Mensurar os resultados com precisão é um dos principais motivos que levam as empresas a investirem em marketing digital. Sendo assim, saber o que é o Google Analytics e como ele funciona é de extrema importância.
Visto que o Google Analytics é a ferramenta de análise de resultados mais utilizada no mercado.
O que é o Google Analytics?
Bom, para quem não sabe, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego que pode ser instalada no seu site, blog ou na sua loja virtual. Sendo assim, essa ferramenta tem como foco trazer informações de perfil e comportamento do público que interage com o seu negócio digital.
É com base nas informações coletadas por meio do Analytics que podemos analisar se os visitantes do site estão tendo o comportamento esperado em resposta a uma determinada campanha de marketing digital que está online, e se não, o que pode ser feito para corrigir esse problema.
Por meio desta plataforma, você tem acesso a muitas informações que são relevantes sobre o seus visitantes, como por exemplo, dados demográficos e geográficos, comportamento por canal, assim como as ações que o usuário realiza dentro do seu site, blog ou loja virtual.
Sendo assim, caso você não utilize essa ferramenta, é melhor você repensar isso, visto que ela proporcionará relatórios que são indispensáveis para a análise de resultados das suas estratégias.
Se você não usa o Analytics, provavelmente não vai gostar muito do que eu vou falar agora, mas você pode estar perdendo diversas oportunidades de negócios pelo simples fato de não entender a audiência do seu site.
Por que utilizar o Google Analytics?
Para gerar conversões e otimizar os orçamentos usados no marketing digital é necessário ter assertividade nas suas estratégias. Sendo assim, saber quem é a sua persona e analisar o desempenho das suas ações anteriores é algo fundamental.
Utilizando o Analytics você tem a disposição uma interface cheia de recursos que é capaz de proporcionar ótimos insights e ainda fazer integração com outras ferramentas. Fazendo com que você tenha as armas corretas para atingir os seus objetivos, e podendo criar estratégias assertivas, visto que você conhece o seu público, sabe como ele se comporta e por qual tipo de conteúdo ele se interessa.
Além disso, o Analytics no marketing Digital é um grande aliado, visto que podemos mensurar exatamente o resultado da campanha e determinar por meio do ROI – Retorno sobre investimento, qual foi o retorno que determinada campanha trouxe em termos de faturamento e qualquer outro critério de conversão que foi estabelecido anteriormente, como o preenchimento de formulário de pedidos de orçamento, informações ou newsletters.
É super importante deixar claro que uma campanha de marketing digital sem monitoramento, não faz sentido algum, já que sem ele não podemos mensurar os resultados e avaliar se a campanha está sendo eficaz ou não.
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