Gestão e marketing digital: como usar essas ferramentas ao seu favor

É comum vermos empreendedores buscando serviços de marketing digital. Não raro, esses empresários não possuem uma ideia muito clara do que buscam. O que se sabe é que não é possível deixar seu negócio de fora da internet.

Nem sempre os resultados obtidos são os melhores, muitas vezes porque falta uma conexão entre as reais necessidades da empresa, o orçamento e as políticas de marketing digital.

É nesse ponto que gestão e marketing digital se encontram como premissas que se complementam e fazem as coisas acontecerem. Para que as políticas de marketing digital sejam bem sucedidas, assim como qualquer iniciativa da empresa, a gestão global precisa ter qualidade.

Imagine que você consegue posicionar bem sua loja online, com um bom trabalho de SEO, investimento inicial em Adwords e a construção de uma bela identidade visual, mas na hora de entregar os produtos a empresa é deficiente. Além disso, os canais de atendimento são precários. A consequência disso será o desgaste da marca e o investimento, no médio prazo, jogado fora.

Esse é só um pequeno exemplo do que pode acontecer quando a empresa não pensa seriamente na gestão dos diversos aspectos do seu negócio.

O que é gestão?

Vamos entender melhor o que é gestão?

Pois bem. A gestão é uma atividade exercida pelos gestores, que consiste em utilizar os recursos disponíveis para que a empresa alcance seus objetivos. Numa grande organização, temos gestores setoriais, cada qual responsável pela gestão de sua área, inclusive a de marketing.

A gestão se estrutura sobre quatro pilares: planejamento, organização, liderança e controle.

Planejamento

O planejamento é o ato de investigar e entender a fundo os diversos aspectos do negócio. Trata-se de amealhar conhecimento e transformá-lo em estratégias para alcançar objetivos claramente definidos e realistas.

O planejamento é o elemento da gestão que oferece uma visão da realidade e um caminho a seguir aos gestores.

Organização

A organização é a variável da gestão responsável pelas condições em que a empresa funcionará. O propósito da organização é a otimização dos recursos da empresa no dia a dia, sejam eles financeiros, humanos, materiais ou tecnológicos. Busca-se o máximo de produtividade ao menor custo possível.

As ERPs são o melhor exemplo de como as empresas recorrem a recursos tecnológicos para melhorar seus resultados. Os sistemas de gestão empresarial servem para encurtar processos demorados, caros e ineficientes, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Um bom ERP conecta pessoas dentro da empresa, melhora a comunicação, o fluxo de informações, a qualidade das decisões e o controle.

Liderança

A liderança é fator essencial para o sucesso do negócio. É preciso que a empresa possua lideranças capazes de mobilizar as equipes, fazendo-as produzir mais e melhor.

Um dos pontos importantes acerca do tema é que é preciso saber identificar os diferentes tipos de lideranças dentro da empresa, para colocá-las a serviço dos objetivos. Além disso, a empresa pode aderir a programas de desenvolvimento de líderes.

Controle

Os mecanismos de controle são estabelecidos com base nas metas e objetivos da empresa. Variáveis como vendas, fluxo de caixa, ticket médio e produtividade podem ser controlados pela empresa por meio de seu software de gestão empresarial.

Os relatórios permitem que os gestores controlem a evolução dos resultados e, caso necessário, façam ajustes de rota. Se o planejamento é o mapa de navegação da empresa, os controles são os instrumentos.

O que é Marketing Digital

O Marketing Digital nada mais é que o conjunto de políticas de marketing adotadas pelas empresas na internet.

Quase tudo que uma empresa faz na internet é marketing digital, sendo que a ênfase é na variável promocional.

O que as empresas querem é promover suas ofertas na internet e obter novos clientes. Para isso, criam seus endereços digitais, desenvolvem políticas de divulgação e canais de venda.

A importância da gestão para o Marketing Digital

O problema é que o marketing digital não pode ser visto como um satélite deslocado do corpo. Ele precisa estar inserido no planejamento de marketing da empresa.

Como em qualquer outra área de uma empresa o marketing se estrutura com base nas quatro variáveis: planejamento, organização, liderança e controle. Se falta uma dessas quatro variáveis, a gestão já fica comprometida.

É preciso compreender que o marketing digital tem que estar conectado aos objetivos estratégicos globais e de marketing. Assim como a empresa precisa ser capaz de dar sustentabilidade às políticas de marketing digital, seja do ponto de vista gerencial, operacional ou financeiro.

Quando a empresa não tem uma boa gestão, toda e qualquer iniciativa pode terminar comprometida.

Terceirização e agências digitais

 A terceirização de alguns serviços, que não sejam a atividade fim da empresa, é uma saída em termos de organização e controle.

Contratar uma agência digital é uma forma de não sobrecarregar a empresa e ter uma equipe de profissionais cuidando do marketing digital.

Isso não exime a empresa de cuidar da própria gestão, mas a agência poderá ajudar bastante na estruturação de políticas e na própria gestão de marketing e comunicação.