A experiência do usuário é um conceito importante para se ter em mente e desenvolver seu negócio no ambiente online.
Talvez você nunca tenha ouvido falar em experiência do usuário mas saiba que esse conceito está bem difundido atualmente e existe uma boa razão para isso.
Os consumidores passam cada vez mais tempo conectados, portanto é natural que busquem sempre maneiras mais simples e agradáveis de realizar suas tarefas. Ou seja, as marcas que não se preocuparem em boas experiências aos seus clientes irão perdê-los.
Sendo assim, é importante ter em mente o que está envolvido na experiência do usuário, a fim de usar de recursos para atrair clientes e fidelizar os atuais.
Afinal, o que seria experiência do usuário? Ela diz respeito a como a pessoa se sente ao navegar no seu canal online. Em alguns casos pode ser que o usuário consiga concluir todas as tarefas de maneira rápida mas durante o processo se sinta pressionado e frustrado. Esse fator emocional não é simples de entender, contudo, existem técnicas que ajudam bastante.
Conheça 5 pilares, que, se seguidos corretamente, vão permitir que você crie projetos úteis e fáceis.
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Estética:
Apesar de não ser o elemento mais importante, ele serve para dar uma noção de como vai ser o restante da experiência. Uma interface atrativa já fortalece a confiança de que a navegação será boa.
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Usabilidade:
É fundamental para fazer com que o visual não seja só bonito, mas também funcional. A usabilidade define com que facilidade e eficiência os usuários conseguem navegar pelo site.
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Arquitetura de informação:
Trata de como as informações são organizadas em uma página. Um trabalho de arquitetura de informação é bem feito quando coloca as informações mais importantes em destaque e é capaz de direcionar a atenção do usuário para certos lugares na página.
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Fluxos de interação:
São como um mapa dos diferentes caminhos que o usuário vai percorrer ao usar o seu produto. Isso ajuda os ajuda a se localizar e ter bem em mente as possibilidades que o produto oferece.
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Conteúdo:
É fundamental para a boa experiência do usuário. Com conteúdo irrelevante o usuário não vai ter uma boa experiência e vai da página. Mas quando bem usado, o conteúdo da informações prática e informações úteis que ajudam a enriquecer essa experiência.
A estratégia de marketing digital é fundamental para a experiência do usuário. Um ponto essencial é saber que essa experiência é definida por todas as interações do usuário com a sua marca.
Por isso, atente-se a esses 4 elementos da relação entre marca e cliente que afetam o relacionamento com a sua persona.
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Atenção e engajamento:
Nos primeiros contatos do visitante com a sua marca a necessidade de criar uma experiência positiva já fica evidente. Se a leitura for difícil, o tempo de permanência no site vai ser menor e o engajamento vai ser insuficiente para gerar leads.
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Decisão de compra:
Formulários bem elaborados, selos de segurança e outros elementos de navegação podem garantir um número maior de compras.
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Pedidos de suporte:
Quando um cliente precisa recorrer ao suporte geralmente o fazem por não conseguirem resolver um problema sozinhos. Pensar sobre com qual dispositivo vão falar com os atendente buscando tornar esse contato mais fácil, o usuário receberá ajuda sem demora e a experiência será agradável.
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Recomendações:
Elas serão muito mais frequentes no caso daqueles que se sentem seguros de uma boa experiência digital. É bom lembrar que o contrário também é verdade, se uma experiência for ruim os clientes dificilmente irão recomendá-lo.
A experiência do usuário faz grande diferença nas decisões de compra e no relacionamento com a marca. Portanto, esse assunto é de extrema relevância. Num ambiente concorrido como a internet é bom atentar-se para esses aspectos para se ter uma presença digital forte.
Para saber mais sobre criação de site e como melhorar sua experiência com o usuário entre em contato conosco e agende uma reunião!