Especialista traz dicas e mostra como esta ferramenta é indispensável para as empresas em tempos de crise
O Inbound Marketing ou marketing de conteúdo tem sido importante para diversas empresas na hora de atrair novos clientes. Com o momento não muito favorável da economia muitas organizações estão investindo significativamente em estratégias de marketing de conteúdo, criando páginas na internet e as mantendo sempre atualizadas, alimentando blogs com conteúdo direcionado, as redes sociais com divulgação e dicas para o cliente, são meios que aproximam o cliente do negócio.
“As empresas estão inovando seus processos de vendas e marketing e, mais importante ainda, encontrando formas em que as vendas e o marketing possam trabalhar juntos para fazer crescer o negócio de maneira mais rápida e rentável”, alerta a especialista em Marketing Digital, Thays Abrantes, da Agência Cryah.
Unir as ideias de marketing com as ferramentas comerciais é de suma importância para o sucesso nas vendas, a captação do maior número de informações na hora de prospectar um cliente é o que faz a diferença. “Conhecer seu público é uma das ferramentas mais importante para qualquer empresa, crucial na hora de traçar estratégias e ações de comunicação e marketing. Para isso é necessário mapear o público, ou seja, conhecer detalhadamente o maior número possível de informações sobre o cliente”, enfatiza. Thays Abrantes ainda observa que este mapeamento não é apenas conhecer o cliente direito, mas, sim, todos o que se beneficiam da sua marca ou produto.
A especialista traz dicas de como é possível realizar essa integração e as razões pelas quais não se deve deixar de investir em Marketing de Conteúdo:
∙ Mapear quem é o seu público ou cliente perfeito:
Para mapear o seu público comece pelo simples, observando quem já seu cliente. Qual o perfil profissional dele, qual idade, qual estilo de vida, qual produto ele consome. E a partir dessa lista trace quem seria o seu cliente perfeito ou persona. Ex: Tenho uma loja de artigos de festa, meu cliente hoje tem de 25 à 50 anos, compra decoração para festa dos filhos 1 vez por ano. Meu cliente perfeito é um profissional que trabalha com festas, que compra material pelo menos 3 vezes no mês.
∙ Ajustar a melhor comunicação para falar com ele:
Com base em quem é o seu cliente fica mais fácil falar com ele. Nos baseando no exemplo acima da loja de artigos para festa, devo falar diretamente com a mulher na faixa etária de 25 a 50 anos, falar de família, filhos e coisas que se comunicam com o dia-a-dia dela. E no outro perfil de “persona” do profissional de eventos, você precisa falar de forma mais profissional. Ex: “Ofereça produtos de qualidade para o seu cliente”, “Faça diferença nos seus eventos e festas com produtos XYZ” , “Seu cliente parcela a festa com você e nós facilitamos a sua compra!”.
∙ Sua empresa estará onde as pessoas estão procurando:
Você precisa estar no cotidiano do seu cliente ou nos eventos que eles buscam fornecedores. Esteja onde ele está, com o mapeamento das “personas” ou “clientes perfeitos” você já sabe onde buscá-los. Voltando no exemplo acima, esteja nas feiras dos profissionais de eventos ou nas mídias sociais com dicas de festas para as mães.
∙ Gaste tempo e não dinheiro:
Você precisa dedicar tempo para a execução dos materiais que se comunicarão com o seu cliente. Você pode criar matérias com dicas de organização de festas, decoração de festa usando o tema XYZ ou materiais que sejam úteis para o seu público.
∙ Tudo é mensurável:
Hoje podemos contar com muitas ferramentas de mensuração, como o Analytics, então você sabe se deu certo uma divulgação ou não. Ex: Se as suas dicas tiveram muitas leituras.
∙ Melhoria constante:
Com os dados certos você consegue saber a melhor direção para caminhar e ajustar a sua rota de acordo com o que mensurou.
∙ Preparação para o futuro:
Hoje nós temos muitas opções de ferramentas para uso na internet, conhecendo bem o seu público e mensurando os resultados você consegue se destacar no seu setor. Conseguindo criar oportunidades e inovar!
CRYAH AGÊNCIA DIGITAL
A Agência traz em seu DNA a criação de soluções personalizadas para a realidade de cada cliente. Os conceitos de inovação e criatividade aparecem com energia já à primeira vista. O maior destaque é a prestação de serviços de marketing digital, realizados pela equipe de marketeiros, designers, webdesigners e programadores que trabalham em conjunto em cada etapa da criação, marketing e do desenvolvimento.
Site: https://www.cryah.com.br