O filme da Barbie, lançado oficialmente em 20 de julho no Brasil, tem sido um sucesso de marketing brilhante e tem contribuído significativamente para o crescimento contínuo da marca produtora da boneca, a Mattel. Além disso, a campanha do filme conta com vários ingredientes capazes de fazer os olhos brilharem, como a utilização de uma das cores de marca mais reconhecidas em todo mundo, várias parcerias de produtos, uso da inteligência artificial (I.A) etc.
Confira, neste artigo, algumas lições que marcaram o sucesso do marketing do filme Barbie e como essas estratégias se tornaram parte integrante do sucesso do longa.
Impacto nas telonas
A estreia do filme da Barbie gerou uma onda rosa nos cinemas, com filas lotadas e sessões esgotadas. A empolgação em torno do filme demonstrou a força poderosa do marketing do filme Barbie e a sua capacidade de se adaptar ao público contemporâneo.
Além do sucesso nas bilheterias, o filme da Barbie gerou uma repercussão notável no comércio. Lojas de brinquedos e estabelecimentos que oferecem produtos relacionados à boneca, anunciaram um aumento significativo nas vendas. Bonecas Barbie inspiradas nos personagens do filme e acessórios relacionados à trama, tornaram-se objetos de desejo para pessoas de todas as idades.
1 – Antecedência na divulgação de campanhas
Em abril deste ano, os feeds nas redes sociais foram inundados de pessoas compartilhando fotos de si mesmas no pôster do filme da Barbie.
E não se deu por acaso, a equipe de marketing do filme Barbie criou uma ferramenta de inteligência artificial que permite que qualquer pessoa faça upload de sua foto e gere um pôster de filme com um slogan customizado que diz “This Barbie is a ____ ” (em português: Esta Barbie é uma ____). Confira alguns exemplos do uso da IA “Barbie Gerador de Selfie“:
Além disso, do ponto de vista do marketing, essa foi uma jogada brilhante por pelo menos três razões: a união entre inteligência artificial, interatividade e compartilhamento fácil.
O lançamento da IA antecedeu o lançamento do filme em meses, promovendo buzz para o filme que começou a entrar no radar de marcas e fãs. Esta IA também teve o grande diferencial de colocar qualquer pessoa como protagonista do longa ao inserir sua foto no cartaz. Ao mesmo tempo que uniu o mundo Barbie aos usuários da rede, somando a personalização das frases, o cartaz ainda deixava a data de estreia do filme. Assim, o lançamento ficou marcado há meses com a divulgação espontânea nas redes sociais.
2 – Criação de tendência
A chamada “Barbiecore” é uma tendência de moda Inspirada na boneca Barbie e que já vem surgindo desde 2022, quando apareceram as primeiras fotos da atriz Margot Robbie caracterizada como a boneca para o filme. De acordo com dados do Pinterest, em maio deste ano, as buscas globais por “barbiecore” e “moodboard barbie” aumentaram em 980% e 1.290%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Na moda, o levantamento do Pinterest mostrou uma alta em pesquisas como “look temático barbie” (+485%), “botas cowboy rosa pink” (+70%) e “look rosa pink salto plataforma” (+145%). Além disso, para a decoração de casa, as buscas por “quarto estética barbie” tiveram um aumento de 500%. Através disso, algumas marcas de vestuário e calçados, como C&A, Riachuelo, Renner, Melissa etc, lançaram coleções inspiradas no mundo da boneca no mercado brasileiro.
Seguindo o hype, outros segmentos se envolveram na tendência Barbiecore antes mesmo da estreia do live-action. Eventos com a temática “Barbie” também estão em alta nos últimos tempos. A busca por “festa barbie” teve uma alta de 210% em comparação ao ano passado. Já as pesquisas por temas de festas específicas, como “festa despedida de solteira barbie malibu” (+380%), “chá de panela barbie” (+110%), “look para rave barbie” (+495%) e “festa disco barbie” (+165%) têm aparecido cada vez mais.
3 – Divulgação em multicanais
Poucos dias antes da data de estreia do filme, grandes marcas trouxeram campanhas impactantes ao público, o que tornou presença da boneca Barbie perceptível também no dia a dia.
Alguns exemplos são o Burguer King, que além de criar um combo temático para o filme, pintou uma de suas unidades em São Paulo de rosa. Já o shopping Recife, na capital de Pernambuco, transformou o elevador panorâmico em uma caixa da boneca. Em mais uma ação de divulgação, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano), também embarcou na onda do filme deixando seu trem rosa.
Este tipo de estratégia deixou o público consciente do lançamento do filme dentro da sua rotina, ao visitar o shopping ou mesmo usar o transporte público. Não só visíveis, estas ações de divulgação também proporcionaram a imersão do público , que inclusive buscou registrar o movimento rosa se destacando no cotidiano.
4 – Marketing espontâneo valioso
Enquanto as empresas se empenharam em apresentar campanhas criativas, que geram conexão e chamam a atenção, o público tratou de espalhar a tendência Barbiecore.
Desde a Inteligência Artificial Barbie Gerador de Selfie apresentada há meses até a venda de combos de pipoca no cinema, os fãs de Barbie acompanharam as ações de perto e se engajaram divulgando as ações. De vídeos no elevador simbolizando a caixa na boneca até memes: tudo contribuiu para uma explosão de marketing espontâneo para o filme.
Além do público e das grandes marcas, pequenos empreendedores também pegaram carona no filme, estendendo vibe cor de rosa a seus negócios. O resultado foram criações inusitadas, que geraram curiosidade e foram parar nos canais de notícia – o que garantiu ainda mais palco gratuito para a estreia do filme da Barbie e virais nas redes sociais.
Barbie: o fenômeno do marketing
Embora o lançamento dos elementos típicos do filme – como as primeiras imagens, pôsteres dos personagens, teasers e trailer, lançamento da trilha-sonora oficial e uma turnê de entrevistas e eventos para a imprensa – tenham ajudado o longa-metragem a manter o alto nível de engajamento e uma vasta lista de parcerias inimagináveis, em diversas categorias, olhar para os lados sem enxergar algo rosa, se tornou algo praticamente impossível para os consumidores.
A “Barbiemania” já se tornou um fenômeno cultural. Desde o início do ano, menções a #Barbie cresceram 80% no YouTube e 191% no TikTok. Além disso, os vídeos no TikTok com a hashtag alcançaram 9 bilhões de views, de acordo com dados da empresa de social data Snack Content.
Os esforços para promover o live-action deram resultado, já que o filme da boneca arrecadou R$ 22,7 milhões em bilheterias no Brasil apenas em sua estreia, levando 1,2 milhões de espectadores ao cinema na data. Um resultado que deixou o filme com a segunda maior estreia da história do cinema no Brasil, mostrando o poder do marketing!