Girl power! 6 mulheres que são referência no marketing que você precisa conhecer

Você sabia que antes de 1987 as mulheres brasileiras não podiam frequentar escolas? 

Anos antes das meninas serem autorizadas a frequentar o ambiente escolar, também no século 19, um grupo de mulheres criou o Jornal das Senhoras, e dizia que as mulheres não deveriam apenas aprender bordado, piano ou costura. Era o primeiro jornal feminino do país. 

Direito ao voto, resolução de salários iguais para homens e mulheres (por lei), direito de participar da política e dos esportes foram algumas das conquistas das mulheres ao decorrer dos anos. 

São muitas as mulheres que, ao longo da história, nos inspiram com seus exemplos de determinação, talento e luta por espaço. Não podemos esquecer que o machismo ainda é uma realidade e há muito a ser feito, mas é sempre válido exaltar mulheres que nos motivam a acreditar em cenários melhores. 

Pensando nisso, selecionamos 6 mulheres incríveis que você precisa conhecer. Essas mulheres são referência no marketing e merecem toda a nossa admiração. E saiba que não foi fácil selecionar apenas meia dúzia entre tantas mulheres maravilhosas no marketing!

1 – Christiane Silva Pinto

christiane-silva-pinto
Reprodução: Revista Trip

Hoje ela gerencia a estratégia de marketing das soluções do Google para Micro e Pequenas Empresas no Brasil. Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), começou a trabalhar no Google como recrutadora, cargo que ocupou por 6 anos e foi responsável por revolucionar os processos seletivos da empresa, ajudando a torná-los mais inclusivos. 

O que impulsionou a profissional foi perceber que era um dos poucos profissionais negros da companhia, e aquilo parecia inatingível para outros que sequer tinham coragem de enviar currículos para processos seletivos do Google. 

Fundou o AfroGooglers, o comitê de diversidade racial da empresa no Brasil e participou de algumas iniciativas de inclusão, entre elas o YouTube Black Brasil, que incentiva produtores negros no YouTube.

Martha Gabriel

Reprodução: Gauchazh

Formada em Engenharia, Marketing, Design Gráfico e Artes, Martha Gabriel é autora de seis livros, dentre eles os best sellers “Marketing na Era Digital”, “Educar: A (R)Evolução Digital na Educação” e “Você, Eu e os Robôs”, os dois últimos foram finalistas do Prêmio Jabuti.

Já conquistou vários prêmios e ministrou mais de 70 palestras fora do Brasil. CEO da Martha Gabriel Consultoria, Martha também é sócia de startups que aplicam tecnologia de ponta, e é apresentadora das webséries “Caminhos da Inovação” e “SEBRAE Digital”.

É embaixadora no Brasil da Geek Girls LatAm, ONG de fomento de educação tecnológica para garotas focando na diminuição da desigualdade e no aumento da diversidade em determinadas áreas.

Liliane Ferrari

Reprodução: Twitter

Liliane Ferrari é nacionalmente reconhecida pela sua atuação profissional. Há mais de 16 anos realiza consultoria estratégica de projetos digitais com foco em marketing de influência e mídias sociais e tem como filosofia principal de trabalho o marketing humanizado. 

Segundo Liliane: “humanizar não se trata de aprender um apanhado de técnicas e apertar um botão. Envolve um olhar amplo e realmente humanista aliado à uma prática ética de negócios verdadeiramente empáticos e centrados nas pessoas”.

Em 2009 esteve entre as 10 mulheres mais influentes na internet do Brasil pelo portal IG e pela revista TPM. Em 2020, entrou para a lista dos 100 especialistas que marcaram a história da internet brasileira, pela Locaweb.

Ela atua como professora na Esalq/USP, ComSchool International, Digital House, Plugcitários e é palestrante reconhecida na área. Tem formação em Filosofia, Comunicação Social e mestrado em Artes, além de outras especializações. 

Camila Porto

Reprodução: YouTube

A gaúcha Camila Porto é um dos maiores nomes no Brasil quando o assunto é Facebook.

Além de ministrar palestras sobre essa rede social, é autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”. Ela foi pioneira em explorar a plataforma no país, quando ainda era uma novidade.

Hoje, Camila ministra cursos bem completos, e atualmente seu foco é no treinamento online “Social Sell”. A empreendedora tem forte engajamento na internet. 

Ana Couto

Reprodução: Meio e Mensagem

Ana Couto é designer pela PUC-Rio com mestrado em Visual Communication, especialista em branding e formada pela Harvard University em Owner/President Management Program. 

Com especialização em Branding na Kellogg School of Management e mestrado em Comunicação Visual pela Pratt Institute NY. É referência no Brasil em branding, com trabalhos com grandes empresas no país e no exterior.  

Ana já conquistou vários prêmios e sua agência é responsável pelo lançamento da plataforma de inovação LAJE, da qual é CEO. A plataforma tem como objetivo mudar o mindset de negócios no Brasil.

Thay abrantes

Thay Abrantes é uma empreendedora nata e é sempre cotada para palestras sobre empreendedorismo feminino, marketing digital, inovação e autodesenvolvimento. Chegou a atuar também como apresentadora em um programa de televisão. 

Aos 34 anos é CEO da Cryah Agência Digital, palestrante, treinadora comportamental, instrutora de workshops de empreendedorismo, marketing e tecnologia. Atua como diretora de marketing, escritora e coaching. Apresentou o programa Inova360 da Record News há 3 anos e foi mentora do programa Batalha das Startups.

Thay tem formação em análise de sistemas, marketing, é pós-graduada em aplicações Mobile, Marketing Digital e Mídias Sociais pela PUC-SP, com especialização em Neuromarketing e Inbound Marketing e é empreendedora por paixão. 

Thay inspira várias outras mulheres, entre elas as profissionais de sua agência, a Cryah, que conta com uma equipe 70% feminina. 

As mulheres na Cryah

A Cryah Agência Digital também pode ser considerada uma referência feminina no marketing digital. Mais de 70% dos profissionais da agência são mulheres, o que reflete a história de sua fundadora e CEO, Thay Abrantes. 

Mundialmente, apenas 48% das mulheres possuem um trabalho formal, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ainda segundo a OIT, a taxa de desocupação entre mulheres na América Latina e no Caribe aumentou com o advento da pandemia. 

Fundada e dirigida por mulheres, a Cryah contribui para a reversão dessas estatísticas, promove inclusão e empoderamento numa equipe de maioria feminina. Coordenadora, designer, atendimento, CEO e social media são apenas alguns dos cargos ocupados por elas na empresa, com resultados incríveis. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *