Manual de sobrevivência dos negócios em meio a crise COVID-19

Estamos encarando um dos períodos mais delicados dos últimos anos desde o início do surto do novo coronavírus (COVID-19). Todas as áreas seguem sendo afetadas significante, mas os reflexos são ainda maiores na saúde, educação e economia. Todo mundo anseia que as coisas voltem ao normal quando a pandemia acabar, mas voltar ao normal é superestimado. O que provavelmente viveremos serão meses ou anos de “pré-COVID-19”, onde os impactos ainda são incalculáveis. 

Se ajustar ao novo “normal”, é uma missão que todos nós recebemos. Quer seja na vida pessoal ou nos negócios, tudo deverá se afinar para permanecer o mais sólido possível durante a crise. Pensando nisso, a CRYAH desenvolveu um artigo com estratégias de marketing e vendas para os seu negócio sobreviver durante e pós-COVID-19. 

O mais importante em momentos como esse é não entrar em pânico, principalmente quem responde na linha de frente dos negócios, e automaticamente tem uma responsabilidade maior na tomada de decisões. Com pensamentos lúcidos nós refletimos com mais cautela e chegamos a melhor avaliação possível para direcionarmos nossas escolhas.  

Estabeleça relacionamento com os clientes nas mídias sociais

Momentos de crise são verdadeiros combustíveis para demonstramos empatia e interesse pelo outro. Afinal, estamos todos lidando com o isolamento, privados da maioria de nossas distrações e do convívio com amigos ou parentes. 

Como nunca antes, agora as pessoas estão nas mídias sociais, procurando atualizações e tentando permanecer de alguma forma conectadas. A internet tem sido fundamental para conexões de trabalho e entretenimento. “Segundo dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade que supervisiona a governança da internet no país, entre os dias 18 e 19 de março o país bateu recorde em volume de dados de internet, com 10 terabytes enviados por segundo” – reportagem do Estadão sobre os impactos do COVID-19

Manter todas as plataformas ativas é indispensável, gerar conteúdo de qualidade e relevância é regra. As postagens devem ser diárias ou no máximo semanais, variando de acordo com o formato. Intensificar o conteúdo do seu produto ou serviço é indispensável, trazer ele a memória do cliente e fazer com que alcance novas pessoas, pode impactar significativamente.

Seu negócio também pode contribuir com arrecadações de alimentos ou ações em geral no combate ao COVID-19. É importante a promoção de boas ações com o marketing de mídia social para a construção de uma instituição que agrega valor. 

Seu negócio precisa ser encontrado

O número de buscas aumentou significativamente e continuará a subir no decorrer dos dias. Tudo que estiver online agora será consumido como nunca antes. Com o avanço do coronavírus as compra pela internet alavancaram nas últimas semanas. Segundo dados do Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, a alta das vendas totais foi de 40% nos primeiros 15 dias de março.

Por isso, é imprescindível o bom posicionamento nas redes. Realize um estudo amplo da sua área de atuação mediante a crise, e desenvolva estratégias específicas de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) para subir ao topo das SERPs (páginas de resultados de mecanismos de pesquisa) do Google.

O marketing de PPC se tornou uma ótima jogada paras as instituições também. Segundo Jacob Wulff, gerente sênior de PPC da Thrive, o valor do clique diminuiu  6% em todos os setores, e o CPC deve continuar diminuindo nas próximas semanas. Ou seja, a redução no valor do anúncio pode ser significativa, e os resultados também, uma vez que muitas instituições estão diminuindo os investimentos em anúncios. 

Corra para o topo

Investir em Marketing de conteúdo é fundamental para gerar tráfego orgânico para o  seu site. Se manter ou estar na primeira página dos buscadores, é como estar em evidência na vitrine de uma loja física. 

Isso é um trabalho gradativo, leva um pouco de tempo e é necessário estratégias inovadoras de otimização. O conteúdo pode ser informativo, educacional ou voltado para o entretenimento, o importante é a constância e a atualização. Os conteúdos informativos exigem mais cautela na abordagem, se possível, eles devem ser assinados por especialistas da área.  

Pesquise referências, estude amplamente a temática, desenvolva calendários de postagens e invista muita atenção na entrega e no feedback do público. Procure sempre desenvolver algo que seja a junção entre agregar valor ao cliente e ao seu produto. 

Indicação  influencer / SEO local

“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo” –  Mark zuckerberg, CEO do Facebook sobre Marketing boca a boca.

Não precisamos ser expert em marketing para entender a credibilidade que uma boa recomendação pode gerar! Uma pesquisa divulgada recentemente constatou que 74% de todos os consumidores percebem que o boca a boca é o influenciador chave na decisão de compra. (adweek).

Oferecer um atendimento sem vazão para reclamações ou desgostos com o cliente é fundamental, incentivá los nas recomendações também. O ideal é que se ofereça alguma recompensa, ou procure facilitar, criando uma hashtag ou frase pronta. Outra grande estratégia, é investir na divulgação com influencers digitais. É como uma recomendação em massa para um público com as características dos seus clientes, por isso é importante uma análise crítica antes da escolha.

 Uma das recomendações principais durante o COVID-19 é a redução do fluxo de movimento, isso faz com que a grande maioria opte por destinos mais próximos para serviços e alimentação. Mantenha seu negócio bem posicionado e atualizado, isso garante mais chances de atração para clientes de regiões próximas.

Priorize a recuperação pós crise 

Ainda não temos previsão de quando o surto deve acabar e quais serão seus impactos no Brasil, também não podemos prever ao certo quando a normalidade retorna e os hábitos de consumo dos consumidores se estabilizam. As estratégias e ações traçadas agora afetará os resultados por longo prazo. As instituições que pararem as ações ou não se movimentarem corretamente diante da crise, quando o mercado voltar a subir, ficará extremamente prejudicadas.  

Continuar a todo vapor diante de momentos de incertezas é fundamental para a sobrevivência dos negócios. Partilhar os desafios e procurar soluções em conjunto com todos da equipe será enriquecedor, podendo assim fluir ideias inovadoras e um time mais alinhado, maduro e  profissional. 

A Cryah disponibiliza artigos semanalmente para você nadar contra a maré da crise. Para mais informação ou atendimento personalizado….