Marketing e contabilidade: por que não abrir mão deles na minha empresa?

Dois elementos diferentes em essência, mas que contribuem de maneira conjunta para o sucesso do seu negócio: marketing e contabilidade!

Enquanto o primeiro dá visibilidade à marca, atrai clientes, gera engajamento e aumenta a autoridade no mercado, o outro garante que os números da empresa estejam sempre corretos para que a gestão financeira permaneça otimizada e para que o negócio se mantenha em conformidade com as legislações vigentes.

A seguir, daremos mais detalhes sobre a importância de cada um para que você entenda por que não deve abrir mão deles em sua empresa. Então, vamos à leitura!

Marketing Digital: visibilidade, engajamento, atração e conversão

Nos deixe explicar, rapidamente, sobre o abrangente Marketing Digital. Dentre suas principais estratégias, podemos citar o Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing e o famoso SEO. E para que elas servem? Bem, em suma, para aproximar os consumidores de sua empresa, gerar autoridade e alavancar as vendas.

Ao promover produtos, serviços ou marcas utilizando redes sociais, sites institucionais, blogs ou email, por exemplo, as empresas otimizam a experiência do usuário e tornam a jornada de compra mais natural ao mesmo tempo que solucionam as dores de clientes em potencial.

Ao deixar de lado métodos intrusivos — como as temíveis ligações de telemarketing —, o Marketing Digital alcança um público-alvo segmentado e possibilita que clientes em potencial se aproximem e se identifiquem com a empresa. Além disso, ainda facilita a análise e a mensuração de métricas, ou seja, torna possível entender quais os resultados exatos que as campanhas estão gerando e melhorar as estratégias já em curso.

Contabilidade: processos em dia, finanças em ordem

A gestão empresarial, assim como o Marketing Digital, envolve muitos fatores para otimizar processos. Apesar de o assunto ser um pouco mais complexo, podemos resumir a gestão e o papel da contabilidade em uma afirmação: se os processos administrativos, operacionais e comerciais, entre outros, estão otimizados e em dia, as finanças provavelmente estão em ordem.

De modo geral, a contabilidade permite que gestores conheçam os valores relacionados aos ativos e passivos, às receitas e despesas e à rentabilidade e lucratividade. E não é só: os relatórios, balancetes e demais demonstrativos são imprescindíveis para a tomada de decisões estratégicas e auxiliam no repasse de informações econômicas fidedignas para investidores, bancos ou fornecedores.

Daí a importância de ter o suporte de bons contadores, utilizar sistemas de integração contábil  — para que os contadores tenham acesso direito ao software de gestão utilizado em sua empresa —, contar com uma consultoria especializada e garantir que o escritório de contabilidade contratado esteja a par de tudo o que ocorre no financeiro de sua empresa.

As vantagens de investir em boas agências de marketing e em bons contadores

Acima, já vimos um pouco do que ambas as áreas podem fazer pelo seu negócio. Mas, afinal, quais são as vantagens específicas de investir em boas agências de marketing e em bons escritórios de contabilidade?

Em relação ao Marketing Digital, temos:

  • fortalece a presença online do seu negócio;
  • segmenta o público interessado naquilo que sua empresa tem a oferecer;
  • permite a criação e a personalização de conteúdos específicos para pessoas específicas;
  • gera engajamento e possibilita a criação de relacionamentos duradouros;
  • soluciona as dores dos clientes em potencial e os guia naturalmente pela jornada de compra;
  • gera autoridade para a sua marca no meio empresarial;
  • tem um bom custo-benefício e é mensurável.

Já em relação à contabilidade, alguns dos benefícios são:

  • maior controle financeiro;
  • adesão ao melhor regime tributário a fim de reduzir valores de tributos;
  • auxílio de serviços de consultoria para aprimorar processos, reduzir gastos e manter despesas e receitas em equilíbrio;
  • conformidade com as leis trabalhistas e demais legislações;
  • criação de projeções estratégicas;
  • documentos fiscais atualizados.

Por fim, vale ressaltar que os investimentos em tecnologia estão crescendo em pequenas e médias empresas e tanto o marketing quanto a contabilidade estão acompanhando essa evolução — um diferencial muito importante quando se trata de alcançar resultados para o seu negócio!
E então, gostou deste artigo? Vimos aqui algumas razões para não abrir mão de estratégias de marketing e de processos contábeis eficientes. Agora, o que acha de continuar se aprofundando nas vantagens que o Marketing Digital oferece? Confira os motivos para utilizar técnicas de SEO em sua empresa!