A análise de resultados é fundamental para uma estratégia de marketing digital bem sucedida. Nesse sentido, o Google Analytics é uma ferramenta de suma importância, pois ele oferece informações completas, detalhadas e em tempo real, permitindo um conhecimento mais aprofundado do impacto de cada ação da empresa.
Em 2020, o Google anunciou mudanças no Analytics, com o lançamento da sua 4ª versão. A partir de julho de 2023, todas as contas deverão migrar para o Google Analytics 4.0, também conhecido como GA4, se desejarem coletar dados dos usuários.
Mas o que muda com a nova versão? Continue a leitura para saber as principais informações sobre a atualização!
Qual a importância de utilizar o Google Analytics no marketing digital?
Uma das maiores preocupações das empresas é que o tempo gasto analisando os resultados seja maior do que aquele que é empenhado colocando as ações em prática. Por isso, muitas vezes elas focam nas ações, mas se esquecem de dar atenção para a estratégia, que é o passo mais importante — e anterior — aos resultados.
Iinfelizmente, muitos profissionais ainda consideram perda de tempo realizar o acompanhamento dos resultados das campanhas. Porém, essa é uma etapa muito importante da estratégia, já que por meio da análise dos dados é possível saber se uma ação foi eficaz ou não.
Quando se trata do marketing digital, temos ao nosso alcance ferramentas que facilitam muito esse processo, tornando mais fácil identificar os erros e acertos. O principal instrumento para esse objetivo é o Google Analytics, que permite acessar dados qualitativos e quantitativos sobre a experiência online dos clientes e potenciais clientes das marcas.
Ao utilizar o Google Analytics, as empresas podem reduzir custos e aumentar a lucratividade, já que ele oferece as informações necessárias de forma fácil. Assim, o time de marketing pode direcionar tempo e dinheiro para ações mais assertivas.
O Google Analytics Universal fornece informações, como:
- acessos por período;
- acessos por região:
- comportamento do usuário (páginas mais acessadas, taxa de rejeição, páginas de entrada e saída etc.);
- fontes de tráfego;
- relatórios sociais;
- porcentagem de novas visitas.
O que é o Google Analytics 4.0?
O Google Analytics Universal foi lançado em 4 de novembro de 2005. Desde então, o mundo digital passou por mudanças intensas, que demandaram novas regras e estratégias. Para se adequar a esse cenário, a empresa decidiu lançar uma versão renovada.
Desse modo, temos uma interface totalmente diferente, além de mudanças nas funcionalidades. O GA4, diferentemente do seu antecessor, que tem o foco estritamente em sites, abrange também os aplicativos.
Essa é uma forma de atender às empresas que investem nas duas frentes, oferecendo uma experiência completa de análise multiplataforma. A funcionalidade já havia sido oferecida na versão beta do GA4, mas agora chega aprimorada com a ferramenta definitiva.
Além disso, a nova versão se adequa aos requisitos de privacidade dos dados, oferecendo mais proteção aos dados dos usuários. Cabe ainda mencionar as necessidades de mudanças por conta do fim dos cookies de terceiros nos navegadores, nos quais a ferramenta antiga se baseia.
Como o GA4 funciona?
Uma transformação importante para a nova versão do Google Analytics é a forma de coleta, que não depende mais dos cookies. No GA4 ela opera por eventos, ou seja, as ações que os usuários executam no site.
O modelo de dados considera as movimentações — como cliques, rolagens, pesquisa no site e download de arquivos. Alguns resultados poderão ser obtidos automaticamente, enquanto outros dependerão das configurações da propriedade, que poderão ser ajustadas pelo proprietário.
A tecnologia utiliza o aprendizado de máquina, apoiado nos novos recursos de inteligência artificial, que estão dominando os meios digitais. Com isso, é possível fazer previsões a partir do comportamento dos usuários e se antecipar nas ações de marketing.
O GA4 também tem integração com o Google Ads, a plataforma de publicidade da empresa. Desse modo, você tem uma visão mais completa sobre as performances das campanhas pagas.
Principais mudanças da nova versão
Como você viu, o Google Analytics 4.0 apresenta mudanças significativas em relação ao seu antecessor. Em resumo, as principais delas são:
- análise multiplataforma;
- resultados baseados em eventos;
- cuidado com a privacidade do usuário;
- tecnologia baseada no aprendizado de máquina;
- integração com o Google Ads.
Como fazer a migração?
Agora que você já conhece mais sobre a nova versão da ferramenta de coleta e análise de dados, é importante saber como fazer a migração. As propriedades criadas antes de 14 de outubro de 2020 utilizam o modelo antigo, portanto, precisam fazer a transição. Aquelas que foram criadas após essa data já usam o GA4 e não requerem nenhuma ação.
O processo de migração pode ser realizado sem dificuldade até o dia 1º de julho de 2023. Após essa data, o Google Analytics Universal deixará de processar dados e isso só poderá ser feito pelo GA4.
Os resultados acumulados até o momento da transição só poderão ser acessados por seis meses, até serem excluídos. Portanto, é necessário realizar um backup caso você pretenda manter os dados registrados até 30 de junho de 2023.
Criando uma propriedade no GA4 passo a passo
Para criar uma nova propriedade, faça o login na sua conta do Google Analytics, selecione a alternativa “Administrador” e em seguida na seção “Propriedade”. Clique em “Assistente de configuração do GA4” e em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4”.
Com esses passos, você criará a propriedade no GA4 e poderá configurar a sua nova conta. Dentro dos prazos mencionados, será possível administrar as duas versões da ferramenta, o que facilita o processo de adaptação ao novo Google Analytics.
Como foi possível aprender, o Google Analytics é um instrumento essencial para as estratégias de marketing digital e ele está se transformando. A nova versão apresenta mudanças radicais, sendo importante fazer a migração para prosseguir com a coleta e análise de dados das ações.