense que a equipe de marketing pode ficar encarregada de criar estratégias para atrair os leads, enquanto a equipe de vendas fica responsável por atuar na conversão deles, assim como na comunicação. A meta em comum seria elevar mensalmente a quantidade dos leads qualificados para serem clientes.
Um lado afetará o outro, então fica mais fácil detectar onde está o problema e quais estratégias deve-se adotar para solucioná-lo.
3 – Utilize ferramentas digitais
Existem muitas ferramentas virtuais disponíveis através que podem ser ideais para a organização, planejamento e controle tanto de marketing quanto do controle de vendas.
Alguns softwares conseguem englobar diversos setores em um único lugar, o que facilita muito o acompanhamento e desenvolvimento de projetos, assim como a interação e comunicação entre as equipes.
Um software de gestão empresarial online oferece um dos melhores sistemas atuais no mercado: o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais). Ele permite que você tenha segurança e praticidade ao mesmo tempo,assim como o controle de orçamentos em conjunto com cotações e compras, por exemplo.
4 – Respeite os feedbacks
Um dos maiores problemas que ocorrem na interação entre marketing e vendas é a falta de feedback ou a falta de respeito a ele. Faça relatórios semanais com feedbacks direcionados às partes envolvidas nos projetos.
Evidencie como essa relação está indo, quais dificuldades você está tendo, o que o outro time poderia ter feito melhor ou qual é o nível do progresso.
Enfim, feedback é essencial para todas as áreas, pois só com ele podemos acertar os planos, criar outras estratégias e agir melhor na tomada de decisões.
5 – Tenha um time especializado
Investir em uma agência focada em marketing, vendas ou ambos sempre vale a pena. Afinal, já são equipes com experiência na área e muito conhecimento agregado para oferecer à sua empresa.
A Cryah é uma agência especializada em marketing digital, que domina diversas tecnologias, busca sempre inovações, cuida do lançamento de seus produtos e ainda atua na criação de materiais para suas campanhas publicitárias.
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