Influenciadores digitais já fazem parte do dia a dia dos usuários das redes sociais fazendo a ponte entre marcas e consumidores. Agora, com o metaverso se estabelecendo fortemente, é a vez dos influenciadores virtuais serem os porta-vozes das marcas.
Entenda o que são influenciadores virtuais, como eles ajudam as empresas a venderem mais e melhorar sua percepção pelo público.
O que são influenciadores virtuais e o que eles podem fazer por uma marca?
Influenciadores virtuais são avatares que têm aspectos humanos, como valores, gostos e posicionamento em questões relevantes do momento. Apesar de terem “aspectos humanos”, um influenciador virtual não precisa especificamente emular a forma humana. Este é o caso do Pin, do Ponto Frio, que é um avatar baseado em um pinguim que representa o tradicional mascote da loja de varejo. O Pin tem atualmente mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e interage com os usuários desta e de outras redes onde também está presente, como Twitter e Tik Tok.
Enquanto os influenciadores digitais têm uma vida além das marcas que representam e contratos pré-estabelecidos, os avatares dos influenciadores virtuais são criados para serem os embaixadores mais fiéis da marca em tempo integral. Assim, os influenciadores virtuais mostram um comportamento nas redes que se assemelha ao humano, mas sem deixar de lado as mensagens que a marca deseja passar, entregando os valores da empresa a seu público.
O que as marcas ganham com influenciadores virtuais?
Conexão! Como os influenciadores virtuais usam algumas características humanas para construir sua personalidade online, ativam a conexão com o público, aumentando o engajamento, aproximando os seguidores e gerando mais confiança na marca.
Aliás, você sabia que o caso mais emblemático de sucesso de um influenciador virtual na rede mundial é brasileiro? A Lu do Magalu é a maior influenciadora virtual do mundo, somando mais de 32 milhões de seguidores em suas redes sociais.
Carismática, divertida e engajada em diversas causas, como LGBTQIA+, Lu já virou garota propaganda até de outras marcas, como da Samsung em anúncio exibido na Times Square nos Estados Unidos e foi capa da Vogue. No dia a dia, Lu apresenta promoções, mostra e indica produtos ao mesmo tempo que compartilha experiências corriqueiras, como ir à praia.
O combo de ações e a estratégia multicanal não passa despercebido pelos consumidores, que veem a Lu em mais plataformas, interagem com a influenciadora e compram suas ideias e produtos.
O que é o metaverso?
Os avatares dos influenciadores virtuais são criados especialmente para ambientes de realidade virtual imersiva. Assim, os personagens criados por meio da computação gráfica e algoritmos de inteligência artificial podem integrar o metaverso, espaço de realidade virtual e realidade aumentada onde já é possível fazer reuniões e até mesmo comprar produtos.
Empresas como Facebook (que mudou seu nome para Meta) usam avatares para serem representados ali e o metaverso ganha cada vez mais adeptos, serviços e recursos que prometem fazer, cada vez mais, parte do dia a dia dos usuários.
Assim como a Lu do Magalu e o Pin do Ponto Frio posicionam suas empresas no metaverso, outras marcas também já perceberam o valor das ações com influenciadores virtuais e já desenvolveram seus representantes, como a Moça da Nestlé, Nat da Natura e o Baianinho das Casas Bahia.
Para descobrir mais sobre o que é o Metaverso e sua relação com o marketing, acesse o artigo “Marketing e Metaverso: o que você precisa saber”.